Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    10 vezes que Jake Gyllenhaal poderia ter sido indicado ao Oscar, mas foi esnobado
    Por Katiúscia Vianna — 13/02/2018 às 09:23
    facebook Tweet

    Você é vencedor em nossos corações, viu?

    Agora que Leonardo DiCaprio finalmente levou seu merecido Oscar, podemos focar nossa torcida para outros queridinhos de Hollywood que estão merecendo uma estatueta dourada faz tempo. Teoricamente, Amy Adams seria a próxima da lista, já que teve 5 indicações, porém existe um ator que sofreu piores esnobadas em sua carreira. E ele se chama Jake Gyllenhaal.

    Dá para acreditar que esse ator versátil só recebeu uma indiicação ao Oscar por O Segredo de Brokeback Mountain? Todo ano, Jake aparece com algum projeto ousado que o coloca nas aquelas listas primárias de cotados para a temporada de previsões. Mas quando chega a hora H, o moço nunca consegue ser lembrado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

    Um recente caso foi a biografia O Que Te Faz Mais Forte, que chega aos cinemas brasileiros na próxima quinta-feira, dia 8 de fevereiro. Aproveitando esse gancho e numa vibe bem "presidente de fã-clube levantando bandeirinha em sinal de apoio", o AdoroCinema reuniu uma lista com 10 performances de Gyllenhaal que deveriam ter sido indicadas ao Oscar!

    O Abutre (2014)

    Para o resto dessa matéria, vamos usar ordem cronológica, mas não seria justo começar tal lista com qualquer outra opção. Muitos consideram o Leo Bloom de O Abutre como a melhor performance de sua carreira (até agora!), naquela que foi uma das maiores esnobadas da Academia nos últimos anos. Bem mais magro, Jake constrói um personagem problemático, assustador e quase psicopata. E mesmo assim, foge do estereótipo e atrai a atenção do espectador a cada minuto. Ele ainda consegue trazer algo humano nessa jornada obsessiva em busca da "melhor notícia", fazendo uma crítica para o jornalismo atual. Tudo bem que o ano foi cheio de trabalhos bons como Eddie Redmayne (A Teoria de Tudo) e Michael Keaton (Birdman), mas que bola fora, Oscar!

     

    Donnie Darko (2001)

    Essa foi a primeira vez que o moço teve a chance de revelar seu talento para Hollywood. E se acha que estamos exagerando, pois se trata de um queridinho cult, pense na seguinte situação: imagine Jason Schwartzman como o intérprete de Donnie Darko. Isso quase aconteceu, mas é a performance magnética de Jake faz tal situação ser inimaginável. Se a Academia fosse ousada (como o Globo de Ouro, que gosta de apostar em "sangue fresco", por exemplo), poderia ter investido no que seria um dos novos talentos de Hollywood. Talvez aquele coelho tenha assutado o pessoal conservador da Academia...

     

    Soldado Anônimo (2005)

    Provavelmente, este é o trabalho mais desconhecido de Jake dessa lista, mas não devia. Se Donnie Darko o fez famoso, foi Jarehad (no original) que colocou seu nome na boca dos críticos especializados. No filme de Sam Mendes, ele interpreta todas as diferentes emoções que passam pela mente de um soldado do exército em seu campo de treinamento. Desde a obsessão com medo de ser traído pela namorada, passando pela inqueitante espera em ter algo pra fazer, até os traumas psicológicos da guerra.

     

    Zodíaco (2007)

    Longe de ser o projeto mais elogiado da filmografia de David Fincher, ninguém pode negar que a performance de Jake nesse suspense é incrível. Ele viaja de um cartunista tímido e ingênuo até alguém completamente obcecado em descobrir a identidade do assassino do Zodíaco, que acaba perdendo sua essência no meio do caminho. É um trabalho complicado, numa trama intensa, baseada em fatos reais, num daqueles papeis que costumam atrair a atenção do Oscar! Deu uma certa treta nos bastidores? Deu. Mas o fins justificam os meios, nesse caso. 

     

    Marcados para Morrer (2012)

    Jake Gyllenhaal investiu meses (!) de sua vida num intenso treinamento para assumir o papel do policial Taylor nesse filme elogiado de David Ayer. Ao lado de Michael Peña, forma uma dupla orgânica que traz um dos retratos mais honestos sobre a difícil realidade de tal profissão. A performance emociona, tem sequências de ação, tem improvisos divertidos... O que precisava mais, Academia? Sapatear? Lutar com um urso gigante? Fica aqui a reclamação que o trabalho de Peña também deveria ter sido mais valorizado!

