Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Festival de Berlim 2018: Nossas impressões sobre O Processo, retrato dos bastidores do impeachment de Dilma Rousseff
    Por Bruno Carmelo — 22/02/2018 às 20:50
    facebook Tweet

    A diretora Maria Augusta Ramos foi ovacionada pela plateia.

    Assim como na sua primeira exibição em Berlim, a segunda projeção do documentário O Processo gerou forte reação da plateia. O filme sobre o impeachment de Dilma Rousseff, financiado em plataformas coletivas e pelo próprio festival de Berlim, registrou sessões lotadíssimas. Na fila para entrar no cinema, os espectadores receberam um manifesto clamando todos a lutarem pela democracia no Brasil.

    Dentro da sala, os espectadores riam muito dos discursos lacrimejantes de Janaína Paschoal, da afirmação de Eduardo Cunha de que jamais cometeu um crime, e da fala de Aécio Neves sobre não tolerar a corrupção no país. Ouviram-se palmas ao discurso de José Eduardo Cardozo, e ao pronunciamento de Dilma quando se confirmou o impeachment. Ao final, um grito de "Fora, Temer!" ecoou pela sala enquanto a diretora Maria Augusta Ramos entrava para o debate.

    Mesmo assim, o filme é duro, repleto de linguagem técnica e jurídica, e supondo que o espectador possui uma compreensão mínima dos principais caciques do PT, PSDB, (P)MDB e DEM, e suas alianças volúveis. É um cinema politizado, de esquerda, que busca comprovar a existência de um golpe com provas jurídicas. 

    Leia a nossa crítica.


    Autoajuda

    Enquanto isso, no penúltimo dia da competição oficial, o drama romeno Touch Me Not trouxe uma combinação de ficção e documentário para retratar pessoas com problemas de intimidade ligados ao medo do toque.

    A premissa poderia gerar uma boa discussão, mas a diretora Adina Pintilie prefere construir uma história lânguida sobre as virtudes terapêuticas da fala e do amor-próprio. Dezenas de jornalistas não aguentaram até o final da sessão e foram embora.


    O herói ladrão

    Museo é o segundo e último filme latino-americano em competição, após o paraguaio Las Herederas. Em MuseoGael García BernalLeonardo Ortizgris interpretam dois jovens que conseguem roubar objetos raros do museu mexicano de antropologia, mas depois enfrentam dificuldade para vender as peças.

    A história é divertida e bem filmada, mas incomoda por transformar o protagonista em herói e terminar com uma defesa institucional da arte mexicana.


