Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    De Toy Story a Viva: teoria mostra que todos os filmes da Pixar se passam no mesmo universo
    Por Vitória Pratini — 17 de fev. de 2018 às 11:50
    facebook Tweet

    Será que todas as animações do estúdio fazem parte de uma longa e incrível história de ficção científica de humanos versus animais e máquinas?! Vem ver!

    A Pixar já confirmou que todos os seus filmes estão interligados de alguma forma. Mas o Universo Pixar é muito mais do que uma pessoa de tapa-olho abordando um herói para participar da Iniciativa Vingadores.

    Similar a seu compatriota Universo Cinematográfico Marvel, o mundo da Pixar traz uma linha do tempo, que começaria em O Bom Dinossauro e termina com Monstros S.A. (ou Valente, dependendo do ponto de vista). Isso de acordo com a teoria do jornalista Jon Negroni, criada em 2013 e atualizada conforme novos filmes do estúdio iam sendo lançados, como O Bom DinossauroDivertida MenteProcurando Dory e até Viva - A Vida é uma Festa.

    Acredite, dentre as muitas teorias da conspiração, que já abordamos anteriormente em uma matéria especial, esta é uma das mais detalhadas e convincentes hipóteses de fãs já criadas. Mas tenha isso em mente: nessa linha do tempo alternativa à nossa, com magia e energia, tudo é possível. Confira o nosso resumo abaixo!

    65 milhões de anos atrás

    Pixar Animation Studios

    Conforme vimos em O Bom Dinossauro, na linha do tempo da Pixar, o meteoro não atingiu a Terra e os dinossauros não foram extintos. Isso permitiu que esses animais vivessem mais milhões de anos, desenvolvessem inteligência, se tornassem a espécie dominante e, eventualmente, dividissem o planeta com mamíferos, incluindo humanos. Entretanto, com o tempo, descobriram que não poderiam sobreviver do mesmo modo que os humanos e morreram.

    Porém, como dinossauros duraram muito mais tempo em nosso universo, morrendo gradualmente, não geraram tanto combustível fóssil. Isso explica porque, milhões de anos mais tarde, a energia humana, através da emoção, é tão valiosa.

    Séculos XIV-XV

    Pixar Animation Studios

    A magia usada pela bruxa de Valente (prestem atenção a ela!) é o que ajuda animais e objetos inanimados a se comportarem como humanos, levando, eventualmente, à criação de super-heróis.

    1950-1960

    Segundo a teoria, os super-heróis em Os Incríveis seriam um experimento do governo americano nas décadas de 50 e 60. Querendo ser um super-herói — ou super-vilão, Síndrome cria robôs com inteligência artificial e desenvolve a Energia de Ponto Zero. Isso levaria à erradicação de super-heróis e à criação de objetos com consciência. A tecnologia criada por Síndrome, eventualmente, seria incorporada à empresa BnL Corp (Buy n Large Corporation, que aparece em diversos filmes da Pixar).

    Pixar Animation Studios

    1997-1998

    Os brinquedos conseguiram absorver e extrair poderes da Energia de Ponto Zero (energia que viaja em ondas). Em Toy Story, eles criam regras e aprendem que o amor humano lhes fornece energia.

    1999

    Os brinquedos aprendem em Toy Story 2 que é perigoso ser abandonado por humanos. A partir desse momento, aumenta o ressentimento de objetos e animais em relação à humanidade.

    Pixar Animation Studios

    2003-2004

    Os peixes em Procurando Nemo são incrivelmente avançados, e alguns até conseguem entender outras linguagens, como Dory, que lê o endereço do mergulhador que levou Nemo. Em Procurando Dory, descobrimos que a educação de Dory em cativeiro ajudou a sua capacidade de ler e falar outras "línguas".

    Pixar Animation Studios

    Enquanto isso, o ressentimento à humanidade continua a aumentar devido às experiências com animais e à poluição provocada pelos seres humanos, e os animais cada vez mais estão curiosos sobre sua existência. Apesar da crescente animosidade, a energia humana proporciona aos animais habilidades especiais.

    2007

    Remy em Ratatouille é o primeiro animal a se comunicar diretamente com um humano. Por conta da energia humana, ele desenvolve a habilidade de cozinhar, e Linguini se deixa controlar por ele. Apesar disso, o clã dos ratos claramente odeia humanos, devido àquela animosidade já citada.

    Pixar Animation Studios

    2010

    Em Toy Story 3, muitos brinquedos se cansaram dos humanos, com Lotso tentando cuidar de seu próprio povo. O ressentimento continua crescendo.

    2011-2016

    Carl de Up - Altas Aventuras descobre que os humanos conseguem se comunicar com os animais através da coleira do cãozinho Doug. Ele também percebe que os bichos geralmente têm pensamentos amargos em relação aos humanos. Eventualmente, isso leva a (ainda não vista nas animações) guerra entre humanos e animais — que os humanos teriam vencido.

    Pixar Animation Studios

    2015

    Divertida Mente mostra como humanos usam as emoções como energia, com Alegria sendo a emoção mais poderosa e líder do grupo. Posteriormente descobrimos em Monstros S.A. a máquina que usa energia dos humanos — primeiro, pelo grito de medo; depois pelo riso.

    2018

    Viva - A Vida é uma Festa mostra que não só as emoções, mas também as lembranças, são importantes nesse universo. Seguindo uma tradição mexicana de que, enquanto pelo menos uma pessoa viva ainda se lembra de alguém que morreu, a pessoa morta tem permissão para viver na Terra dos Mortos. Mas quando ninguém mais se lembra de que você existiu, então você realmente deixa de existir — passando por uma "morte final".

