Meu AdoroCinema
Star Wars Day: 5 franquias inspiradas pela ópera espacial de George Lucas e você não sabia
Por Rodrigo Torres — 04/05/2018 às 07:07
facebook Tweet G+Google

Clássico absoluto da cultura pop influenciou direta e surpreendentemente obras bastante diferentes de Guerra nas Estrelas.

Star Wars transformou o cinema mundial. É um marco na concepção do blockbuster, com um planejamento completo de licenciamento de produtos e faturamento em merchandising capaz até de se estender, fluidamente, para a realização do roteiro. Lembra quando bonecos do BB-8 já vendiam como água antes mesmo do lançamento do Episódio 7, O Despertar da Força? Ou o tanto de gente que curte personagens aleatórios, como Boba Fett e Capitã Phasma, só por causa de suas armaduras iradas? Então... Star Wars exerce um poder sobre o público como nenhuma outra franquia!

Mas não é só o espectador que reconhece a força de Star Wars...

A ópera espacial de George Lucas inspira alguns dos maiores nomes de Hollywood. Seja pelo formato em trilogia de uma só história que combina (melo)drama e ação, seja por ambicionar um projeto pioneiro e assim iniciar uma verdadeira revolução tecnológica em seu meio, a saga de Luke Skywalker impactou as obras mais variadas nas décadas que se seguem após seu lançamento, em 1977.

Assim, confira cinco franquias muito distintas de Star Wars que, segundo seus próprios autores (via ScreenRant), têm influência direta da saga espacial da Lucasfilm.

May The 4th Be With You!

Alien

Ridley Scott pode até ser muito perigoso para dirigir Star Wars, mas admite humildemente a influência da franquia em sua obra. O cineasta veterano conta que o modo com que George Lucas manipula os efeitos visuais e sonoros em Guerra nas Estrelas foi um choque para ele na época. O irmão mais velho do saudoso Tony Scott também lembra o impacto do longa-metragem sobre o público — para muito além dos números, como experiência. E é todo gratidão quando rememora que Alien, o 8º Passageiro só foi aprovado pela 20th Century Fox após o sucesso estrondoso de Uma Nova Esperança.

Alien viria a se tornar tamanha prioridade dentro do estúdio que Ridley Scott pôde aliar o cinema de horror à ficção científica espacial e colocar em prática uma ideia radical improvável na Hollywood pré-Guerra nas Estrelas: a de um futuro sombrio, sujo, esfacelado, construindo uma história em torno de "caminhoneiros no espaço" — síntese dele próprio sobre seus personagens. Além da influência técnica e dessa espécie de permissão criativa em seu projeto espacial autoral, Star Wars estimulou Ridley Scott a realizar continuações e (tentar) reiventar a obra original com filmes  derivados. Por isso ele fez Prometheus e Alien: Covenant, ainda que sem o sucesso esperado.

Alien, o 8º Passageiro Trailer Original

 


O Cavaleiro das Trevas

Christopher Nolan disse que Star Wars exerceu um forte impacto sobre a sua formação como contador de histórias e diretor de cinema. Se Interestelar manifesta seu caldeirão de influências no gênero e o teor melodramático do filme é a cara do novelão dos Skywalker, a grande surpresa é saber que Guerra nas Estrelas teve influência direta e consciente sobre a Trilogia do Cavaleiro das Trevas.

A estrutura é muito semelhante, se iniciando com uma história de origem, atingindo o ápice em um segundo capítulo sombrio e chegando ao fim com uma batalha de proporções épicas. Em entrevista, Nolan ainda disse que a caractaerização de Bane (Tom Hardy) tinha um pouco de Darth Vader (James Earl Jones / David Prowse). Na verdade, tem muito: o rosto coberto, a respiração áspera e de entonação eletrônica, a imposição física e sua patente irritação com a incompetência de seus subordinados.

 


Guardiões da Galáxia

James Gunn é um geek de carteirinha, nerd confesso. Numa dessas, ele disse com todas as letras que Star Wars mudou sua vida — e, consequentemente, foi uma influência para Guardiões da Galáxia. Não à toa os críticos apontaram o filme como uma tentativa (bem-sucedida) do diretor e roteirista em criar a sua própria ópera espacial. E não à toa o público amou o universo criado pela franquia mais engraçada da Marvel.

As referências principais com a saga espacial de George Lucas se concentram em Peter Quill (Chris Pratt). O adorável fora-da-lei incapaz de superar a falta dos pais em sua criação é como um sucessor de Luke Skywalker (Mark Hamill) e Han Solo (Harrison Ford). Sua missão é reunir um grupo de rebeldes multirracial e desarranjado contra uma força do mal determinada a destruir planetas. A partir daí, tudo parece referenciar Star Wars: da jornada de autodescoberta do Senhor das Estrelas e confronto com Ego (Kurt Russell) no Vol. 2, passando por todas as sequências de ação que movem a trama até a relação de soberania de Thanos sobre o vilão Ronan (Lee Pace), que conjura a relação abusiva de mestre e aprendiz característica dos Sith.

