Minha conta
    Morgan Freeman recebe acusações de assédio e comportamento inapropriado de oito mulheres

    Outras oito pessoas afirmaram ter testemunhado atitudes indecentes do ator, que se pronunciou sobre o assunto.

    Getty Images

    As denúncias de assédio sexual em Hollywood continuam! Dessa vez, o acusado foi Morgan Freeman, que aos 80 anos possui mais de 50 anos de carreira. O ator recebeu múltiplas acusações de assédio e comportamento inapropriado, com atitudes que incluem toques indesejados, olhares inconvenientes e comentários inapropriados sobre as roupas e os corpos de mulheres.

    Em um artigo investigativa da CNN, 16 pessoas falaram sobre a conduta de Freeman. Oito delas se disseram vítimas do ator, algumas chamaram o episódio de assédio, enquanto outras denominaram de comportamento inapropriado. Os outros oito entrevistados afirmaram ter testemunhado a má conduta de Freeman. Juntas, as 16 pessoas descreveram as atitudes inadequadas do astro de Hollywood, seja durante os bastidores do longa ou em sua produtora Revelations Entertainment.

    Uma delas, uma jovem que tinha 20 anos quando foi assistente de produção do filme Despedida em Grande Estilo (2017), afirma ter passado por meses de assédios nos bastidores do filme estrelado por Freeman, Michael Caine e Alan Arkin. Experiência que, segundo ela, foi decisiva para sua saída da indústria cinematográfica.

    Em um dos incidentes ela revelou que Freeman tentou levantar sua saia repetidas vezes e perguntou se ela "estava usando calcinha". A assistente de produção afirma que ele não teve sucesso em levantar sua saia, enquanto ela se afastava e ele continuava tentando, até que Alan Arkin fez um comentário dizendo para Freeman parar, deixando o ator apavorado e sem saber o que fazer, segundo o relato.

    Outra produtora alegou que ela e sua assistente foram assediadas pelo ator no set de filmagens de Truque de Mestre (2013). "Ele comentou sobre os nossos corpos. Sabíamos que se ele viesse, nós não podíamos usar partes superiores que valorizavam nossos seios, nada que ressaltasse nossos quadris, ou seja, nenhuma roupa que fosse justa", revelou.

    O comportamento inapropriado de Freeman em coletivas de imprensa, set de filmagens e em sua própria produtora:

    Sete das pessoas entrevistadas descreveram o ambiente de trabalho na Revelations Entertainment, alegando haver assédio no local de trabalho quando o ator estava no escritório, sendo que em um incidente teria sido supostamente testemunhado por Lori McCreary, cofundadora da empresa com Freeman, e outro em que ela foi o alvo de comentários humilhantes do astro. Os comportamentos citados incluem toques indesejados, comentários inadequados, olhares inconvenientes para o corpo funcionárias

    Sobre seu comportamento em set de filmagens nos últimos dez anos, quatro pessoas descreveram que o comportamento de Freeman deixava as mulheres desconfortáveis. Duas delas, incluindo a assistente de produção que quase teve sua saia levantada, revelou que ele as sujeitava a toques indesejados. Outras três confirmaram que o astro falava sobre as roupas e os corpos das mulheres, além de fazer comentários vulgares e sexuais. Uma das testemunhas afirma que o ator dizia frases como "Gostaria de ter uma horinha com ela".

    Além do duvidoso comportamento em bastidores de filmes, três repórteres de entretenimento também denunciaram que sofreram com os comentários impróprios de Freeman em coletivas de imprensa dos filmes dele. Uma delas, Chloe Melas, co-autora do artigo da CNN, afirmou que durante uma coletiva de Despedida em Grande Estilo, quando ela estava grávida de seis meses, o ator segurou a sua mão em público, olhando-a de cima a baixo e dizendo mais de uma vez variações de "Queria ter estado lá" enquanto as câmeras estavam ligadas. Ela alega que o astro também disse: "Você está madura".

    Melas afirma ter contactado o setor de Relações Humanas da CNN, que falou com a Warner Bros., produtora e distribuidora do filme em questão — ambas as empresas são da Time Warner. Ela disse que o RH da Warner não pode considerar as acusações porque apenas um dos comentários de Freeman aparecia no vídeo e porque nada foi visto por nenhum funcionário do estúdio presente no local.

    Outros entrevistados revelaram que não denunciaram o comportamento inapropriado do ator por temerem por seus empregos. Algumas das mulheres afirmaram que encontraram métodos pessoais para combater as alegadas atitudes do astro, como mudar o modo de se vestir quando sabiam que ele estaria por perto.

    A CNN ainda afirma ter entrado em contato com uma série de outras pessoas que disseram nunca ter testemunhado o comportamento questionável de Freeman e que ele era um profissional consumado no set e no escritório. Em outras chamadas, quando as pessoas eram contactadas com perguntas se elas tinham visto ou sido sujeitadas a um comportamento inadequado de um ator no trabalho, algumas pessoas disseram o nome de Freeman antes mesmo dele ter sido mencionado. Algumas dessas pessoas se recusaram a fazer mais comentários ou negaram o uso do que disseram na história.

    O pedido de desculpa do ator:

    Após as denúncias terem vindo à tona, Morgan Freeman divulgou uma declaração através do seu publicista dizendo que nunca foi sua intenção deixar alguém desconfortável e pedindo desculpas para todas as pessoas que se sentiram incomodadas ou desrespeitadas pelas suas atitudes, segundo a Associated Press.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top