Minha conta
    Pantera Negra: Chadwick Boseman se emociona ao falar sobre a questão da representatividade no filme

    O longa dirigido por Ryan Coogler é o primeiro blockbuster da Marvel formado por um elenco majoritariamente negro.

    Roy Rochlin

    Pantera Negra é um dos filmes mais importantes de 2018 por inúmeras razões. Além de ter quebrado recordes de vendas de ingressos e de ter acumulado um índice de 98% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes, a aventura dirigida por Ryan Coogler (Creed) vai muito além da relevância comercial e/ou artística. Dentre todas as obras do Universo Cinematográfico Marvel, Pantera Negra é a primeira formada por um elenco majoritariamente negro - e ao falar sobre a questão da representatividade e o contato que teve com dois fãs em particular, o astro Chadwick Boseman se emocionou:

    "Havia duas crianças, Ian e Taylor, que faleceram recentemente por causa do câncer. Durante as filmagens, eu estava me comunicando com eles, e sabia que eram pacientes terminais. E o que os pais deles me disseram é que eles estavam lutando para ver o lançamento do filme. Vocês os ouve dizer isso e... Você sente que tem que malhar, que tem que se esforçar, que tem que aprender os diálogos e aprimorar o sotaque vendo o trabalho dos seus colegas de elenco e sabendo que o filme será significativo para as pessoas. É uma experiência que te torna humilde a tal ponto porque de início você acha que o filme não pode significar tanto para as pessoas. Mas vendo como o mundo abraçou o filme, como o movimento ganhou vida própria, percebi que as crianças estavam ansiosas para ver algo grandioso", contou o astro.

    A relação do protagonista, que interpreta o Rei T'Challa de Wakanda, com os jovens fãs o levou aos próprios tempos de criança - e também às lágrimas: "Parando para pensar na época em que eu era criança e esperava a chegada do Natal, a chegada do meu aniversário ou por um brinquedo com o qual eu teria a chance de brincar, ou um video game, eu realmente vivia a vida ansioso por causa desses momentos. Isso me fez voltar a ser criança, entrar em contato com aquelas duas crianças e a ansiedade delas pelo filme. E quando descobri que eles... É, Pantera Negra significa muito".

    Recentemente, o produtor Kevin Feige, chefe-estrategista da Marvel, também comentou a questão, falando sobre suas expectativas quanto aos papéis de modelos que os personagens de Pantera Negra podem exercer: "A representatividade é algo fácil de se dar por certo quando você cresce nos Estados Unidos sendo um homem branco, onde todos os seus heróis cinematográficos parecem com você. Nunca pensei que eles pareciam exatamente comigo porque não sou um grande e atlético herói, mas eles parecem comigo. É algo que no curso destes 10 anos, tendo certo poder em termos do tipo de filmes que fazemos e do tipo de atores que contratamos, um sentimento que quero que todos tenham. Não é leviano para nós que o público queira se ver refletido nos nossos heróis e nossos personagens. Este tem sido o caso nos quadrinhos durante muitos anos, vem sendo o caso nos cinemas, e continuará sendo a partir daqui".

    Pantera Negra, coestrelado por Michael B. JordanLupita Nyong'oDanai GuriraAndy SerkisMartin FreemanAngela Bassett e Daniel Kaluuya, está em cartaz no Brasil.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top