Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Central do Brasil ganha cópia restaurada em 4K para comemorar aniversário de 20 anos
    Por Renato Furtado — 11 de abr. de 2018 às 12:15
    facebook Tweet

    Clássico da cinematografia nacional foi indicado a dois Oscar.

    De 1998 para cá, o Brasil tornou-se um país completamente diferente. Mas apesar de todas as ascensões e quedas políticos, tragédias esportivas e/ou eventos celebrados, uma coisa certamente não mudou: a aclamação do emocionante Central do Brasil. 20 anos após seu lançamento original, o clássico de Walter Salles ganhará uma cópia restaurada em 4K para comemorar o aniversário de duas décadas da obra que é uma das mais importantes da cinematografia nacional (via O Globo).

    Destaque da era da Retomada, período em que o cinema brasileiro ressurgiu das cinzas da Embrafilme, Central do Brasil conquistou a atenção da crítica internacional e fez uma carreira brilhante em diversos festivais e premiações ao redor do mundo. Impulsionado por uma performance magistral de Fernanda Montenegro, o filme chegou forte à 71ª edição do Oscar, onde foi indicado à categoria Melhor Filme Estrangeiro e Atriz Principal. No entanto, em uma decisão que é contestada até os dias de hoje, a dama da sétima arte brasileira acabou perdendo o troféu para Gwyneth Paltrow (Shakespeare Apaixonado). O também clássico A Vida é Bela, de Roberto Benigni, acabou levando o prêmio de melhor obra estrangeira.

    Central do Brasil - 11º melhor filme brasileiro de todos os tempos, segundo a Abraccine -, road movie que narra a história da improvável amizade entre Dora (Montenegro) e Josué (Vinícius de Oliveira), será restaurado na França e voltará às telonas em julho, por ocasião do Festival Ritrovato, mostra dedicada às remasterizações cinematográficas. Fica a torcida para que a cópia em 4K de Central do Brasil também chegue às nossas salas.

    facebook Tweet
    Pela web
    Comentários
    • Ketsura
      Tomara que saia para venda, principalmente pela Criterion...
    Mostrar comentários
    Back to Top