Minha conta
    Pantera Negra: Você sabia que Wesley Snipes quase fez um filme do herói nos anos 90?

    Personagem de Chadwick Boseman poderia ter sido do eterno Blade — que em breve estará em cartaz com Um Príncipe em Nova York 2, ao lado de Eddie Murphy.

    *Matéria original de 13/02/2018, atualizada em 26/02/2021.

    Antes de Chadwick Boseman assumir o papel no premiado Pantera NegraWesley Snipes pensou em vestir o traje do super-herói da Marvel. Você sabia disso?

    O ator eventualmente integrou a Marvel como Blade, o Caçador de Vampiros — papel que em breve será de Mahershala Ali — mas muita água rolou até que ele desistisse de interpretar T'Challa. O astro voltou a falar sobre o assunto durante a divulgação de Um Príncipe em Nova York 2, que vai estrear no próximo dia 5 de março na Amazon Prime Video. A continuação do clássico filme de Eddie Murphy traz Snipes no hilário papel do General Izzi — curiosamente a produção é uma espécie de prelúdio de Pantera Negra.

    Pantera Negra seguiu os passos de Um Príncipe em Nova York, comenta Eddie Murphy (Entrevista)

    Pantera Negra poderia ser lançado nos anos 90

    Eram os anos 1990 e Snipes estava com a carreira em ascensão com Passageiro 57Sol Nascente e O Demolidor. A Marvel estava mal das pernas, lançando filmes fracassados como Howard, O Super-heróiO Justiceiro de Dolph Lundgren, e O Quarteto Fantástico de 1994, que nunca viu a luz do sol. Enquanto isso, sua concorrente, a Warner Bros., prosperava com produções da DC Comics, entre elas, a franquia do Superman, estrelada por Christopher Reeve, e Batman de Tim Burton.

    "Não tínhamos a tecnologia que temos agora. Pixar não existia. Nenhuma das coisas, as capacidades CGI que temos agora...", admitiu Snipes ao Collider em 2021. "Até mesmo a ideia do nome 'Pantera Negra' no zeitgeist de Hollywood tinha uma referência ao grupo revolucionário nacional contra os quadrinhos. Portanto, foi difícil de fazer. Longa história, não acabamos conseguindo, os direitos voltaram, foram convertidos de volta e então 'Blade' apareceu. [Eu] arrasei com isso", ponderou.

    Você sabia que os direitos de Pantera Negra nem sempre pertenceram à Marvel?

    Anteriormente, conversando com o The Hollywood Reporter em 2018, Wesley Snipes revelou detalhes sobre como quase interpretou T'Challa, o Rei de Wakanda, detentor dos poderes do Pantera Negra. E comentou por que o filme do personagem nunca chegou a se concretizar, apesar de seus esforços e visão ambiciosa, que muito refletia o que o personagem se tornou.

    Marvel

    Wesley Snipes como T'Challa

    A ideia surgiu quando Snipes e seu então agente, Doug Robertson, foram abordados pela Marvel para o projeto. "Acho que Pantera Negra falou comigo porque ele era nobre, e era a antítese dos estereótipos apresentados e retratados sobre os africanos, a história africana e os grandes reinos da África", disse Snipes. "Tinha significado cultural, significado social. Era algo que a comunidade negra e a comunidade branca não tinham visto antes."

    Nem é preciso dizer que o ator foi fisgado na hora, não é mesmo?

    Snipes queria trazer representatividade para o herói, e Boseman conseguiu

    Mais do que seu próximo filme em uma lista de sucessos, Snipes via Pantera Negra como um movimento cultural. Afinal, criado em 1966 por Stan Lee e Jack Kirby, Pantera Negra revolucionou como o primeiro super-herói africano nos quadrinhos tradicionais.

    "Muitas pessoas não sabem que houve períodos fantásticos e gloriosos de impérios africanos e realeza africana — Mansa Musa [líder do Império do Mali da África Ocidental] e alguns dos homens mais ricos do mundo em comparação com a riqueza de hoje", Snipes explicou. "Isso sempre foi muito, muito atraente. E adorei a idéia da tecnologia avançada. Achei que era um pensamento muito avançado."

    Pantera Negra: Você sabia que Wesley Snipes quase fez um filme do herói nos anos 90?

    O rei e protetor de Wakanda, poderoso e badass, tinha tudo: força-física, inteligência, riqueza e tecnologias avançadas.

    "Pantera Negra é um personagem icônico com o qual grande parte do mundo não estava familiarizado e as comunidades nas quais eu cresci adorariam", afirmou Snipes. "Olhe, desde os dias de William Marshall interpretando Blacula, o Vampiro Negro nos anos 1970 e no fervor que você encontrava dentro das comunidades negra e hispânica, nunca passou pela minha cabeça que o público não apoiaria isso".

    Stan Lee aprovava Pantera Negra de Snipes mas nem todo mundo queria o filme

    Stan Lee aprovava o projeto Pantera Negra estrelado por Snipes na época. Mas nem todo mundo estava na mesma página que ele.

