Minha conta
    James Cameron acredita que os filmes da Marvel estão roubando o espaço de outras ficções científicas

    É hora de começar a frear os trabalhos no Universo Cinematográfico Marvel, de acordo com o realizador de Avatar.

    Tommaso Boddi

    Não conte o realizador e produtor James Cameron entre os fãs do Universo Cinematográfico Marvel. Extremamente crítico à atual tendência da indústria e à hegemonia da Disney via sua massiva franquia de super-heróis, o cineasta responsável pelas duas maiores bilheterias da história, Avatar e Titanic, acredita que o cinema de ficção científica está sofrendo por causa dos Vingadores (via Vanity Fair):

    "Espero que nós comecemos a cansar dos Vingadores logo, logo. Não que eu não goste dos filmes, mas é que vamos lá, gente, existem outras histórias para serem contadas além das dos machos alfas sem família que desafiam a morte durante duas horas e meia e destroem cidades no processo. Chega, gente!", declarou o diretor, durante o evento de lançamento da série documental da AMC que realiza uma retrospectiva da trajetória de Cameron no sci-fi.

    Apesar da impopularidade, o canadense é de fato um dos nomes mais importantes do gênero. Para além de ter criado o impressionante Avatar, ele também mudou os paradigmas do segmento na sétima arte a partir de obras como O Exterminador do Futuro e suas sequências e o clássico Aliens, o Resgate. Como especialista da ficção científica, Cameron vê a quantidade de produções da Marvel com um olhar exausto: "Podemos ver que o mercado nos leva para um tipo de ficção científica agora que é completamente escapista e não requer consultores técnicos — um exemplo disso seria Guardiões da Galáxia. É apenas divertido. Nós não nos importamos como as espaçonaves funcionam ou sobre qualquer outra coisa. E então você tem as ficções científicas cienticamente responsáveis como Perdido em Marte ou Interestelar".

    Mas é evidente que os comentários do diretor, que está preparando quatro sequências de Avatar simultaneamente e produzindo o sexto filme da saga O Exterminador do Futuro, dirigido por Tim Miller (Deadpool), não encontraram muito eco na indústria - assim como no caso da polêmica envolvendo Cameron e suas opiniões em relação à Mulher-Maravilha de Patty Jenkins e Gal Gadot. Assim, enquanto alguns usuários do Twitter reforçaram o choque entre a opinião de Cameron com o fato de que ele permanece investido em realizar inúmeras continuações para suas obras, criando franquias extensas em moldes similares aos seguidos pela Disney/Marvel, outros ressaltaram o caráter white people problems das declarações do realizador, apontando que ele, um dos mais prolíficos e potentes produtores da indústria, não tem dificuldade alguma para contar as histórias que deseja levar às telonas e não sofre impedimento algum por causa da presença e da atuação da Marvel no mercado.

    Por outro lado, Kevin Feige, chefe-estrategista do Universo Cinematográfico Marvel, escolheu visualizar apenas os lados positivos das palavras de Cameron, ainda encontrando espaço para exaltar o colega apesar das críticas: "Ah, ele adora nossos filmes! Isso é incrível! Uau, James Cameron ama nossos filmes! Isso é impressionante!". No fim das contas, parece que tudo depende do ponto de vista, não é mesmo? Vingadores: Guerra Infinita, um dos filmes mais aguardados de 2018, estreia na próxima quinta, dia 26 de abril.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top