Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Molly Ringwald crítica cenas de assédio sexual em O Clube dos Cinco
    Por Katiúscia Vianna — 06/04/2018 às 18:11
    facebook Tweet

    A atriz também apontou problemas em Gatinhas & Gatões.

    É inegável que Clube dos Cinco é um dos filmes mais clássicos da história. Porém, como infelizmente acontece com outras obras icônicas, também pode causar certo desconforto, quando passa a ser visto pelo olhar de uma sociedade moderna, de empoderamento feminino e no auge do #MeToo.

    Em ensaio para o NewYorkerMolly Ringwald - a grande musa do cineasta John Hughes e uma das protagonistas do filme de 1985 - críticou a presença do assédio sexual no relacionamento entre sua personagem, Claire e Bender (Judd Nelson). Isso é facilmente visto numa cena em que o 'bad-boy' fica embaixo da mesa da jovem para se enconder do professor. Ele usa tal oportunidade para espiar embaixo da saia da patricinha e, aparentmente, a toca de forma inapropriada - apesar do público não ver isso.

    "Ao assistir Clube dos Cinco com minha filha, eu fiquei pensando sobre essa cena. Principalmente depois de várias mulheres revelarem suas acusações de assédio sexual contra o produtor Harvey Weinstein e com a força do movimento #MeToo. Se atitudes que subjugam as mulheres se tornaram sistemáticas em nossa sociedade, acredito que a arte que consumimos e adoramos tem alguma culpa na hora de reforçar esse tipo de situação. Bender assedia Claire sexualmente durante todo o filme. Quando não está sexualizando-a, passa a atacá-la verbalmente ou a chama de apelidos maldosos. Ele nunca se desculpa e, no fim, ainda fica com a garota!"

    Molly também aproveita para revelar como pediu para Hughes cortar uma cena de The Breakfest Club (no original), pois achava inadequada para o filme. Na ocasião, o Sr. Vernom (Paul Gleason) ficava observando escondido uma professora de ginástica atraente nadando pelada na piscina da escola.

    Gatinhas e Gatões

    Uma situação semelhante aconteceu em Gatinhas e Gatões, quando sua personagem Samantha faz uma troca com Geek (Anthony Michael Hall), dando sua calcinha para ele. Depois, seu pai faria uma piada, percebendo como ela estava sem a roupa intíma. Durante as filmagens, a mãe da atriz forçou Hughes a mudar tal fala, pois seria assustador um pai reparar se a filha está usando calcinha ou não. No mesmo filme, Ringwald fica incomodada com a cena onde Caroline (Haviland Morris) acorda numa cama, com alguém que não conhece, após ter ficado bêbada numa festa. "Ela diz que sente que aproveitou, ao invés de saber disso com certeza, pois pensamentos são algo que você tem quando está consciente e ela não estava!"

    Por fim, Molly Ringwald reafirma que ainda ama suas parcerias com Hughes. Não só pela oportunidade que recebeu, mas pela importância na história do cinema. "Ver que dois filmes dele tinham mulheres como protagonistas [Gatinhas e Gatões e A Garota de Rosa-Shocking, ambos estrelados por ela] e examinava seus sentimentos diantes de coisas simples que aconteciam em suas vidas, enquanto também se tornou sucesso de bilheteria, foi algo incrível, que ainda se repetiu até hoje. Os poucos blockbusters dos últimos anos estrelados por jovens mulheres eram, majoritariamente, ambientados em futuros distópicos ou envolviam vampiros e lobisomens."

    Clube dos Cinco Trailer Original

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    • Bernardo Bastos Guimarães
      Ao assistir Clube dos Cinco com minha filha, eu fiquei pensando sobre essa cena. Principalmente depois de várias mulheres revelarem suas acusações de assédio sexual contra o produtor Harvey Weinstein e com a força do movimento #MeToo., ela disse, ou seja, foi recente, não deixa bem claro que ela se importou, percebeu, sentiu-se incomodada na época e quando era bem jovem e tudo mais. Não, não se incomodou com essas cenas, mas apenas nessa aqui: Molly também aproveita para revelar como pediu para Hughes cortar uma cena de The Breakfest Club (no original), pois achava inadequada para o filme. Na ocasião, o Sr. Vernom (Paul Gleason) ficava observando escondido uma professora de ginástica atraente nadando pelada na piscina da escola. Ou seja, ela também pensava e sentia de outra forma em 1985.
    • Marcelo Brandt
      O texto deixa bem claro que ela se importou, percebeu, sentiu-se incomodada na época e quando era bem jovem e tudo mais, tanto que pediu pra ele vetar cenas e manifestou insatisfação nos momentos. O propósito dessa matéria é justamente explicitar que antigamente, era parte da sociedade isso ser normal. Hoje em dia, com o mundo ficando mais consciente à isso, com as denúncias de assédio vindo a tona -especialmente na indústria cinematográfica com os casos weinstein e o movimento MeToo-, uma reflexão diferente sobre isso é tida. É bem simples.
    • Bernardo Bastos Guimarães
      Se ela fez esse filme em 1985 e, na época, não se importou com a presença do assédio sexual no relacionamento entre sua personagem é sinal que ela não estava atenta a isso, seja no filme, seja na própria vida. Portanto, acho que caberia muito mais ela vir a público declarar que lamenta não ter sido atenta a isso na época a esse fato do que criticar o filme como foi feito, já que na época era assim que se via o mundo. Quanto ao cara que ficava observando escondido uma professora de ginástica atraente nadando pelada na piscina da escola, aconteceria hoje do mesmo modo, nada mudou.
    • Rodrigo Pires Lopes
      nossa que bosta de opinião ridicula..kkk coisa mais idiota que ja li nos ultimos tempos..kkk deus me livre desse lixo
    • Gabriel S.
      criticou n tem acento
    • Vidamell Vida R.
      lá vem.
    Mostrar comentários
    Siga o AdoroCinema
    Trailers
    Entre Facas e Segredos Trailer Legendado
    Brincando com Fogo Trailer Legendado
    Brooklyn - Sem Pai Nem Mãe Trailer Legendado
    Crime sem Saída Trailer (1) Legendado
    Synonymes Trailer Legendado
    Frozen 2 Trailer (1) Dublado
    Todos os últimos trailers
    Notícias de cinema Personalidades
    Tom Holland conta que chorou bêbado no telefone com Bob Iger por causa do Homem-Aranha
    NOTÍCIAS - Personalidades
    quinta-feira, 5 de dezembro de 2019
    Astro de Aladdin não conseguiu audições desde o lançamento do filme
    NOTÍCIAS - Personalidades
    quarta-feira, 4 de dezembro de 2019
    Festival de Berlim 2020: Helen Mirren será a grande homenageada
    NOTÍCIAS - Personalidades
    quarta-feira, 4 de dezembro de 2019
    Shelley Morrison, de Will & Grace, morre aos 83 anos
    NOTÍCIAS - Personalidades
    segunda-feira, 2 de dezembro de 2019
    Shelley Morrison, de Will & Grace, morre aos 83 anos
    Billy Dee Williams, de Star Wars, revela que se identifica como não-binário
    NOTÍCIAS - Personalidades
    segunda-feira, 2 de dezembro de 2019
    Billy Dee Williams, de Star Wars, revela que se identifica como não-binário
    Últimas notícias de cinema Personalidades
    Filmes mais esperados
    Filmes mais esperados
    Back to Top