     



    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    • FLSS
      Jake é o melhor.
    • Marcelo
      Jake é um dos melhores atores de sua geração sem a menor dúvida, infelizmente é muito injustiçado. Tomara que um dia seja recompensado.
    • ED
      Nem sempre.
    • Jonadabe L. Marques
      A academia deve ter algum problema com ele, só pode! Ele em Abutre está insano, uma das melhores e mais assustadores interpretações que já vi e ser esnobado foi revoltante!
    • djwhites
      o abrute foi sacanagem mesmo.....merecia muito ali.......
    • Thiago Petherson
      Daqui a pouco ele ganha. Será inevitável. Ele ainda é novo. Ainda veremos muitos Oscars do Di Cáprio de do Jake no futuro.
    • Lara Lannister
      Jake é a prova de que não importa o fodismo do trabalho que vc faça. Se a academia n for com a sua cara, nem adianta.
    • Rodrigo Germano
      Os Suspeitos, O Abutre, Marcados para morrer, Nocaute e Animais Noturnos, foram grandes atuações, não sei como não levou nem um óscar.
    • Isabel
      Gostei dele em Os Suspeitos.Nao assisti O Q te faz mais forte;poderia ter tido uma vaga,com um personagem com as características de Oscar.Com uma indicação de coadjuvante por O Segredo de Brokeback Mountain,ele ainda está no lucro,pois um monstro de ator como Edward G Robinson q roubava cena de um Humphrey Bogart,nunca foi nomeado ao Oscar, recebendo um Prêmio Especial como consolo,no final da sua vida.Os votantes de atores formados por comité,o qual o próprio Jake faz parte(ele pode ter ficado fora pelo somatório de pontos q os 5 indicados obtiveram a mais q o Jack).Recentemente o polêmico Samuel L Jackson numa entrevista na Televisão,falou publicamente q só vota nos amigos;elevando então a dúvida e o seu posicionamento de escolha e capacidade de votante.Quantos votantes foram posto em dúvidas depois dessa atrevida declaração.O ator faz filmes p ser aclamado pelo público. O Oscar é um polido prêmio de valores relativos.
    • Wesley Leal
      O Abutre sem duvidas é o melhor filme dele na carreira................. Ele está simplesmente ESPETACULAR!!!!!!!!!!
    • Marcos Adriano Dams
      Grande Ator, é uma injustiça ele ter sido indicado apenas uma vez
    • Rick Cater
      Jake gyllenhaal é foda espero que ganha algum dia esse oscar
    • Ana Augusta
      Ele não ter sido indicado pelo O Abutre foi sacanagem mesmo, a atuação e o filme são muito bons
    • A boy has no name
      não precisava fazer essa coisa de site pequeno de dividir a materia pra ter 2 cliques né
    • Elielton Fernandis
      sim, mas oque a matéria quis falar foi exatamente isso, em várias situações ele se destacou como um excelente ator de nível bem alto, mas mesmo assim nem indicado foi, o Oscar é uma rodinha de amigos praticamente
    • Senhor Ivan
      Jake é um dos melhores atores da atualidade.Ano após ano ele emplaca incríveis personagens.
    • Vidamell Vida R.
      Porque, academia??? Tô com raiva.
    • Cético Kaiba
      O Oscar sempre terá injustiças.
    • Júnior Soares
      Caralho velho, essa menina não sabe nem escrever!!! PUTA QUE PARIU hein...
    • H-Alves
      Adoro esse ator
    Mostrar comentários
    Siga o AdoroCinema
    Matérias especiais recomendadas
    As 15 mães mais inesquecíveis dos filmes e séries
    NOTÍCIAS - Visto na Web
    sexta-feira, 8 de maio de 2020
    As 15 mães mais inesquecíveis dos filmes e séries
    Os 20 Melhores Filmes dos últimos 20 Anos, escolhidos pelo AdoroCinema
    NOTÍCIAS - Visto na Web
    quarta-feira, 1 de abril de 2020
    Os 20 Melhores Filmes dos últimos 20 Anos, escolhidos pelo AdoroCinema
    Guia do Festival de Berlim 2020
    NOTÍCIAS - Festivais e premiações
    quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020
    Guia do Festival de Berlim 2020
    Guia da Temporada de Premiações 2020
    NOTÍCIAS - Festivais e premiações
    quarta-feira, 1 de janeiro de 2020
    Guia da Temporada de Premiações 2020
    Todas as Matérias especiais de cinema
    Trailers
    Ricos de Amor Trailer Original
    Frozen 2 Trailer (3) Dublado
    Sergio Trailer Legendado
    Resgate Trailer Legendado
    Dois Irmãos - Uma Jornada Fantástica Trailer (1) Dublado
    Velozes & Furiosos 9 Trailer Legendado
    Todos os últimos trailers
    Back to Top