Minha conta
    Joaquin Phoenix explica por que não se arrepende de ter recusado papel no Universo Cinematográfico Marvel

    Ator já teria sido cotado para viver o Hulk e o Doutor Estranho.

    Pascal Le Segretain/Getty Images/Marvel Studios/Divulgação

    Joaquin Phoenix é um dos grandes atores de sua geração e também um dos mais seletivos. Até então, o artista três vezes indicado ao Oscar só atuou uma vez em um filme orçado em mais de US$ 100 milhões (Gladiador). Phoenix já negou papéis em diversos blockbusters em detrimento de filmes "de autor" com realizadores como Paul Thomas Anderson (O Mestre, Vício Inerente), Spike Jonze (Ela) e Woody Allen (Homem Irracional).

    Algumas das negativas mais lembradas da carreira de Phoenix foram as recusas do ator para atuar em filmes de super-heróis. E nisso ele é democrático: Já disse não para a Marvel e para a DC. Phoenix negou o papel de Lex Luthor em Batman Vs Superman - A Origem da Justiça, negou assumir o papel de Hulk em Os Vingadores - The Avengers e negou estrelar Doutor Estranho.

    Em entrevista para o site Little White Lies, Phoenix foi perguntado se já se arrependeu por não ter atuado em um filme do Universo Cinematográfico Marvel, franquia de maior sucesso de todos os tempos. Em sua respsta, o ator disse que suas recusas não tem a ver com uma suposta arrogância contra filmes populares.

    "Eu acho que eles fazem alguns filmes ótimos e divertidos. Não há nada de errado... Eu não sou a porra de um cinéfilo. Eu não sou um esnobe e eu estou bem assim", comentou. "Eu consigo curtir alguns desses filmes as vezes e eu acho que eles mantém a indústria cinematográfica funcionando de certa maneira. Então eu não tenho um problema com esses filmes de forma alguma."

    Marvel Studios

    Ao tentar explicar por que seu flerte com a Marvel não rendeu nenhuma parceria com estudo, o ator foi cauteloso. "Eu acho que todo mundo estava... Eu estou tentando encontrar uma maneira de dizer isso da forma mais diplomática possível. Ok... Eu acho que todo mundo ficou muito satisfeito com a forma coma as coisas se desenvolveram. Todas as partes ficaram satisfeitas."

    Ao falar de "todas as partes", Phoenix, obviamente, fala de si mesmo, uma das partes da negociação. Logo, ele diz, em outras palavras, que ficou "satisfeito" em não participar dos filmes de heróis da Marvel. Será que o ator não gostou dos roteiros aos quais foi apresentado, dos cachês, da ideia de que estaria num filme baseado em quadrinhos ou um pouco de tudo? Não é possível saber.

    O astro de está cotado para viver o Coringa em um filme produzido pela Warner Bros. O projeto não vai integrar o Universo Estendido da DC, universo compartilhado que conta com filmes como Esquadrão Suicida e Mulher-Maravilha. O filme "independente" da DC sobre o maior vilão do cânone da editora será dirigido por Todd Phillips e pode contar com Martin Scorsese como produtor. A trama será ambientada na década de 1980. Já foi dito que o filme sobre o Palhaço do Crime vai se inspirar em clássicos do catálogo do cineasta novaiorquino, como Caminhos PerigososTaxi Driver e O Rei da Comédia.

    "Qual filme sobre o Coringa?", disse Phoenix quando foi perguntado sobre sua possível participação no longa-metragem pelo site Allocine. "Não tenho ideia do que você está falando." 

    Entre os filmes ainda inéditos de Phoenix no Brasil estão o suspense You Were Never Really Here, a comédia biográfica Don't Worry, He Won't Get Far on Foot e o drama bíblico Maria Madalena.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top