    Descubra todas as nossas críticas e notícias no guia do festival de Berlim.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    • juju
      É vero!
    • Cético Kaiba
      Uma coisa é certa: A maioria do pessoal que posta comentários no AC, é de analfabetos políticos, midiotas que apoiaram o fora Dilma achando que estavam lutando contra a corrupção, quando na verdade foram usados como massa de manobra por Rede Esgoto, FIESP e MBL. São tão alienados, que mesmo após a saída de Dilma e a entrada de um governo corrupto, falam mais do PT e do Lula do que os atuais ladrões do Congresso e do poder Executivo. Só pena devemos sentir destes coxinhas manipulados. São desinformados e ignorantes, com ódio e delírio anti-Lula e anti-PT, que atribuem todas as mazelas a único partido, sendo que os demais há vários outros partidos como o PDBS, PMDB, DEM, PP que no ranking da corrupção(Fonte: TSE) estão a frente do PT. Pobres criaturas, não estudam história e acham que corrupção começou com o PT. O partido com mais políticos envolvidos na farsa jato é o PP, no entanto estas mulas não largam do pé de um único. A lavagem cerebral do qual estes pobres de direita foram expostos é irreversível.
    • Cético Kaiba
      É só jogar a isca, que sempre aparece um coxinha descerebrado. Você foi massa de manobra e continua sendo, manifestoche. kkkk
    • Rodrigo Pires Lopes
      não fala com essa gente não, e tudo doente, perder tempo com essa raça não vale a pena..só ignora, deixa viverem no mundo da lua
    • Rodrigo Pires Lopes
      Mais um lixo de produção com viés politico de quinta categoria protagonizado por esquerdistas ridículos e este site sem vergonha ainda aplaude ..midia toda vendida a esses esquerdistas nojentos
    • CL J.
      O povo brasileiro é despolitizado aí chega aqui depois de ver jornal nacional e acha que sabem de tudo...é triste
    • gina
      Vergonha. Você acha que o brasileiro que vai morar na Alemanha tem algo na cabeça, mas não, continuam alienados. Fácil aplaudir o PT num país de primeiro mundo.
    • Jonathan Gonçalves
      Leiam a crítica do Adoro cinema sobre o documentário O Procesdo! Vai fazer bem para alguns aqui. Claro que precisa usar massa cinzenta para interpretar a crítica.
    • juju
      Outro burro.
    • juju
      Boa! Deixou o país falido, com 10 milhões de desempregados e inflação a 10% a.a.. O Temer é tão corrupto qto ela/eles(PT), mas se ela tivesse continuado no poder, onde estaríamos nós agora?Indo pedir ajuda para a Venezuela, atravessando fronteira para ir para Bolívia, Paraguai, Uruguai ou Argentina?Este povo enche a boca pra falar em democracia e fica apoiando ditador barato que mata sua gente de fome e com tiros, são uns covardes mentirosos.
    • juju
      Era pra tirar a imbecil que não sabia nem o que falava, agora quem votou nela votou nele tb, era o vice dela. Quem escolheu ele foram vcs petistas burros.
    • Felipe Penteado
      Pessoas como Sansa e Cético Kaiba: não sejam como elas. Pelo menos, não em sites de cinema.
    • Sansa
      Este site deveria ser menos tendencioso, é chato entrar e ver críticas que mais parecem de adolescentes emocionados. O doc sobre impeachment o tinha um público, um nicho carente e excluído, uma pequena esquerda que pensa que entende o que maioria da população pensa. Engraçado como este curta não fará sucesso com a maioria da população brasileira, que tem horror a esta esquerda hipócrita e tosca, que é um câncer no Brasil.
    • Sansa
      Este site deveria ser menos tendencioso, é chato entrar e ver críticas que mais parecem de adolescentes emocionados. O doc impeachment sobre o tinha um público, um nicho carente e excluído, uma pequena esquerda que pensa que entende o que maioria da população pensa. Engraçado como este curta não fará sucesso com a maioria da população que tem horror a esta esquerda hipócrita e tosca, que é um câncer no Brasil
    • Pierry Reis
      Pensei que herói ladrão fosse uma referência ao nine fingers.
    • Cético Kaiba
      Que foi um golpe jurídico,midiático e político, está mais do que óbvio. E os coxinhas foram a massa de manobra, os manifestoches paneleiros manipulados por MBL, Globo e FIESP, tão bem retratados no desfile da escola de samba da Tuiuti.Se iludiram nas ruas vestindo a camisa da corrupta CPF e batendo panelas, achando que estavam lutando contra a corrupção, mas ajudaram a botar um governo ainda mais corrupto. Parabéns, coxinhas! A fantasia de patos da FIESP lhes caíram como uma Luva. E o juizeco Moro a quem vocês tentam veneram caga pra vocês, já que ele está muito bem recebendo o salário de marajá dele acima do teto constitucional e recebendo auxílio moradia mesmo tendo residência própria no estado onde ele atua. Vocês são uma piada, os pobres de direita que a direita elitista adora, usa e abusa como pano de chão velho e descartável.
    • Rafa Almeida
      Não votei nele, seu imbecil. Mas sim, queria que anta saísse porque, assim, como você, ela é burra.
    • Vítor Menezes
      Muitas vezes votar num candidato não significa que vc goste dele, no Brasil infelizmente temos que escolher o que cremos ser o menos pior
    • Leopoldo P.
      Disse o inútil que votou no Aécio e pediu o fora Dilma KKKKKKKKKK
    • Leopoldo P.
      Pediram o fora Dilma, porque Temer é mais honesto. Brasileiro é alienado mesmo KKKKKKKKKKKKK
    Mostrar comentários
    Siga o AdoroCinema
    Trailers
    Entre Facas e Segredos Trailer Legendado
    Brincando com Fogo Trailer Legendado
    Brooklyn - Sem Pai Nem Mãe Trailer Legendado
    Crime sem Saída Trailer (1) Legendado
    Synonymes Trailer Legendado
    Frozen 2 Trailer (1) Dublado
    Todos os últimos trailers
    Notícias de cinema Festivais e premiações
    Parasita é eleito o melhor filme do L.A. Critics
    NOTÍCIAS - Festivais e premiações
    terça-feira, 10 de dezembro de 2019
    Guia do Festival do Rio 2019
    NOTÍCIAS - Festivais e premiações
    segunda-feira, 9 de dezembro de 2019
    Globo de Ouro 2020: História de Um Casamento lidera indicações; confira a lista completa
    NOTÍCIAS - Festivais e premiações
    segunda-feira, 9 de dezembro de 2019
    Globo de Ouro 2020: História de Um Casamento lidera indicações; confira a lista completa
    CCXP 2019: Gal Gadot e Patty Jenkins emocionam público no painel de Mulher-Maravilha 1984
    NOTÍCIAS - Festivais e premiações
    domingo, 8 de dezembro de 2019
    CCXP 2019: Gal Gadot e Patty Jenkins emocionam público no painel de Mulher-Maravilha 1984
    Últimas notícias de cinema Festivais e premiações
    Melhores filmes em cartaz
    Coringa
    Coringa
    4,5
    Diretor: Todd Phillips
    Elenco: Joaquin Phoenix, Robert De Niro, Zazie Beetz
    Trailer
    Malévola - Dona do Mal
    Malévola - Dona do Mal
    4,1
    Diretor: Joachim Rønning
    Elenco: Angelina Jolie, Elle Fanning, Harris Dickinson
    Trailer
    Uma Segunda Chance para Amar
    Uma Segunda Chance para Amar
    3,9
    Diretor: Paul Feig
    Elenco: Emilia Clarke, Henry Golding, Michelle Yeoh
    Trailer
    Invasão ao Serviço Secreto
    3,8
    Diretor: Ric Roman Waugh
    Elenco: Gerard Butler, Morgan Freeman, Lance Reddick
    Trailer
    Ford vs. Ferrari
    3,8
    Diretor: James Mangold
    Elenco: Matt Damon, Christian Bale, Caitriona Balfe
    Trailer
    A Família Addams
    3,7
    Diretor: Conrad Vernon, Greg Tiernan
    Trailer
    Todos os melhores filmes em cartaz
    Back to Top