Minha conta
    Festival de Cannes 2018: A transexualidade e a homossexualidade, temas comuns nos filmes da 71ª edição

    É hora de filmar a orientação sexual e a identidade de gênero.

    A 71º edição de Cannes apresentou cerca da metade de seus filmes em competição, ainda sem um favorito claro. Um tema, no entanto, tem se mostrado comum na mostra principal e nas seleções paralelas: a representação de gays, lésbicas e transgêneros.

    Na competição oficial, Sorry Angel aborda o romance entre um escritor parisiense e um estudante da Bretanha, ambos afetados pelo espectro do vírus HIV. O russo Summer não retrata diretamente a homossexualidade, mas inclui um beijo amigável entre dois homens, além de citar em mais de um diálogo que o relacionamento entre duas pessoas do mesmo sexo é algo natural.

    Nas mostras paralelas, Girl se destacou com sessões cheias e muitos aplausos para o diretor estreante Lukas Dhont. A história gira em torno de uma bailarina transexual, atravessando uma crise com seu corpo masculino e com a pressão para se destacar numa academia de dança prestigiosa. Curiosamente, o filme é interpretado por um ator cisgênero, o bailarino Victor Polster.

    Além deste filme, o queniano Rafiki chegou a Cannes cercado de controvérsias após ser proibido em seu país. O drama relata o amor que nasce entre duas amigas. Já a comédia Sextape discute a sexualidade adolescente, abrindo espaço para sugerir experiências sexuais entre homens. Na chave do terror, o sueco Gräns imagina corpos totalmente diferentes do comum. Não vamos estragar a surpresa aqui, mas basta dizer que alguns homens têm vaginas, assim como as mulheres podem ter pênis.

    Essa proliferação de discussões sobre a temática LGBT demonstra a aceitação e valorização de Cannes em relação ao assunto, além de corresponder a um interesse do público: a maior parte dessas sessões ficou completamente esgotada. 

    Destes filmes, Sorry Angel (Plaire, Aimer et Courir Vite, no original) já tem distribuição garantida no Brasil.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top