Minha conta
    Marvel 10 Anos: Assista todos os curtas-metragens do Universo Cinematográfico Marvel

    O MCU para além dos longas-metragens e das séries de TV.

    Vingadores: Guerra Infinita será o 19º longa-metragem do Universo Cinematográfico Marvel (MCU na sigla em iglês), franquia iniciada há 10 anos com Homem de Ferro (2008). Entretanto, de lá pra cá a Marvel Studios desenvolveu outros produtos para além dos lançamentos voltados para as telas de cinema. Os mais conhecidos são as séries de TV (como Marvel's Agents of S.H.I.E.L.D., Agent Carter, Demolidor, Jessica Jones, Luke CagePunho de Ferro e Os Defensores).

    Menos lembrados, os curtas oficiais da companhia, que integram a mesma linha do tempo dos demais filmes, são chamados Marvel One-Shot e oferecem pequenos novos prismas sobre situações e personagens do MCU. "É uma maneira divertida de experimentar com novos personagens e ideias, mas mais importante do que isso, esta é uma forma que nós conseguimos de expandir o Universo Marvel Cinematográfico e contar histórias que estão fora do enredo dos nossos longas", avaliou o produtor Brad Winderbaum em 2011.

    A Marvel já cogitou lançar os curtas antes das sessões de alguns de seus principais lançamentos nos cinemas. A medida seria similar à estratégia de outra subsidiária da The Walt Disney Company, a Pixar Studios, que costuma apresentar filmes menores na prévia de seus longas. Entretanto, a companhia optou por distribuir os materiais junto com os conteúdos extras das versões de Blu-Ray e em formatos digitais de alguns de seus filmes. Os lançamentos em DVD não contam com os vídeos especiais.

    Alguns curtas da série Marvel One-Shot são bastante meras anedotas do MCU, apesar de divertidos, enquanto outros tiveram um forte impacto na franquia, foram exibidos na San Diego Comic-Con, ganharam prêmios e impulsionaram séries de TV. Conheça (ou relembre) os curtas do Universo Cinematográfico Marvel nesta matéria especial.

    O Consultor (The Consultant, 2011), dirigido por Leythum

    Ambientado após os eventos de Homem de Ferro 2 (2010) e O Incrível Hulk (2008), O Consultor acompanha uma conversa entre os agentes Phil Coulson (Clark Gregg) e Jasper Sitwell (Maximiliano Hernández) em uma lanchonete vazia no meio da noite. Coulson afirma que o Conselho Mundial de Segurança, orgão que supervisiona as ações da S.H.I.E.L.D., aprovou a Iniciativa Vingadores. O problema é que a instituição quer que o vilão Abominação, que enfrentou o Hulk de Edward Norton no filme de 2008, seja integrado ao clã de heróis.

    A ordem do Conselho Mundial de Segurança é exigir que a S.H.I.E.L.D. solicite ao general Thaddeus "Thunderbolt" Ross (William Hurt) que libere o prisioneiro Emil Blonsky, soldado de elite do exército americano que tornou o monstro Abominação após se submeter a um tratamento similar ao que passou o Hulk. Como Coulson e Sitwell são totalmente contrários a ideia, eles pensam sabotar a missão. "Temos que mandar alguém que irá irritá-lo de verdade, alguém arrogante, abrasivo, com desdém por autoridades, alguém que ofenda profundamente o general", diz Coulson. Assim, o curta se conecta com a cena pós-créditos de O Incrível Hulk, quando um cínico Tony Stark (Robert Downey Jr.) se encontra com Thunderbolt Ross.

    Este curta-metragem foi pensado debaixo do mesmo princípio que norteia os "episódios engarrafados" nas séries de TV, idealizado para gastar o menor orçamento possível. O Consultor foi lançado nos extras de Thor (2011).

    Uma Coisa Engraçada Aconteceu no Caminho para o Martelo de Thor (A Funny Thing Happened on the Way to Thor's Hammer, 2011), dirigido por Leythum

    Outro curta dirigido por Leythum (nome artístico do Abdelkareem Abonamous), Uma Coisa Engraçada Aconteceu no Caminho para o Martelo de Thor também é centrado no personagem do agente Coulson. O curta se passa antes dos eventos de Thor (2011). Mais precisamente, na viagem que o personagem faz para Albuquerque, no estado americano do Novo Mexico, situação anunciada pelo representante da S.H.I.E.L.D. em Homem de Ferro 2.

    No caminho para o local onde o Deus do Trovão caiu na Terra com seu Mjölnir, Coulson para em uma loja de conveniências para comprar um lanche. Quando dois assaltantes decidem roubar o estabelecimento no meio da noite, vai descobrir que foi uma decisão azarada estar no mesmo recinto que o agente especial. Leythum usou 80% do orçamento que recebeu para dirigir este curta e O Consultor em Uma Coisa..., que serve para mostrar as habilidades de luta do personagem de Clark Gregg.

    "Minha abordagem nos roteiros desses curtas foi espelhar o estilo eficiente, sem palhaçadas e definitivamente modesto de Coulson no mesmo parâmetro dos filmes", comentou Abonamous. Gregg afirmou que descobriu que iria atuar nos dois curtas no mesmo dia em que soube que seu personagem seria morto em Os Vingadores: The Avengers (2012). Por isso, o ator ficou entusiasmado por saber que o público teria acesso a mais cenas com o seu personagem, tornando sua morte mais expressiva e sentida no longa-metragem. 

    O material foi divulgado junto com os extras de Capitão América: O Primeiro Vingador (2011).

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top