Minha conta
    Festival de Berlim 2018: Três filmes alemães representaram o melhor da seleção (Balanço da mostra competitiva)

    In the Aisles, 3 Days in Quiberon e My Brother's Name is Robert and He is an Idiot.

    Com o fim da mostra competitiva, os vencedores do 68º Festival Internacional de Cinema de Berlim serão anunciados na noite do dia 24 de fevereiro.

    Antes dos prêmios, é hora de analisar em conjunto os filmes que concorrem ao Urso de Ouro. Eles são 19 títulos, num total de 24 selecionados. Para a surpresa geral, os representantes da casa foram os mais fortes este ano: In the Aisles, My Brother's Name is Robert and He Is an Idiot3 Days in QuiberonTransit são produções muito diferentes, porém todas excelentes - especialmente as três primeiras.

    Numa edição presidida por um alemão (o diretor Tom Tykwer), seria pertinente que esta qualidade fosse recompensada: In the Aisles seria um ótimo Urso de Ouro, 3 Days in Quiberon pode ser premiado pelo trabalho excepcional da atriz Marie Bäumer, e My Brother's Name não faria feio com o prêmio de contribuição artística, embora seja considerado radical demais por parte da imprensa.

    As comédias foram o destaque da seleção: oito produções usaram o humor para discutir temas sérios como a precariedade no mundo do trabalho (In the Aisles), a deficiência física (Twarz, Don't Worry, He Won't Get Far on Foot), a desigualdade de gêneros (Damsel), a ditadura (Isle of Dogs, Khook), a propriedade privada (The Real Estate) e o patrimônio cultural (Museo).

    De modo geral, a curadoria privilegiou produções de linguagem e narrativa arriscadas, que dividiram os críticos. Não foram raras as sessões com vaias e aplausos ao final. Talvez U - July 22My Brother's NameTouch Me Not e The Real Estate tenham sido as mais controversas, o que poderia tornar mais difícil a formação de um consenso dentro do júri oficial.

    Em termos de representatividade, a Berlinale permanece atenta aos filmes dirigidos por mulheres nas mostras paralelas, apesar de ter selecionado apenas quatro títulos com diretoras entre os 24 escolhidos: Daughter of Mine, TwarzTouch Me Not e 3 Days in Quiberon.

    A representatividade geográfica foi ainda mais limitada. Apenas dois filmes latino-americanos disputam o Urso de Ouro (o mexicano Museo e o paraguaio Las Herederas), ao lado de duas únicas produções orientais (o iraniano Khook e o filipino Season of the Devil).

    Nenhuma obra africana foi incluída, embora o continente seja tema de alguns dos filmes (Eldorado, 7 Dias em Entebbe). Seria importante um dos festivais internacionais mais politizados equilibrar esta escolha esmagadoramente europeia e norte-americana.

    Mesmo assim, em termos de qualidade, a seleção 2018 demonstrou alta qualidade, com poucos títulos ruins - apenas The Real EstateTouch Me NotBlack 47 eram muito fracos.

    Resta saber qual recorte será privilegiado pelo júri. Serão os filmes mais radicais? Os mais consensuais? Aqueles com maior vocação comercial? Resposta em breve.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top