Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    "Os Leonardo DiCaprios e os Ryan Goslings se tornam famosos mais cedo que os atores negros", afirma David Oyelowo
    Por Bruno Carmelo — 9 de mar. de 2018 às 10:10
    facebook Tweet

    O astro de Rainha de Katwe e The Cloverfield Paradox expõe o racismo em Hollywood.

    Rob Latour / Variety / Rex / Shutterstock

    No mês de maio, os cinemas brasileiros recebem a comédia de ação Gringo - Vivo ou Morto, na qual um empresário comum (David Oyelowo) se envolve com mafiosos. O grande elenco inclui Charlize TheronJoel Edgerton e Thandie Newton.

    Mas Oyelowo não foi a primeira escolha para o papel principal. No roteiro, o protagonista era um homem branco vivendo em Chicago. Quando soube do projeto, o ator decidiu abordar o diretor Nash Edgerton e perguntar: "Você já pensou num homem negro para este papel?", e ouviu como resposta: "Na verdade, não. Tenho vergonha de admitir isso... Como sou um homem branco, eu imaginava o personagem como um homem branco".

    Segundo Oyelowo, isso ocorreu muitas vezes em sua trajetória, conforme revela em entrevista ao The Guardian. Nos filmes Spooks e The Cloverfield Paradox, ele atuou em papéis inicialmente concebidos para homens brancos. O ator admite fugir de papéis estereotipados, como o negro traficante, o gângster ou o melhor amigo do protagonista branco. 

    David Oyelowo em Gringo - Vivo ou Morto

    "Sabe, os Leonardo DiCaprios e os Ryan Goslings se tornam famosos mais cedo que os atores negros. Você tem que brigar durante mais tempo, se for negro, para conseguir um diploma e se tornar famoso, e principalmente, precisa interpretar alguma figura histórica em determinado momento - basicamente o tipo de papel que um homem branco não poderia fazer", explica o ator que já encarnou Martin Luther King em Selma - Uma Luta Pela Igualdade e o príncipe Seretse Kama em A United Kingdom.

    No entanto, Oyelowo tem perspectivas otimistas: "John Boyega está em Star Wars e ele está na faixa dos 20 anos, Daniel Kaluuya está com pouco mais de 20 anos em Corra!, e agora em Pantera Negra. Conseguir essas oportunidades mais cedo significa que você tem mais tempo para construir uma filmografia expressiva. Se você comparar comigo, com Idris Elba e Chiwetel Ejiofor, isso aconteceu para nós mais tarde", conclui o ator de 41 anos de idade.

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    • Ana Karina L.
      Pura verdade e não é só lá não! Sem falar dos Asiáticos e Orientais, a maioria com pepeis bem secundários, infelizmente é a realidade.
    • Vidamell Vida R.
      Eita.
    Mostrar comentários
    Back to Top