Minha conta
    Nada a Perder: IMDb exclui resenhas positivas do filme após denúncias de fraude

    Usuários afirmam que votos de robôs subiram a nota da cinebiografia sobre o Bispo Edir Macedo.

    Após polêmica envolvendo seu faturamento nas bilheterias brasileiras, Nada a Perder é questionado novamente, agora a respeito das avaliações positivas ao filme na base de dados IMDb, a maior do mundo. Segundo Mauricio Stycer, o site recebeu dezenas de denúncias de fraude nas resenhas da cinebiografia do Bispo Edir Macedo, chamando atenção para a semelhança entre os textos, escritos em inglês por brasileiros. Com isso, o número de críticas de usuários sobre o filme caiu de cerca de 150 para (no momento em que esta notícia é escrita) apenas seis (!), tendo sido removidas pela direção do site.

    O IMDb ainda teria sido alertado de que robôs estariam elevando a média de Nada a Perder — que foi unânime nas primeiras horas, 10/10, em um momento de avaliação máxima em massa. O longa-metragem ainda possui uma nota altíssima no site: 8,5/10, mesma de clássicos como Psicose, CasablancaTempos Modernos e De Volta Para o Futuro.

    Outro aspecto que chama atenção é a raríssima polarização que o filme desperta: 87% dos usuários avaliam Nada a Perder com nota máxima, apenas 1,3% dos votos contemplam as notas 2 a 9, e 11% representam a nota mínima (1/10), que vem crescendo como uma resposta à onda de notas 10 para o filme dirigido por Alexandre Avancini.

    Apesar das acusações (e dos indícios) de fraude, o Domingo Espetacular exaltou a recepção positiva do longa que conta a história do dono da emissora em que o programa é exibido, RecordTV. "O desempenho se compara a filmes como O Poderoso Chefão, lançado em 1972, e Um Sonho de Liberdade, de 1994, os dois mais populares do ranking", disse a repórter Evelyn Bastos. A jornalista ainda comparou Nada a Perder com o grande vencedor do Oscar 2018, A Forma da Água, que tem média 7,5 no IMDb.

    Nada a Perder - Contra Tudo, Por Todos já soma 4,8 milhões de espectadores no país — um número altíssimo que não surpreende. Assim como no primeiro filme do Grupo Record, Os Dez Mandamentos, a passagem da cinebiografia do Bispo Edir Macedo pelo circuito brasileiro é marcada por ingressos vendidos e salas vazias. O estranho fenômeno se repetiu quando o AdoroCinema compareceu à sessão do filme no CineArte (SP).

    A Igreja Universal do Reino de Deus, fundada pelo líder religioso, empresário e biografado de Nada a Perder, nega que distribua ingressos entre seus fiéis. "Mas confirmamos, sim, que muito orgulhosamente incentivamos todos os nossos os membros e o público em geral a assistir ao filme, para que tenham a oportunidade de conhecer a verdadeira história do Bispo Edir Macedo", declarou a IURD em nota oficial.

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top