Minha conta
    La Casa de Papel: Conheça a história de 'Bella Ciao', a canção que marcou a série

    O bella ciao, bella ciao, bella ciao ciao ciao!

    Assim como todos nós, você provavelmente terminou de ver a primeira temporada de La Casa de Papel sem conseguir parar de cantarolar 'Bella Ciao'. A música faz parte da história do assalto à Casa da Moeda e, ainda por cima, gruda na cabeça e de lá não sai.

    O canto surge na série em um momento entre o Professor (Álvaro Morte) e Berlim (Pedro Alonso), e trata-se na verdade de uma música de protesto. As histórias de sua origem são variadas. A maioria das fontes, no entanto, relata que a canção nasceu com um grupo de trabalhadoras rurais italianas, tendo sido modificada em anos futuros.

    Nesta modificação, 'Bella Ciao' se transformou em um hino da resistência e um grito de liberdade contra o fascismo. Ela está ligada à Campanha da Itália, que ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial. Como protesto contra as invasões e a política de extrema direita de Benito Mussolini, grupos antifascistas a bradavam nas ruas entre os anos de 1943 e 1945.

    Disseminada ao redor do mundo, 'Bella Ciao' foi gravada por dezenas de artistas ao redor do mundo em variadas línguas, incluindo japonês, russo, inglês, esperanto, espanhol, turco entre outras. Confira abaixo algumas versões.

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top