Minha conta
    Amigos do AdoroCinema: Blogueiros criticam desenvolvimento da trama em Pequena Grande Vida

    Filme teve recepção morna entre os blogueiros.

    A estreia de Pequena Grande Vida, comédia dramática com carga de comentário social e comportamental estreou nos cinemas brasileiros na última quinta-feira (22) e foi objeto de análise dos Amigos do AdoroCinema

    Ao todo, oito blogueiros do maior site de cinema do Brasil avaliaram o mais recente longa-metragem de Alexander Payne, estrelado por Matt Damon, e concederam ao trabalho uma nota média de 2,68 de 5 estrelas. A  avaliação média dos blogueiros foi inferior a da crítica do AdoroCinema, que deu ao filme 3 de 5 estrelas.

    No geral, os blogueiros elogiaram a premissa do filme (nesta trama, as pessoas encolhem para melhorar seus padrões de vida), a atuação de Hong Chau (indicada ao Globo de Ouro) e o primeiro ato. Entretanto, os pontos tidos como os aspectos mais fracos da obra foram o desenvolvimento das ideias principais, o segundo ato e a narrativa arrastada. Abaixo, leia trechos das críticas produzidas pelos Amigos do AdoroCinema, com destaque para o texto do blobo Megalomania Cultural, escrito por Júlio Cézar Rodrigues.

    Blog: Megalomania Cultural

    Nota: 2,5/5

    "O grande conceito aqui é o de que é preciso perder a grandeza física do ser para, talvez, conseguir ser melhor. A ideia é completamente nobre e superlativa; o elenco, eficiente; e o valor de produção, notável. Todavia, mesmo com ótimos predicados, Pequena Grande Vida é um filme diminuído pela visão reducionista de Alexander Payne, que opta por um caminho previsível e piegas, abandonando a mordacidade, o suspense e o agridoce tão intrínsecos à premissa que concebeu, bem como à sua própria identidade como realizador." Leia a crítica completa, escrita por Júlio Cézar Rodrigues.

    Blog: Um Tigre no Cinema

    Nota: 2,5/5

    "Porque ao dar uma rápida olhada na duração do filme – mais de duas horas – temos duas opções: esse tempo todo servirá absorvermos toda a esperada profundidade de uma trama, ou aponta falta de ritmo. Infelizmente, Payne escolheu a segunda opção. " Leia a crítica completa, escrita por Tiago Lira.

    Blog: Pipoca na Madrugada

    Nota: 3/5

    "Pequena Grande Vida traz uma premissa boa e interessante, mas que se perde por não saber focar. A história começa no gênero comédia, com a autodescoberta do protagonista em uma nova jornada inusitada, mas que na metade do caminho ganha um tom alto de dramaticidade com um assunto até relevante, mas que é jogado na trama repentinamente, o que faz o público perder o entusiasmo de continuar acompanhando a história. O longa não é ruim, mas também não é tudo aquilo que a gente esperava." Leia a crítica completa, escrita por Camila Savioli.

    Blog: Cinetrix

    Nota: 3/5

    "No final das contas, embora Payne atinja seu objetivo textual aos trancos e barrancos, fica a frustração do espectador de o diretor não ter optado por uma aventura. Querida, Encolhi as Crianças (1989), por exemplo, é mais empolgante e consegue ser mais eficiente, ao transmitir mensagens semelhantes, sendo dramaticamente menos complexo. Ah, sim, quase não percebi: Matt Damon está 'OK'." Leia a crítica completa, escrita por Ricardo Morgan.

    Blog: Plano Extra

    Nota: 3/5

    "Apesar desta guinada que tirou boa parte do brilho da obra (e, consequente, as possíveis indicações que Payne e Taylor teriam numa categoria de Melhor Roteiro), Pequena Grande Vida é sublime no que tange a sua mensagem geral provando que, enquanto a humanidade não rever seus conceitos e hábitos (dos fartos aos precários), de nada adiantará as mais malucas das invenções." Leia a crítica completa, escrita por Thiago Cardoso.

    Blog: PO.CI.L.GA

    Nota: 3/5

    "Matt Damon funciona bem como a pessoa comum tentando se adaptar a esse novo mundo. O ator tem uma atuação correta e carismática, mas em muitos momentos parece estar seguindo por um caminho mais seguro e automático. Quem surpreende é Hong Chau, que sempre rouba a cena com o seu jeito sincero e honesto de ser, que é amplificado pela forma simples que ela fala inglês. Esse jeito proporciona bons momentos de comédia. Mas quem funciona melhor como alívio cômico é Christoph Waltz, um vizinho boa vida de Paul, que sempre tem as melhores tiradas ou que não tem vergonha de rir da “miséria” de Safranek." Leia a crítica completa, escrita por Ramon Prates.

    Blog: Central 42

    Nota: 2/5

    "Sinceramente, Payne nesta obra me parece inseguro como o seu protagonista e nos apresenta um vômito de ideias que poderiam dar certo, mas que mais erra do que acerta. Talvez esta sátira social o conquiste, mas se você vai em busca de entretenimento por entretenimento não assista. A mim ficou só a vontade de saber como será ser tão pequeno e menor do que sou. Diretores devem cuidar para não se perder na imensidão de tudo que desejam falar." Leia a crítica completa, escrita por Fernanda Petit.

    Blog: Tem Um Coelho No Cinema

    Nota: 2,5/5

    "A trama possui uma boa proposta e até um roteiro bem arquitetado, mas poderia ter sido trabalhada logo de cara para o drama com uma pegada mais forte ou então recair logo para a comédia e agitar o ritmo para que o filme mostrasse sim sua causa, mas com algo mais frenético e bem pontuado." Leia a crítica completa, escrita por Fernando Coelho.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top