Minha conta
    Seis vezes que o cinema deu samba

    Esta é a mistura do Brasil com Hollywood - ou Brasil mesmo.

    Alexandre Cassiano/ Agência O Globo

    Quem não gosta de cinema nem é gente e reza a lenda que quem não gosta de samba bom sujeito não é. O carnaval é nas ruas e nos sambódromos, mas merece espaço também aqui no AdoroCinema, afinal quem acompanha blocos e desfiles de escolas de samba reconhece com frequência referências à sétima arte por todos os lados, seja em fantasias improvisadas, alegorias elaboradas, enredos ou sambas.

    Só este ano duas escolas do Grupo Especial de São Paulo vão tratar de assuntos cinematográficos - G.R.C.E.S. Independente Tricolor apresenta Em Cartaz: Luz, Câmera e…Terror. Uma Produção Independente!, sobre filmes de terror, e G.R.C.S.E.S. Acadêmicos do Tucuruvi vive Uma Noite no Museu, enredo inspirado na franquia estrelada por Ben Stiller.

    Para provar que não se tratam de casos isolados, vamos relembrar outras ocasiões em que carnavalescos se mostraram cinéfilos, compositores tiveram que fazer pesquisa vendo longas-metragens, filmes invadiram a avenida e o cinema deu samba.

    SALGUEIRO APRESENTA: O RIO NO CINEMA

    G.R.E.S. Acadêmicos do Salgueiro, 2011 - Grupo Especial do Rio de Janeiro

    Meu Salgueiro, o 'Oscar' sempre é da Academia / Toca o 'Bip-Bop' Furiosa Bateria / Aqui tudo acaba em carnaval

    O enredo desenvolvido pelos carnavalescos Renato e Márcia Lage propôs um passeio pela capital fluminense guiado por personagens eternizados no cinema, como Orfeu, King Kong, Madame Satã, Carlota JoaquinaBluHomem-AranhaCarmen Miranda. A bateria homenageou Tropa de Elite e a importância da Cidade Maravilhosa como polo produtor (Atlântida) e exibidor (Cinelândia) foi lembrada no desfile, que pode ser parcialmente conferido aqui.

    ESTA NOITE LEVAREI SUA ALMA

    G.R.E.S. Unidos da Tijuca, 2011 - Grupo Especial do Rio de Janeiro

    É o boom! Quem não viu? A casa caiu / Com a bomba na mão o vilão explodiu / O plano de fuga é jogo de cena / 'Um Deus nos acuda'... Agita o cinema

    Campeão em 2010, Paulo Barros buscou o bicampeonato investigando o medo a partir de sua exploração na sétima arte. Com Caronte, o barqueiro condutor de almas, e Zé do Caixão em posição de destaque, o desfile contou com representações de personagens destemidos e imortais e incontáveis referências a filmes como Robin Hood, Priscila, A Rainha do Deserto, Avatar, Transformers, Tubarão, Indiana Jones, Harry PotterJurassic Park e Star Wars. Foi vice. Trechos.

    LUZ, CÂMERA E AÇÃO

    G.R.E.S. Caprichosos de Pilares, 1988 - Grupo 1 (atual Especial) do Rio de Janeiro

    Amor, ai amor / O vento levou / Por toda a parte / As maravilhas / Da sétima arte

    Lamentavelmente fora do carnaval deste ano por problemas internos, a escola celebrou a sétima arte como um todo no fim da década de 1980, aproveitando o marco do aniversário de 90 anos do cinema brasileiro. O onipresente King Kong...E o Vento LevouMarilyn Monroe marcaram presença e os carnavalescos Renato Lage e Lílian Rabelo aproveitaram o espaço para criticar a complicada situação da indústria audiovisual nacional na época. Confira o vídeo.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top