Minha conta
    O Destino de uma Nação: Veja Gary Oldman se transformando em Winston Churchill

    Filme que estreia hoje na Netflix concorreu a seis estatuetas no Oscar 2018, incluindo maquiagem e penteado.

    Getty Images / Divulgação

    Matéria atualizada em 25/08/2020:

    Entra hoje na programação da Netflix o filme O Destino de uma Nação com Gary Oldman no papel de Winston Churchill, ex-primeiro-ministro do Reino Unido. Lançado em 2018, Darkest Hour (no original) concorreu ao Oscar do mesmo ano em seis categorias, garantindo a estatueta de Melhor Ator para Oldman.

    Uma das coisas que mais chamam a atenção no filme é a estupenda transformação de Gary Oldman para interpretar Winston Churchill. Este trabalho estupendo de maquiagem foi feito por um dos profissionais mais renomados de Hollywood, Kazuhiro Tsuji, que apareceu em um vídeo de bastidores mostrando como foi o processo, que "a princípio parecia impossível", de transformar o ator no político.

    O vídeo traz uma série de informações curiosas para aqueles com interesse em saber como o magnífico resultado final foi alcançado, resultado digno de uma indicação ao Oscar na categoria de maquiagem e penteado. Obviamente, Oldman passou inúmeras horas na cadeira para poder se transformar em Churchill, usando próteses faciais que eram pintadas à mão dia após dia. A repercussão desta metamorfose é uma combinação entre um excelente trabalho de caracterização e uma atuação capaz de abraçar a máscara facial, moldar a movimentação e postura corporal para relembrar uma figura política mundialmente conhecida.

    O longa dirigido por Joe Wright marca o retorno de Tsuji ao mundo do cinema. Além de ter ficado cinco anos distantes, enquanto criava suas próprias esculturas e obras de arte, o excepcional maquiador foi convencido por Oldman a voltar para mais um trabalho após ter vivenciado uma experiência traumática com Jim Carrey em O Grinch, quando Tsuji de certa forma prometeu nunca mais aplicar maquiagem em alguém. Na época, Carrey se caracterizava da cabeça aos pés para viver a criatura verde, o que não deixou o ator muito feliz e confortável, gerando instabilidades nos bastidores da produção que foram exaurindo o maquiador — que acabou ganhando um BAFTA pelo trabalho no filme.

    Após ter sido premiado como Melhor Ator no BAFTA e no Globo de Ouro, Oldman faturou a estatueta com o Oscar de atuação, junto com a equipe de maquiagem e penteados do filme, que também conta com David Malinowski e Lucy Sibbick. O Destino de Uma Nação também concorreu aos prêmios de Melhor Filme, Melhor Fotografia, Melhor Figurino e Melhor Design de Produção.

    Leia a nossa crítica de O Destino de Uuma Nação

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top