Minha conta
    De Community a Han Solo: Conheça Donald Glover, o novo Lando Calrissian do universo Star Wars

    O multifacetado criador de Atlanta tem uma das carreiras mais astronômicas da atualidade em Hollywood.

    Getty Images

    Nos últimos anos, o nome de Donald Glover tem aparecido com uma certa frequência em variados projetos. Ator, produtor, músico, comediante e roteirista, o prolífico astro acumula uma série de projetos importantes com uma carreira relativamente curta.

    Sua primeira oportunidade em Hollywood foi em 2008, quando aos 23 anos foi contratado por Tina Fey como executivo de roteiro na série 30 Rock. Não demorou até que conseguisse o seu primeiro papel na TV, na comédia Community. A marcante produção de Dan Harmon transformou Glover no carismático Troy Barnes, protagonista de muitos GIFs que circulam na internet muito antes de a Gretchen virar a rainha do formato.

    Mas Community ficou pequena para Glover antes de a série chegar ao fim, e o ator apareceu apenas em 5 dos 13 episódios da quinta temporada, deixando a produção para cuidar de sua carreira pessoal e buscar projetos em que pudesse ser mais independente. Neste meio-tempo, ele se dedicou à carreira de rapper, e é agora que surge o segundo nome pelo qual é conhecido: Childish Gambino.

    Em sua carreira musical, Gambino lançou cinco mixtapes e três EPs antes de assinar com a Glassnote Records e lançar seu primeiro álbum em 2011, intitulado “Camp”. Com seu segundo álbum, lançado em 2013 e chamado “because the internet”, recebeu duas indicações ao Grammy, e por fim em 2016 veio o aclamado “Awaken, My Love!”, com cinco indicações ao Grammy e vencedor na categoria “melhor performance R&B” pelo hit “Redbone”.

    Mas após a vitória do Grammy, o prolífico Glover confirmou que está aposentando Childish Gambino após o seu terceiro álbum.

    “Eu acredito em finais”, justificou em entrevista ao Daily411. “As pessoas têm medo da morte, e eu simplesmente não estou com medo disso. É parte da vida, é parte de tudo. Tudo precisa ter um balanço, e eu não acredito que conduzir as coisas até o ponto em que não importam mais seja o caminho.”

    Mas junto ao reconhecimento merecido no universo musical, Glover brilhou nas telas do FX também em 2016 com a primeira temporada da série Atlanta, que desenvolveu junto ao irmão mais novo, Stephen Glover. A produção imediatamente conquistou a crítica especializada norte-americana, e merecidamente. Ambientada em Atlanta, acompanha os primos Earn Marks (Glover) e Alfred ‘Paper Boi’ Miles (Brian Tyree Henry). Sem dinheiro e sem perspectiva, os dois e o amigo Darius (Lakeith Stanfield) tentam ganhar a vida na cena hip-hop, enfrentando problemas econômicos e sociais dos mais variados tipos.

    Inventiva que só (e disponível na Netflix e no FOX Play), a primeira temporada de Atlanta venceu dois Globos de Ouro e dois Emmy Awards, e tem uma premissa ainda mais ousada para a segunda temporada. Seu título oficial é Atlanta Robbin' Season. A “Robbin' Season” (ou, literalmente, Temporada de Roubos) é como é chamada a época do ano anterior ao Natal, quando o aumento do influxo financeiro faz a quantidade de roubos e furtos aumentar na área de Atlanta. Segundo o próprio Glover, uma das maiores referências para a segunda temporada de Atlanta foi o telefilme animado Tiny Toon Adventures: Férias Animadas, e a forma como ele funciona como “um arco altamente serializado de uma série de TV”. Ou seja, é possível apreciá-lo como um filme mas, em partes separadas, funciona muito bem como episódios. É bem possível que a nova temporada, que estreia no dia 1º de março, repita tal estrutura.

    Enquanto isso, Glover emplacou uma série de outros papéis. De participações em Perdido em MarteMagic Mike XXL e Homem-Aranha: De Volta ao Lar, o ator é possivelmente uma das maiores expectativas para o spin-off Han Solo: Uma História Star Wars, em que vai interpretar ninguém mais, ninguém menos que Lando Calrissian, eternizado por Billy Dee Williams.

    “Eu sempre gosto de ver personagens mais novos quando eles estão em tempos mais antigos, porque isso conta muito de quem eles são”, contou à EW. “Quando eu era adolescente, eu achava que eu sabia de muita coisa, mas não sabia de nada. Quando conhecemos Lando em O Império Contra-Ataca, ele já é dono da cidade. Então, eu queria mostrá-lo antes de isso tudo ser possível. Eu nem sei se ele achava que aquilo era possível.”

    Mas se você achava que isso era tudo, engana-se. Donald Glover também está escalado para o “live-action” de O Rei Leão — dirigido por Jon Favreau no mesmo estilo de Mogli - O Menino Lobo. Glover irá dublar o próprio Simba na nova versão do clássico, enquanto Mufasa ficará a cargo de James Earl Jones (poderia ser mais alguém? Não!), Beyoncé será Nala e John Oliver, Zazu. O filme tem previsão de lançamento para julho de 2019.

    Enquanto isso, Glover resolveu produzir e escrever uma outra série, para o canal FXX. O projeto dessa vez é uma animação do Deadpool, produzida novamente por ele e Stephen, em parceria com a Marvel e com previsão para o segundo semestre ainda de 2018.

    Com tantos projetos encaminhados, a mente que criou Atlanta e o carisma necessário para ser o novo Lando Calrissian, Donald Glover é um dos novos astros mais cobiçados em Hollywood.

    “A fama definitivamente não me ajuda a fazer o que eu quero fazer”, revelou em uma entrevista à revista Esquire, confessando que o seu real desejo para o futuro é apenas ter liberdade de criar o que quiser. “Fazer coisas que ninguém mais vai fazer. Parte do motivo por que eu faço o que faço é que eu sou o único capaz disso.”

    E é mesmo, meu caro. É mesmo.

     

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top