Minha conta
    Futuros documentários nacionais incluem obra sobre Grande Otelo e estreia da atriz Maria Flor como diretora

    Também estão por vir documentários sobre o enrede da Maria Bethânia no carnaval 2016, o cartunista Henrique se Souza e o jornalista militante Antônio Callado.

    Um dos grandes nomes do cinema nacional, com mais de 120 créditos em sua filmografia e 60 anos de carreira, Sebastião Bernardes de Souza Prata, o Grande Otelo, terá sua trajetória contada em um novo documentário realizado em parceria entre a GloboNews, Globo Filmes e produtoras independentes.

    Intitulado Othelo, o Grande, o filme será o primeiro longa dirigido por Lucas H. Rossi. A história de Otelo no mundo da sétima arte brasileira será narrado na trama, trazendo depoimentos do próprio ator e de colegas de elenco, como: Paulo JoséZezé Motta e Ruth de Souza.

    Outras quatro documentário estão por vir nesta parceria entre GloboNews e Globo Filmes, que completa quatro anos. Maria Flor fará sua estreia no cargo de direção com Filme Ensaio, obra que usa o processo de montagem da peça "Nômades" — com Malu GalliAndréa BeltrãoMariana Lima — para narrar o percurso de uma atriz.

    Integrante da Mostra Competitiva do Cine PE 2018, o documentário Henfil gira em torno de Henrique de Souza, cartunista e artista brasileiro que viveu entre as décadas de 1940 e 1980. Com direção nas mãos de Angela Zoé (Santo Amaro Era Skatista, Meu Nome é Jacque), a obra tem participação de renomados cartunistas, como Ziraldo, Jaguar, Sérgio Cabral e Tárik de Souza.

    O documentário Fevereiros também faz parte desta lista. Sob a direção de Marcio Debellian (O Vento Lá Fora), o filme acompanha o carnaval de 2016, quando a Mangueira saiu vitoriosa por um enredo em homenagem a cantora Maria Bethânia, e faz uma visita a terra da família Veloso, em em Santo Amaro da Purificação.

    Por fim, o documentário Callado celebra o centenário do escritor e jornalista Antônio Callado, que foi conhecido pela sua militância em defesa da democracia. Com depoimentos de familiares e colegas de profissão, Emilia Silveira (Silêncio no Estúdio, Setenta) dirige este longa sobre este autor que tentou entender o Brasil em suas obras literárias.

    Nenhum dos filmes têm previsão de lançamento no circuito comercial.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top