Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Morgan Freeman recebe acusações de assédio e comportamento inapropriado de oito mulheres
    Por Felipe Ribeiro — 24 de mai. de 2018 às 14:22
    facebook Tweet

    Outras oito pessoas afirmaram ter testemunhado atitudes indecentes do ator, que se pronunciou sobre o assunto.

    Getty Images

    As denúncias de assédio sexual em Hollywood continuam! Dessa vez, o acusado foi Morgan Freeman, que aos 80 anos possui mais de 50 anos de carreira. O ator recebeu múltiplas acusações de assédio e comportamento inapropriado, com atitudes que incluem toques indesejados, olhares inconvenientes e comentários inapropriados sobre as roupas e os corpos de mulheres.

    Em um artigo investigativa da CNN, 16 pessoas falaram sobre a conduta de Freeman. Oito delas se disseram vítimas do ator, algumas chamaram o episódio de assédio, enquanto outras denominaram de comportamento inapropriado. Os outros oito entrevistados afirmaram ter testemunhado a má conduta de Freeman. Juntas, as 16 pessoas descreveram as atitudes inadequadas do astro de Hollywood, seja durante os bastidores do longa ou em sua produtora Revelations Entertainment.

    Uma delas, uma jovem que tinha 20 anos quando foi assistente de produção do filme Despedida em Grande Estilo (2017), afirma ter passado por meses de assédios nos bastidores do filme estrelado por Freeman, Michael Caine e Alan Arkin. Experiência que, segundo ela, foi decisiva para sua saída da indústria cinematográfica.

    Em um dos incidentes ela revelou que Freeman tentou levantar sua saia repetidas vezes e perguntou se ela "estava usando calcinha". A assistente de produção afirma que ele não teve sucesso em levantar sua saia, enquanto ela se afastava e ele continuava tentando, até que Alan Arkin fez um comentário dizendo para Freeman parar, deixando o ator apavorado e sem saber o que fazer, segundo o relato.

    Outra produtora alegou que ela e sua assistente foram assediadas pelo ator no set de filmagens de Truque de Mestre (2013). "Ele comentou sobre os nossos corpos. Sabíamos que se ele viesse, nós não podíamos usar partes superiores que valorizavam nossos seios, nada que ressaltasse nossos quadris, ou seja, nenhuma roupa que fosse justa", revelou.

    O comportamento inapropriado de Freeman em coletivas de imprensa, set de filmagens e em sua própria produtora:

    Sete das pessoas entrevistadas descreveram o ambiente de trabalho na Revelations Entertainment, alegando haver assédio no local de trabalho quando o ator estava no escritório, sendo que em um incidente teria sido supostamente testemunhado por Lori McCreary, cofundadora da empresa com Freeman, e outro em que ela foi o alvo de comentários humilhantes do astro. Os comportamentos citados incluem toques indesejados, comentários inadequados, olhares inconvenientes para o corpo funcionárias

    Sobre seu comportamento em set de filmagens nos últimos dez anos, quatro pessoas descreveram que o comportamento de Freeman deixava as mulheres desconfortáveis. Duas delas, incluindo a assistente de produção que quase teve sua saia levantada, revelou que ele as sujeitava a toques indesejados. Outras três confirmaram que o astro falava sobre as roupas e os corpos das mulheres, além de fazer comentários vulgares e sexuais. Uma das testemunhas afirma que o ator dizia frases como "Gostaria de ter uma horinha com ela".

    Além do duvidoso comportamento em bastidores de filmes, três repórteres de entretenimento também denunciaram que sofreram com os comentários impróprios de Freeman em coletivas de imprensa dos filmes dele. Uma delas, Chloe Melas, co-autora do artigo da CNN, afirmou que durante uma coletiva de Despedida em Grande Estilo, quando ela estava grávida de seis meses, o ator segurou a sua mão em público, olhando-a de cima a baixo e dizendo mais de uma vez variações de "Queria ter estado lá" enquanto as câmeras estavam ligadas. Ela alega que o astro também disse: "Você está madura".

    Melas afirma ter contactado o setor de Relações Humanas da CNN, que falou com a Warner Bros., produtora e distribuidora do filme em questão — ambas as empresas são da Time Warner. Ela disse que o RH da Warner não pode considerar as acusações porque apenas um dos comentários de Freeman aparecia no vídeo e porque nada foi visto por nenhum funcionário do estúdio presente no local.

    Outros entrevistados revelaram que não denunciaram o comportamento inapropriado do ator por temerem por seus empregos. Algumas das mulheres afirmaram que encontraram métodos pessoais para combater as alegadas atitudes do astro, como mudar o modo de se vestir quando sabiam que ele estaria por perto.

    A CNN ainda afirma ter entrado em contato com uma série de outras pessoas que disseram nunca ter testemunhado o comportamento questionável de Freeman e que ele era um profissional consumado no set e no escritório. Em outras chamadas, quando as pessoas eram contactadas com perguntas se elas tinham visto ou sido sujeitadas a um comportamento inadequado de um ator no trabalho, algumas pessoas disseram o nome de Freeman antes mesmo dele ter sido mencionado. Algumas dessas pessoas se recusaram a fazer mais comentários ou negaram o uso do que disseram na história.

