Minha conta
    Amigos do AdoroCinema: Universo fantástico e metafórico de A Forma da Água é encantador, afirmam (alguns) blogueiros

    Outros contestam a fábula amorosa criada por Guillermo del Toro.

    Em uma participação recorde, os Amigos do AdoroCinema aprovaram o filme mais badalado do Oscar 2018, A Forma da Água — mas não de forma unânime. Enquanto a grande maioria se encantou por mais esse universo fantástico criado por Guillermo del Toro, outros se mostraram resistente ao relacionamento amoroso entre espécies de Elisa (Sally Hawkins) com a Criatura (Doug Jones).

    Com isso, a média dos blogueiros foi 4,4/5, um tanto menor que a nota máxima da crítica do AdoroCinema. O texto em destaque dessa semana, escrito por Thiago Cardoso para o blog Plano Extra, é ao mesmo tempo ponderada, de nota 4/5, e destrincha inteligentemente o longa-metragem — como a concepção do vilão Richard Strickland, interpretado por Michael Shannon, salientado abaixo. Confira:

    Dono de uma entrada dramática que não poderia se projetar mais clássica e hábil em compor vilões bastante motivados, Michael Shannon faz de seu agente Strickland a completa derrocada do cidadão branco legitimamente americano ao invés de pontuá-lo apenas como um sujeito maléfico. Com um intelecto que se preza a julgar as pessoas pela etimologia de seus nomes e a inventar fetiches repugnantes, o chefe de segurança do laboratório surge como um homem característico de seu tempo que não teme nada a não ser seu Deus (e olhe lá…) e que faz questão de provar a todos e a qualquer custo que é tão seguro de si que, no fundo, não deixa de ser mais um influenciado pelos padrões vendidos pelo American way of life.

    Leia as outras críticas dos Amigos do AdoroCinema, listadas por ordem de nota:

    Cinetrix: "Todos os personagens, incluindo a figura monstruosa e a deficiência de Elisa, contribuem para o cenário da diversidade apresentado pelo enredo. Além disso, ainda há crítica sobre a intolerância, metaforizada pela falta de humanidade no ser humano, e um excelente senso de respeito no contraste das relações humanas que fará o espectador refletir." Leia a crítica completa, escrita por Ricardo Morgan. Nota: 5/5.

    Ah! E Por Falar Nisso...: "Se a maquiagem da criatura impressiona dentro e fora d'água, outras peculiaridades da direção de arte não ficam atrás. Criando um mundo azul petróleo turvo como as águas de um lago misterioso, sem muita luz ou esperança. A não ser é claro, no cinema embaixo do apartamento da protagonista (ela e o vizinho tem a sétima arte como válvula de escape), ou nas roupas de Elisa quando esta começa a encontrar magia na vida." Leia a crítica completa, escrita por Fabiane Bastos. Nota: 5/5.

    PO.CI.L.GA: "Talvez del Toro tenha encontrado o melhor equilíbrio entre aquilo que o romantismo é, em sua origem, e aquilo que a cultura pop passou a entender que fosse. Uma história de horror e monstros, ao mesmo tempo que inserida em profunda e singela delicadeza que busca, sobretudo, exaltar a beleza naquilo que é estranho e diverso, e a capacidade de se ver no outro como forma determinante daquilo que se entende por ser humano." Leia a crítica completa, escrita por Mário Bastos. Nota: 5/5.

    Agentes Nerds: "O filme encanta pelo seu cenário, pela sutileza e delicadeza de como é contada, com um ar que ao mesmo tempo transmite algo mágica, mas também algo triste, e que mesmo diante dessa tristeza e realidade dura, os sonhos ainda mantém.  A Forma da Água é mais uma obra-prima do mundo cinematográfica atual, que deve ser vista e sentida pelo coração." Leia a crítica completa, escrita por Karina Lima. Nota: 5/5.

    Central 42: "Tropeçando ao incluir uma sequência de tentativa de assédio completamente desnecessária e que enfraquece o filme, A Forma da Água também inclui desajeitadamente um subtexto envolvendo uma discussão sobre divindade e que só é (parcialmente) remediado por um elegante e belíssimo monólogo ao final e que amarra perfeitamente a trama, o que, em última instância faz deste longa-metragem digno de todos os elogios quem vem recebendo nos festivais por onde passa." Leia a crítica completa, escrita por Guilherme Khandido. Nota: 4,5/5.

    Cinesia Geek: "Todos que constroem uma mínima ligação com a Criatura, veem nela algo de se mesmos e isso é simplesmente incrível de ver acontecer. Seja a solidão de Giles, a monstruosidade de Strickland ou o silêncio de Elisa. Toda a história – seu começo, meio e fim -, funciona muito bem com um conto ou uma fábula." Leia a crítica completa, escrita por Priscila Dórea. Nota: 4,5/5.

    Um Tigre no Cinema: "Para quem já está acostumado com a filmografia de Del Toro, A Forma da Água tem algo de familiar tanto em seus personagens como na estrutura [...] A história de choque entre mundos, também um conto de fadas sombrio, é o transporte de um lugar de sonhos para a tela do cinema, que por natureza também tem algo de onírico." Leia a crítica completa, escrita por Tiago Lira. Nota: 4,5/5.

    Pipoca na Madrugada: "É uma história simples? Sim, mas o roteiro e a direção executam tão bem tal simplicidade, transformando uma história poética em um filme fantasioso palpável, apaixonante e belo. Sim, A Forma da Água emerge delicadeza e beleza em meio a cenas obscuras e até violentas, o que torna esse conto de fadas mais sombrio, diferente do que estamos acostumados a assistir ou ler." Leia a crítica completa, escrita por Camila Savioli. Nota: 4,5/5.

    MaxCon: "Acredito que em alguns momentos o filme força um pouco a barra, ao mostrar o relacionamento entre Elisa (Sally Hawkins) e o monstro do pântano versão cool, pois não é apenas um ideal de príncipe encantado que a faxineira enxerga no monstrengo: os dois chegam até as vias de fato e tudo isso é mostrado (e considerado) de maneira normal para o público." Leia a crítica completa, escrita por Rafael Noga. Nota: 3/5.

    Has Tela Vista: "Em sua mistura de Fantasma da Ópera, A Bela e a Fera e filmes de espionagem, é um longa equilibrado que deve conversar bem com que estiver aberto a essa “conversa”, e aberto a entender que o absurdo pode ser admirável, ainda que continue absurdo." Leia a crítica completa, escrita por Cleber Gio. Nota: 3/5.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top