Meu AdoroCinema
    Marvel 10 anos: Da falência a potência, o ressurgimento da gigante dos quadrinhos
    Por Rodrigo Torres — 11/04/2018 às 21:21
    facebook Tweet

    Conheça os 10 anos mais importantes da Marvel: de 99 a 2009.

    Quem vê a Marvel como um império do entretenimento em vista de sua bem-sucedida franquia cinematográfica nem imagina o que a companhia passou até atingir o seu auge como uma divisão estratégica da Disney de cifras multibilionárias. Foi uma trajetória gloriosa em sua disputa como maior editora de quadrinhos com a DC, muitas brigas entre seus principais artistas (como Stan Lee e Jack Kirby), alguns negócios péssimos no projeto de expansão da empresa, a ponto de ir à falência (!). O ressurgimento só foi possível depois de um período de muita resiliência e estratégia por parte de uma equipe talentosa, dedicada e... econômica. Conheça essa história.

    A falência

    Fundada em 1939 como Timely Comics, a Marvel foi vendida para diversas empresas desde 1968, quando foi adquirida pela Perfect Film and Chemical Corporation. Dentre todos os homens que assumiram a direção da empresa nas décadas seguintes de muitas transições, o mais ambicioso foi também o mais irresponsável: Ronald Perelman, proprietário da MacAndrews & Forbes Holdings.

    Ron Perelman: um vilão improvável na história da Marvel.

    "A Marvel é uma mini-Disney em termos de propriedade intelectual", declarou Perelman quando da compra da empresa, afirmando que investiria na criação e no marketing de personagens tal qual o conglomerado do Mickey. O megaempresário começou bem ao colocar a empresa no mercado de ações, tendo chegado a emitir meio bilhão de dólares em títulos no período de alta da Marvel, no início dos anos 90. Mas gastou tudo com negócios que não prosperaram.

    A voracidade de Ronald Perelman foi seu maior erro. De julho de 1992 a março de 1995, ele investiu em quatro grandes empresas de ramos distintos: a Fleer e a SkyBox International, ambas companhias de cards colecionáveis; a Panini, famosa fabricante de álbuns de figurinhas; parte importante (46%) da ToyBiz, para assim produzir os próprios bonecos da Marvel; a Heroes World Distribution, para distribuição de quadrinhos; além de criar novas divisões do Marvel Entertainment Group (MEG) para cuidar de todas essas propriedades.

    O mercado de quadrinhos estava saturado quando Perelman investiu uma fortuna em empresas de cards e figurinhas. Péssimo negócio.

    Ronald Perelman não contou com o fator risco, e teve o grande azar de enfrentar crises diversas no mesmo espaço curto de tempo de sua fúria compradora. Os lucros da Fleer despencaram com a greve da Major League de Baseball em 1994; a Panini perdeu a maior parte de sua receita devido ao mau desempenho dos filmes da Disney nos cinemas; e a própria Marvel Comics sofria com a bolha do mercado editorial de quadrinhos iniciada em 1993.

    As aquisições de Perelman nunca deram lucro. As ações do MEG despencaram de US$ 35,75 para US$ 2,38 em apenas três anos. Suas dívidas se acumularam para a casa das centenas de milhões de dólares. Em 1996, a Marvel faliu.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    • Jor Ge
      Ótima matéria,a gente fica com gostinho de quero mais!!
    Mostrar comentários
    Siga o AdoroCinema
    Matérias especiais recomendadas
    Guia da 43ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo
    NOTÍCIAS - Festivais e premiações
    quinta-feira, 17 de outubro de 2019
    Guia da 43ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo
    Guia do Festival de Vitória 2019
    NOTÍCIAS - Festivais e premiações
    terça-feira, 24 de setembro de 2019
    Guia do Festival de Vitória 2019
    Guia do Festival de Toronto 2019
    NOTÍCIAS - Festivais e premiações
    quinta-feira, 5 de setembro de 2019
    Guia do Festival de Toronto 2019
    Guia do Cine Ceará 2019
    NOTÍCIAS - Festivais e premiações
    sexta-feira, 30 de agosto de 2019
    Guia do Cine Ceará 2019
    Todas as Matérias especiais de cinema
    Trailers
    Ford vs Ferrari Trailer Legendado
    Patrocinado
    As Panteras Trailer Legendado
    Bixa Travesty Trailer Original
    Um Dia de Chuva em Nova York Trailer Legendado
    Dora e a Cidade Perdida Trailer Legendado
    Azougue Nazaré Trailer Oficial
    Todos os últimos trailers
    Back to Top