Minha conta
    Tríplice coroa de atuação! Conheça os atores que conquistaram Oscar, Emmy e Tony

    Apenas 24 atores conseguiram tal façanha, como Viola Davis, Jessica Lange, Rita Moreno e Al Pacino.

    Muito se fala sobre conquistar o EGOT, ou seja ganhar o "combo" Emmy, Grammy, Oscar e Tony. Porém, existe um grupo seleto de atores que foram capazes de alcançar outro feito bem complicado: Tríplice Coroa de Atuação. Para você ter uma ideia da situação, nem Meryl Streep está nessa lista!

    Apenas 24 pessoas conseguiram faturar Oscar, Emmy e Tony competitivos através de suas performances - algo que traz uma diferença em relação ao EGOT, onde você pode ganhar prêmios como produtor, diretor ou apresentador, por exemplo. Aqui, o que vale é somente a atuação! Tanto que apenas duas pessoas estão presentes em ambos os grupos citados: Helen Hayes e Rita Moreno.

    No último domingo (10/06), Glenda Jackson se tornou a 24ª quarta pessoa a conseguir a Tríplice Coroa de Atuação, durante a recente edição do Tony Awards. Pensando nisso, chegou a hora de relembrar os talentosos atores que também fizeram essa conquista, em ordem cronológica inversa.  Afinal, o AdoroCinema também é cultura!

    24. Glenda Jackson

    Essa veterana atriz ganhou seu primeiro Oscar em 1971 com Mulheres Apaixonadas. No ano seguinte, venceu dois Emmys pelo drama britânico Elizabeth R. Já 1974 foi a vez dela ganhar outra estatueta dourada de melhor atriz com Um Toque de Classe. Mas o Tony só chegou mesmo em 2018, com o revival de Three Tall Women - após uma pausa na carreira de atriz durante 23 anos, para focar na política!

    23. Viola Davis

    Única afro-americana dessa lista, Davis ganhou o Tony com King Hedley II em 2001 e virou queridinha do povão como Annalise de How to Get Away with Murder, que lhe rendeu um Emmy. Porém, a obra que mudou sua vida foi Um Limite Entre Nós. Ela faturou seu segundo Tony com o formato original de peça, enquanto a respectiva adaptação cinematográfica gerou o tão aguardado Oscar em 2017.

    22. Jessica Lange

    Jessica Lange venceu dois Oscars por seus trabalhos em Tootsie (1982) e Céu Azul (1994), tanto como atriz principal, como coadjuvante. Mas, apesar de ter ganho dois Emmys por sua amizade com Ryan Murphy em American Horror Story, ela já tinha faturado o grande prêmio da TV com o aclamado Grey Gardens. A Tríplice Coroa só veio em 2016, quando ela faturou o Tony por sua performance na versão teatral de Longa Jornada Noite Adentro.

    21. Frances McDormand

    Quem acompanhou a temporada de premiações deste ano sabe que a elogiada protagonista de Três Anúncios Para um Crime já tinha um Oscar por Fargo. Mas, além dessas estatuetas douradas, ela levou um Tony por Good People em 2011. Quatro anos depois, veio o Emmy por Olive Kitteridge (que ela ganhou como atriz e produtora!)

    20. Helen Mirren

    Atuando desde o final da década de 1960, Mirren só ganhou seu primeiro Emmy com Prime Suspect: The Scent of Darkness em 1996. Desde então, ela já ganhou outros três! O Oscar veio com A Rainha (2007) e o Tony surgiu em 2015 com The Audience. Curiosamente, Helen também já completou a Tríplice Coroa da Atuação Britânica - composta pelo BAFTA Film Award, BAFTA Television Award e Laurence Olivier Award.

    19. Christopher Plummer

    Décadas antes de virar meme como substituto do Kevin Spacey, esse ator veterano já tinha dois terços desse grande feito em sua estante: um Tony por Cyrano e um Emmy por The Moneychangers. Ele ainda ganhou mais uma de cada estatueta, porém o Oscar só veio em 2012 com Toda Forma de Amor, aos 82 anos de idade.

    18. Ellen Burstyn

    1975 foi um ótimo ano para atriz, pois lhe rendeu o Oscar por Alice Não Mora Mais Aqui e o Tony por Same Time, Next Year. Isso sem falar que, no ano anterior, ela já tinha lançado seu grande sucesso: O Exorcista. Mas os Emmys só vieram no século XXI: por uma participação em Law and Order: Special Victims Unit e com a minissérie Political Animals.

    17. Geoffrey Rush

    Em 1997, Geoffrey Rush ganhou o Oscar por Shine - Brilhante. O próximo prêmio apareceu oito anos depois, quando ele interpretou o comediante Peter Sellers em A Vida e Morte de Peter Sellers. Já sua primeira indicação ao Tony por Exit the King foi o suficiente para ele ganhar a estatueta, entrando nessa lista!

    16. Al Pacino

    Paciência. Isso foi essencial para Al Pacino completar sua Tríplice Coroa. Tudo começou em 1969 quando ele ganhou o Tony por Does a Tiger Wear a Necktie?. A segunda parte só veio 24 anos depois, com o Oscar por Perfume de Mulher. Daí, foram mais onze anos até ele ganhar seu primeiro Emmy pela minissérie Angels in America (e ganhou outro em 2010 por Você Não Conhece o Jack).

    15. Maggie Smith

    Essa dama britânica recebeu nove indicações ao Emmy, ganhando três por sua performance em Downton Abbey, mas foi o prêmio pelo telefilme My House in Umbria que fechou sua Tríplice Coroa. Ela já tinha faturado dois Oscars por A Primavera de uma Solteirona (1969) e Califórnia Suite (1978), além do Tony por Lettice and Lovage na década de 90. Olha a fotinho de alegria dela quando a atriz realmente comparecia  nas premiações...

    14. Vanessa Redgrave

    O drama Julia (1977) rendeu o Oscar. Os telefilmes Playing for Time (1981) e Desejo Proibido (2000) renderam os Emmys. Por fim, a peça Longa Jornada Noite Adentro rendeu o Tony em 2003. Reconheceu esse último título? A mesma personagem também deu o Tony de Jessica Lange, treze anos depois.

    13. Anne Bancroft

    A peça Two for the Seesaw fez que Anne Bancroft ganhasse seu primeiro Tony, mas a moça se superou mesmo em O Milagre de Anne Sullivan - que lhe rendeu outro Tony e um Oscar por sua respectiva adaptação cinematográfica. Lembra daquela treta quando Joan Crawford se ofereceu para receber os prêmios das concorrentes de sua inimiga Bette Davis, algo retratado recentemente em Feud? Foi essa estatueta. A Tríplice só foi fechada em 1999 com o Emmy do telefilme Deep in My Heart.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top