 



Toy Story

A Pixar nasceu como uma divisão da Lucasfilm responsável pelos efeitos especiais dos filmes de Star Wars. Essa associação se manifestaria em Wall-E, quando o criador do R2-D2 e designer de som Ben Burtt desenvolveu os efeitos sonoros característicos do personagem-título e sua amada, Eve. Os Incríveis contém uma corrida de speeders que remonta diretamente a uma sequência clássica de O Retorno de Jedi. E por aí vai... desde seu primeiro filme.

Um dos personagens principais de Toy Story - Um Mundo de Aventuras é Buzz Lightyear, astronauta que vem de uma galáxia muito, muito distante e tem como arqui-inimigo um imperador que construiu uma arma capaz de destruir um planeta. Os sons da armadura irada (!) do brinquedo novo de Andy também remontam diretamente a Star Wars — da respiração de seu capacete ao laser parecido com o blaster de um TIE fighter. E ainda vemos Sid se inspirar em Darth Vader e Grand Moff Tarkin (Peter Cushing) ao interrogar Woody sobre sua base e seus amigos de uma suposta Aliança Rebelde. Referência pouca é bobagem...

 



Capitão América

Joe e Anthony Russo também imprimiram a influência de George Lucas no Universo Cinematográfico Marvel. Ao ingressar na franquia em Capitão América 2 - O Soldado Invernal, os Irmãos Russo disseram ao presidente do estúdio, Kevin Feige: "Você sabe que isso é Star Wars, né?!", associando o fato de duas entidades polares do bem e do mal se enfrentarem em uma batalha épica apesar de um laço familiar importante — afinal, se Vader e Luke são pai e filho, Steve (Chris Evans) e Bucky (Sebastian Stan) são como irmãos.

A franquia do Primeiro Vingador também possui estrutura semelhante às de Star Wars e Cavaleiro das Trevas, com uma trilogia que se inicia, atinge o ápice no segundo capítulo e encontra um desfecho emocionante, dramático, que encerra uma jornada de aprofundamento íntimo e despedida do Capitão América em Guerra Civil.

 

facebook Tweet G+Google
Links relacionados
Pela web
Comentários
Mostrar comentários
Siga o AdoroCinema
Trailers
Meu Ex é um Espião Trailer (2) Legendado
Slender Man - Pesadelo Sem Rosto Trailer Legendado
Escobar - A Traição Trailer Legendado
Te Peguei Trailer Legendado
Benzinho Trailer Oficial
A Freira Trailer Legendado
Todos os últimos trailers
Últimas notícias de cinema
Animais Fantásticos: J.K. Rowling dá a entender que Newt vai visitar o Brasil
NOTÍCIAS - Pré-Produção
quinta-feira, 16 de agosto de 2018
Scarlett Johansson lidera a lista de atrizes mais bem pagas de 2018
NOTÍCIAS - Personalidades
quinta-feira, 16 de agosto de 2018
Nicolas Cage vai trazer o espírito dos filmes noir para Homem-Aranha no Aranhaverso
NOTÍCIAS - Visto na Web
quinta-feira, 16 de agosto de 2018
Tyler Hoechlin se junta a Alexandra Daddario na adaptação de O Segredo de Emma Corrigan
NOTÍCIAS - Pré-Produção
quinta-feira, 16 de agosto de 2018
Últimas notícias de cinema
Melhores filmes em cartaz
Os Incríveis 2
4,6
Diretor: Brad Bird
Trailer
Missão Impossível - Efeito Fallout
4,4
Diretor: Christopher McQuarrie
Elenco: Tom Cruise, Henry Cavill, Rebecca Ferguson
Trailer
Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo
4,2
Diretor: Ol Parker
Elenco: Lily James, Amanda Seyfried, Meryl Streep
Trailer
Hotel Transilvânia 3: Férias Monstruosas
Hotel Transilvânia 3: Férias Monstruosas
4,1
Diretor: Genndy Tartakovsky
Trailer
Megatubarão
Megatubarão
4,1
Diretor: Jon Turteltaub
Elenco: Jason Statham, Bingbing Li, Rainn Wilson
Trailer
O Protetor 2
O Protetor 2
4,0
Diretor: Antoine Fuqua
Elenco: Denzel Washington, Pedro Pascal, Bill Pullman
Trailer
Todos os melhores filmes em cartaz
Back to Top