    O pedido de desculpa do ator:

    Após as denúncias terem vindo à tona, Morgan Freeman divulgou uma declaração através do seu publicista dizendo que nunca foi sua intenção deixar alguém desconfortável e pedindo desculpas para todas as pessoas que se sentiram incomodadas ou desrespeitadas pelas suas atitudes, segundo a Associated Press.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    • Jobson Bronson
      Bah! Tudo piranha! isso é assassinato de reputações, nada mais.
    • Deise Ferreira
      Que horror... :(
    • Não leia meus comentários!
      É tenso e triste ver mais um ídolo envolvido nesse tipo de coisa mas é sempre necessário mais denúncia para esse tipo de coisa não continuar e/ou piorar.
    • luiz
      Eu tenho a nítida impressão que tem muita gente ganhando dinheiro com todas essas acusações de assédios e tais, é só reparar na forma como divulgam, como o fazem, e tem sempre algum jornal por trás, que ouviu várias, que tem fontes que sabem de informações, que tem isso, que tem aquilo, mas na grande maioria das vezes nunca tem nomes aos bois. Acho tudo muito estranho, é como o Terry Gilliam descreveu parece uma máfia que cada vez mais se distância de fato do foco de realmente ajudar e servir para alguma coisa. Tem algumas situaçães que são denunciadas que beiram o exagero, outras podem até de fato ter de um comportamento abusivo ou inapropriado. A respeito do Sr. Freeman não vou deixar de admira-lo como o grande ator que é, não conheço sua vida pessoal, não conheço seu de seu dia a dia, e isso nem me interessa. Mas atualmente denunciam, julgam e condenam publicamente sem nem dar chance de defesa para o acusado, ou fazem acusações muitas delas sem provas, tudo na base do disse, não disse, da fofoca, do aí não me toque, tipo a Rose Mcgowan que mesmo apos ter sofrido abusos do Harwey Weisenstein ainda estava saindo em fotinhas abraçada com ele nos maiores sorrisos em premieres de filmes e tudo quanto é coisa anos e anos depois, aí agora está pagando de a vítima. É diífcil acreditar e dar credibilidade para certas pessoas nesse meio. Usam, abusam e quando não rende mais, cospem no prato que comeu. E o que não falta nesse meio é gente querendo lucrar em cima de um furo de notícia, assim que esquecerem esse caso do Freeman, logo logo vão arrumar outros.
    • Doctor John Smith
      que decepção, um dia tu é deus outro dia tu é um cara que trata uma mulher igual grande parte dos pedreiros trata.
    • Doctor John Smith
      pra mim quando uma acusa eu dou beneficio da duvida pro ator, fico desconfiado mas também não boto minha mão no fogo pra dizer que o cara é um merda, mas mas de duas é quase certeza que o cara fez algo e repara que nenhum dos acusados foi acusado por uma só pessoa até onde eu me lembre com exceção do Aziz Ansari.
    • Jc V.
      Engraçado, quando é uma desconhecida td mundo duvida. Queria ver se fosse a filha ou a mãe de um de nós que chegasse em casa com essa denuncia se iam ficar relativizando/emenizando as coisas.Não sou contra o direito legal de defesa do cara. Só acho contraditório quando algumas pessoas dizem q não se pode acusar ninguém de um crime sem provas, mas são os primeiros a acusar sem prova alguma as tais mulheres de fazer chantagem/extorsão/difamação (q são crimes tbm)... É muito contraditório, pra não dizer hipocrisia.Como não tava lá, não acuso ninguém. Mas por via das dúvidas tomaria cuidado com esses caras acusados. Só isso
    • Frango de Satanás.
      Sinceramente eu nem sei mais em quem acreditar eu sei que tem muito homens em Hollywood ( e em outros lugares também ) que abusa do poder e da influência pra tira vantagem mas desde do dia que surgiu esse movimento #metoo tem muita mulher ai ( no meio artístico ) querendo pular no vagão para aparecer ai vem com historia de uma década atrás se isso realmente aconteceu porque não falou antes ? elas só se sentiram ofendidas agora ?
    • Cristiano Moreira
      Cara, na boa, não me leve mal, mas sempre rolou putaria, várias mulheres se jogavam nele e se jogam pra todo homem famoso e milionário, mas quando vem um NÃO QUERO MAIS, aí surge as denuncias!
    • Cleiton Camargo
      Quando vi essa notícia achei ridícula. Mas 8? 8 pessoas?
    • Pessoa
      Nenhuma palavra do adorocinema sobre a defesa de Moses Farrow do seu pai Woody Allen. Ele acusa sua mãe adotiva, Mia Farrow, de abusos físicos contra ele e seus irmãos e que ela coagiu Dylan para acusar Woody de ataque sexual. Isto foi notícia em muitos dos mais importantes sites de notíciais estrangeiros, inclusive em sites de cinema como o Hollywood Reporter, Variety, Indiewire e Deadline. Entretanto, como esta notícia foi solenemente ignorada porque não se enquadra na agenda políticamente correta do adorocinema.
    • Carmmando A.
      sem prova sem crime e baseando-se em delações então tudo é mentira.... agora quero ver os lacradores do adorocinema como vão tratar isso.
    • Fernando Henrique
      Duvido muito dessa matéria tendenciosa. Gostaria muito das fontes e não uma notícia de disse, me disse.
    • Bernardo Bastos Guimarães
      Cai o rei de espadas... Cai o rei de ouros... Cai o rei de paus... Cai, não fica nada...
    • Vidamell Vida R.
      Até ele!!! Poxa. Nada a declarar.
    Mostrar comentários
    Back to Top