Meu AdoroCinema
José Padilha critica estrutura do setor audiovisual brasileiro e fala sobre a produção da sua nova série sobre a Lava Jato
Por Felipe Ribeiro — 05/02/2018 às 13:51
facebook Tweet G+Google

"O cineasta brasileiro vive o pão que o diabo amassou", diz o diretor.

Getty Images

José Padilha, um dos cineastas mais bem sucedidos do Brasil — conhecido pelos filmes da franquia Tropa de Elite —, criticou a estrutura das políticas fiscais do setor audiovisual no Brasil em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo. O produtor da primeira temporada Narcos, que alcançou o mercado internacional desde 2014 ao comandar o longa RoboCop, também falou da sua nova série baseada na Operação Lava Jato, O Mecanismo, que será lançada na Netflix.

"No Brasil, não existe política organizada, estruturada e pensada para o setor audiovisual. [...] O incentivo fiscal brasileiro é muito mais um cala-boca para o formador de opinião que faz cinema do que uma política estruturada. E o sistema de fiscalização é muito falho. [...] A política audiovisual brasileira tem que considerar estrategicamente o desenvolvimento das tecnologias de audiovisual do mundo e como isso afeta a cadeia produtiva. Mas as pessoas que fazem essa política não sabem nada sobre esses assuntos. Então a política nunca vai ser coerente", disse Padilha.

O cineasta ainda pontuou a falta de objetivo da política audiovisual brasileira, afirmando que "a lógica de incentivo que existe hoje é antieconômica" e que "privilegia o distribuidor". Em contraponto à dificuldade de se fazer cinema no Brasil, ele falou sobre sua parceria com a Netflix e a produção nos EUA.

"A questão pra mim é: o que eu prefiro? Fazer um filme aqui [nos EUA], onde tem dinheiro e caminha para distribuir, ou ficar no Brasil sofrendo o pão que o diabo amassou para tentar levantar um dinheirinho? Neste ano estou lançando O Mecanismo. [...] O dinheiro inteiro é da Netflix e a série é 100% sobre o Brasil. É a série que eu queria fazer sobre o Brasil. Onde arrumei o dinheiro? Em Los Angeles. Tudo indicada que vou fazer mais audiovisual sobre o Brasil nos próximos três, quatro anos do que fiz em toda a minha vida. Todos projetos financiados por empresas americanas e exibidas no mundo inteiro, o que nunca conseguiria no Brasil", afirmou o cineasta.

Rumor: Netflix desenvolve segunda temporada de O Mecanismo, série de José Padilha sobre Lava-Jato

O Mecanismo, série criada por Padilha e Elena Soarez (Filhos do Carnaval, Eu Tu Eles) para a Netflix, será estrelada por Selton Mello e inspirada na Operação Lava Jato para contar a história fictícia de um grupo responsável por uma complicada investigação policial de corrupção governamental. O cineasta afirmou que escolheu o formato seriado ao invés de realizar um filme devido à extensão da história a ser contada.

Sobre a escolha de realizar uma obra fictícia, apenas baseada na investigação, ele disse: "Estou fazendo a série em temporadas. O que estou tratando na primeira temporada já passou. Estou atrás da realidade, mas coladinha nela. Acho que é melhor e gera mais debate. Nunca vou andar na frente da história, certo? E estamos tendo muito cuidado em olhar fatos e documentos."

O Mecanismo terá oito episódios e chegará na Netflix dia 23 de março.

O Mecanismo 1ª Temporada Trailer
facebook Tweet G+Google
Links relacionados
Pela web
Comentários
Mostrar comentários
Siga o AdoroCinema
Trailers
Não Se Aceitam Devoluções Trailer
Gnomeu e Julieta: O Mistério do Jardim Trailer Legendado
Paraíso Perdido Trailer
Eu Só Posso Imaginar Trailer Legendado
Oito Mulheres e Um Segredo Trailer Legendado
Jurassic World: Reino Ameaçado Trailer Legendado
Todos os últimos trailers
Notícias de cinema Personalidades
Will Smith volta a gravar um disco de estúdio depois de 13 anos
NOTÍCIAS - Personalidades
sábado, 26 de maio de 2018
Chris Columbus, diretor de Harry Potter, virá ao Brasil para a CCXP 2018
NOTÍCIAS - Personalidades
sexta-feira, 25 de maio de 2018
Harvey Weinstein é preso e processado por estupro, mas se declara inocente
NOTÍCIAS - Personalidades
sexta-feira, 25 de maio de 2018
Moses Farrow, filho de Mia Farrow, acusa mãe de abuso psicológico e defende Woody Allen
NOTÍCIAS - Personalidades
sexta-feira, 25 de maio de 2018
Moses Farrow, filho de Mia Farrow, acusa mãe de abuso psicológico e defende Woody Allen
Harvey Weinstein decide se entregar à polícia
NOTÍCIAS - Personalidades
quinta-feira, 24 de maio de 2018
Harvey Weinstein decide se entregar à polícia
Últimas notícias de cinema Personalidades
Filmes mais esperados
Filmes mais esperados
Back to Top