    Pixar Animation Studios

    Este é o mesmo destino que aconteceu com o amigo imaginário de Riley, Bing Bong, em Divertida Mente — ela o esqueceu e ele desapareceu.

    2100-2200

    Cada vez mais, as tecnologias são aprimoradas, assim como a inteligência artificial. Carros ganham vida e consciência, assim como ocorrera com os brinquedos. Nesse período, os humanos se unem às máquinas para derrotar os animais, com o restante dos humanos sendo enviados para o espaço e as máquinas são deixadas para trás, explicando por que nenhum humano é visto em CarrosCarros 2 ou Carros 3.

    Pixar Animation Studios

    As máquinas e a empresa BnL Corp — empresa mostrada em Wall-E, e que despejou Carl de sua casa em Up - Altas Aventuras — poluíram a Terra até o ponto de que nenhuma vida pode ser sustentada.

    2800-2900

    Os humanos não habitam a Terra há 100 anos e Wall-E, construído pela BnL, é a única máquina funcional deixada para trás. O robôzinho continua a trabalhar devido a sua amizade com uma barata. Ele e Eve ajudam a salvar os humanos e a trazê-los de volta a Terra usando a última planta viva.

    Pixar Animation Studios

    2898-3000

    A plantinha cresce e se transforma na árvore de Vida de Inseto. Agora, animais estão mais fortes devido à evolução e aos genes mutados.

    4500-5000

    A radiação da BnL levou à extinção acidental dos humanos e monstros mutantes se tornaram a espécie dominante. Em Universidade Monstros, eles aprendem falsamente que humanos são tóxicos e de outra dimensão. Ao mesmo tempo, monstros e máquinas percebem que humanos podem fornecer energia, e as máquinas descobrem uma maneira de interagir com os humanos extintos usando portas mágicas que viajam no tempo.

    Pixar Animation Studios

    O amigo imaginário de Riley, Bing Bong, em Divertida Mente na verdade é um monstro que a visitou quando ela era pequena, quando a Monstros S.A. já usava o riso ao invés do medo como energia. A memória que ela teve dele foi tão forte, que ela desenvolveu um amigo imaginário dele na infância.

    Pixar Animation Studios

    O tempo todo

    Em meio a tantas reviravoltas na linha do tempo do universo Pixar, a Boo de Monstros S.A. fica obcecada em encontrar Sully, seu amigo monstro da infância, que voltou a visitá-la. Eventualmente, ela descobre como viajar pelo tempo usando portas e acaba se tornando a senhorinha em Valente, que possui uma porta com a imagem de Sully esculpida.

    Pixar Animation Studios

    O que será que Os Incríveis 2Toy Story 4 acrescentarão a essa grande teoria?

    Confira o vídeo da teoria, em inglês. Se quiser ler a hipótese por completo, também em inglês, acesse este link.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    • ChadGrey
      Na verdade, acho que tens razão... Estava convencido que os dois filmes Planes, o Wreck-It Ralph, o Big Hero 6 e o Zootopia fossem da Pixar mas realmente não o são. Sendo assim vou reformular de Teoria furada para Teoria forçada.
    • Mia Thermopolis
      Na verdade, só falta Carros 3, e os que ainda não saíram Os Incríveis 2 e Toy Story 4. Acho que todos os outros da Pixar estão incluídos.
    • Jc V.
      Ao meu ver a teoria já começa errado, com os dinossauros. O fato de os dinossauros não terem sido extintos não causaria menos combustível fóssil. Afinal, houveram mais dinossauros, haveria mais massa a ser decomposta (por mais que o tempo necessário pra decomposição tenha sido mais curto, não afetaria negativamente).Mas sei lá, talvez um dia a Pixar aproveite essas idéias pra fazer algo produtivo.
    • ChadGrey
      Faltam tantos filmes... Teoria muito furada..
    • Arthur Dayne
      Está mostrando que foi atualizada com os últimos filmes
    • Marcos Adriano Dams
      Teoria Bem Consistente
    • Kassio O.
      top😉
    • Juan Carlos
      Mas a Boo continuou a se encontrar com o Sully. Os monstros consertaram a porta e a última cena do filme é ele aparecendo pra visitar a Boo. Então com a porta restaurada, ele deve ter visitado ela a vida toda.
    • Alan Bitencourt
      Bem louca essa teoria, só a da Boo que eu não gostei muito, mas uma coisa é fato tem que ter um Monstro S.A 2 isso é fato.
    • Mr. Valdenys Virtuoso
      Bem elaborada!
    • Arthur Dayne
      Valeu!
    • Adriano L.
      Teoria antiga já! Serpa???
    • Felipe F.
      Acho que não tem animais, pois me lembro que tratores são vacas e os insetos são fuscas kkkE nos pós créditos do primeiro filme passa passa um trecho do filme Vida de Inseto em um cinema de Radiator Springs, e todos os insetos são em forma de carro
    • Arthur Dayne
      Se a pixar mostrar essa guerra entre humanos e animais (2018 - 2100) vai ser o filme mais épico EVER! Ainda mais se já for pensada inicialmente como uma trilogia. Só uma dúvida: na trilogia Carros não aparece nenhum humano, mas alguém lembra se aparece algum animal?
    • Pedro Rosenfeld
      Bem, o motivo na qual a Bruxa de Valente transformava pessoas em ursos, é que Sully lembra um urso que é grande, peludo, garras como um urso,e é fofinho,apesar da Bu chamar o Sulley de gatinho, não de ursinho.
    Mostrar comentários
    Back to Top