Minha conta
    José Padilha critica estrutura do setor audiovisual brasileiro e fala sobre a produção da sua nova série sobre a Lava Jato

    "O cineasta brasileiro vive o pão que o diabo amassou", diz o diretor.

    Getty Images

    José Padilha, um dos cineastas mais bem sucedidos do Brasil — conhecido pelos filmes da franquia Tropa de Elite —, criticou a estrutura das políticas fiscais do setor audiovisual no Brasil em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo. O produtor da primeira temporada Narcos, que alcançou o mercado internacional desde 2014 ao comandar o longa RoboCop, também falou da sua nova série baseada na Operação Lava Jato, O Mecanismo, que será lançada na Netflix.

    "No Brasil, não existe política organizada, estruturada e pensada para o setor audiovisual. [...] O incentivo fiscal brasileiro é muito mais um cala-boca para o formador de opinião que faz cinema do que uma política estruturada. E o sistema de fiscalização é muito falho. [...] A política audiovisual brasileira tem que considerar estrategicamente o desenvolvimento das tecnologias de audiovisual do mundo e como isso afeta a cadeia produtiva. Mas as pessoas que fazem essa política não sabem nada sobre esses assuntos. Então a política nunca vai ser coerente", disse Padilha.

    O cineasta ainda pontuou a falta de objetivo da política audiovisual brasileira, afirmando que "a lógica de incentivo que existe hoje é antieconômica" e que "privilegia o distribuidor". Em contraponto à dificuldade de se fazer cinema no Brasil, ele falou sobre sua parceria com a Netflix e a produção nos EUA.

    "A questão pra mim é: o que eu prefiro? Fazer um filme aqui [nos EUA], onde tem dinheiro e caminha para distribuir, ou ficar no Brasil sofrendo o pão que o diabo amassou para tentar levantar um dinheirinho? Neste ano estou lançando O Mecanismo. [...] O dinheiro inteiro é da Netflix e a série é 100% sobre o Brasil. É a série que eu queria fazer sobre o Brasil. Onde arrumei o dinheiro? Em Los Angeles. Tudo indicada que vou fazer mais audiovisual sobre o Brasil nos próximos três, quatro anos do que fiz em toda a minha vida. Todos projetos financiados por empresas americanas e exibidas no mundo inteiro, o que nunca conseguiria no Brasil", afirmou o cineasta.

    Rumor: Netflix desenvolve segunda temporada de O Mecanismo, série de José Padilha sobre Lava-Jato

    O Mecanismo, série criada por Padilha e Elena Soarez (Filhos do Carnaval, Eu Tu Eles) para a Netflix, será estrelada por Selton Mello e inspirada na Operação Lava Jato para contar a história fictícia de um grupo responsável por uma complicada investigação policial de corrupção governamental. O cineasta afirmou que escolheu o formato seriado ao invés de realizar um filme devido à extensão da história a ser contada.

    Sobre a escolha de realizar uma obra fictícia, apenas baseada na investigação, ele disse: "Estou fazendo a série em temporadas. O que estou tratando na primeira temporada já passou. Estou atrás da realidade, mas coladinha nela. Acho que é melhor e gera mais debate. Nunca vou andar na frente da história, certo? E estamos tendo muito cuidado em olhar fatos e documentos."

    O Mecanismo terá oito episódios e chegará na Netflix dia 23 de março.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top