Minha conta
    Três Anúncios para um Crime inspira outdoors de protesto na Flórida e na Inglaterra

    Quando a vida, infelizmente, precisa imitar a ficção.

    Mildred Hayes (Frances McDormand), após sete meses de silêncio da polícia quanto ao caso do estupro e assassinato de sua filha, toma uma medida drástica: denunciar, em três grandes e vermelhos cartazes, a ineficiência da polícia de Ebbing, Missouri, comandada pelo delegado Willoughby (Woody Harrelson). Este é o ponto de partida de Três Anúncios para um Crime, filme escrito e dirigido por Martin McDonagh que se tornou uma verdadeira inspiração para pessoas indignadas e injustiçadas na vida real (via Deadline).

    Na Flórida, estado sulista recentemente atingido por mais um trágico massacre em uma escola pública local, que vitimou 17 pessoas no último dia 14 de fevereiro, o grupo Avaaz decidiu copiar a estratégia da personagem de McDormand para questionar a atuação do senador republicano Marco Rubio, membro da "bancada da bala" estadunidense. Nos outdoors, é possível ler, em letras garrafais pretas: "Massacrados na Escola"; "E ainda não há controle de armas?"; "Como assim, Marco Rubio?". O senador, apoiado pelo NRA (Associação de Armas dos Estados Unidos, em tradução livre), defende a política liberação o uso de armas - plataforma que até mesmo o presidente Donald Trump vem reavaliando após a tragédia.

    Apesar de não ter sido diretamente mencionada pelo senador em seu Twitter, a manifestação surtiu efeito: Rubio saiu em defesa de si mesmo e de sua ideologia em uma série de postagens na rede social. De acordo com o político, a mídia o ataca sistematicamente, construindo uma narrativa que denuncia os "maléficos republicanos" que bloqueiam a regulamentação armamentista por estarem na folha de pagamento da NRA.

    Em Londres, protestos semelhantes também tiveram lugar nos últimos dias. Um grupo decidiu questionar a atuação da Primeira-Ministra Theresa May quanto ao Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, o NHS. Duramente criticada pela imprensa britânica, a estadista decidiu interromper e reduzir algumas operações do NHS para cortar gastos no início do ano. Na opinião de alguns analistas, a economia de recursos pode provocar o colapso do sistema de saúde e, evidentemente, a morte de inúmeros pacientes. Por isso, ativistas de Bristol, cidade do sul da Inglaterra, grafitaram os seguintes outdoors: "Nosso serviço de saúde está morrendo"; "E os recursos ainda não estão chegando"; "Como assim, Senhora May?". Confira abaixo:

    Por fim, um protesto também foi organizado em Londres por causa do descaso quanto à condução do caso do incêndio na Torre Grenfell, ocorrido em junho do ano passado. Até o momento, por mais que a própria Theresa May tenha disponibilizado inúmeros recursos para a solução do caso e das perícias policiais, ninguém foi preso - é exatamente isto que os cartazes buscam questionar: "71 mortos"; "E nenhuma prisão até agora?"; "Como assim?"

    Três Anúncios para um Crime, um dos grandes favoritos ao Oscar 2018, concorre à premiação da Academia em 7 categorias. A cerimônia de entrega das estatuetas acontece no dia 4 de março - relembre a lista completa de indicados e fique ligado na cobertura do AdoroCinema!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top