    O ator queria fazer uma produção sobre o super-herói, mas os que não conheciam o personagem acreditavam que Snipes queria estrelar um filme sobre os revolucionários dos direitos civis dos anos 1960. "Eles acham que queremos sair com uma boina e roupas pretas e depois fazer um filme", ele afirmou, exausto.

    Ainda assim, a produção foi para frente. Wesley Snipes acrescentou que eles passaram por cerca de três roteiros diferentes e potenciais diretores, incluindo Mario Van Peebles (New Jack City - A Gangue Brutal, Empire) e John Singleton (Os Donos da Rua, + Velozes + Furiosos), com quem o ator teve uma reunião.

    Marvel

    "Eu falei para ele sobre minha visão do filme estar mais perto do que você vê agora: todo o mundo da África sendo uma sociedade oculta, altamente tecnologicamente avançada, coberta por um campo de força, Vibranium", começou o Snipes. "John ficou, tipo, 'Não! Ha! Ha! Veja, ele tem o espírito da Pantera Negra, mas ele está tentando fazer com que seu filho se una à organização [dos ativistas de direitos civis]. E ele e seu filho têm um problema, e eles têm alguma briga porque ele está tentando ser politicamente correto e o filho quer agir estupidamente'."

    Rindo, Snipes continuou: "Em última instância, John queria levar o personagem e colocá-lo no movimento dos direitos civis. E eu fiquei como: 'Cara! Onde estão os brinquedos?! Eles são altamente tecnológicos, e será fantástico ver a África sob essa luz oposta à forma como a África é tipicamente retratada'. Eu queria ver a glória e a beleza da África. A joia da África. [...] Eu amo John, mas estou tão feliz por não termos ido por esse caminho, porque essa teria sido a coisa errada para um projeto tão rico".

    Outro roteirista tinha uma outra ideia, que chamou a atenção do então editor-chefe da Marvel, Tom DeFalco. Terry Hayes (Mad Max 2 - A Caçada Continua) lançara esse incrível esboço de um filme que começava com uma batalha em Wakanda, com o bebê T'Challa sendo colocado em uma cesta em um rio para ser salvo. Anos depois, T'Challa já é um homem adulto que vive em outro lugar, seguindo com sua vida. De repente, ele é atacado em um elevador em uma cena de luta elaboradamente coreografada — e a história continua a partir daí.

    Os problemas que fizeram Snipes desistir do projeto

    Marvel Comics; Rommel Demano / Getty Images

    Entretanto, apesar dos esforços de Snipes e DeFalco, o projeto foi paralisado. "No fim, não conseguimos encontrar a combinação certa de roteiro e diretor e também, na época, estávamos tão à frente no pensamento que a tecnologia não existia para fazer o que eles já tinham criado nos quadrinhos", comentou Snipes.

    Sem contar que, além das divergências criativas, Snipes sofria com a ideia do figurino do Pantera Negra.

    "Pensei que seria um collant", afirmou ele. "Um collant com talvez algumas pequenas orelhas de gato sobre ele. Eu teria que estar em forma e apenas encorpar. Eu nunca imaginei nada mais do que um collant no momento, com o qual eu não teria problemas porque comecei como dançarino."

    Se não tem Pantera, caça com Vampiro

    Wesley Snipes não desistiu do mundo dos heróis. Ao invés de abaixar a cabeça, o ator pegou o que aprendeu em Pantera Negra e aplicou no seu próximo projeto de super-herói: Blade, o Caçador de Vampiros.

    New Line Cinema

    Inspirado no personagem do caçador de vampiros criado em julho de 1973 por Marv Wolfman e Gene Colan, Blade se tornaria um dos primeiros filmes de sucesso baseado em uma propriedade da Marvel, dando à empresa uma vitória tão necessária que a afastou de uma possível falência. Blade ganhou US$ 131 milhões em todo o mundo para o New Line Cinema e gerou duas sequências, ajudando a abrir caminho para outros hits da Marvel X-Men - O Filme (2000), pela Fox, e Homem-Aranha (2002), pela Sony.

    Pantera Negra de Chadwick Boseman foi um sucesso

    Apesar de não ter conseguido sua chance de interpretar T'Challa, Wesley Snipes foi mais do que a favor do filme estrelado por Chadwick Boseman.

    "Mesmo que eu não faça parte desse projeto particular, eu o apoio em 1000%, e estou absolutamente convencido de que será um catalisador para a mudança e abrirá outras portas e outras oportunidades", afirmou Snipes. "E nós precisamos desse tipo de diversidade e sabor diferente agora. [Boseman] é um ator jovem e talentoso, e acho que vai fazer [o personagem] próprio dele. Espero que eles lhe deem uma ótima oportunidade para realmente entrar na plenitude do personagem".

    E realmente foi. Estrelado pelo saudoso Chadwick Boseman e dirigido por Ryan Coogler, Pantera Negra levou representatividade para as telonas e ainda faturou três estatuetas do Oscar. A produção também vai inspirar uma série da Marvel no Disney+ sobre Wakanda.

    5 histórias que a série do Disney+ sobre Wakanda pode explorar
    Marvel

    Marvel vai levar Blade de volta para os cinemas

    Já sobre voltar às origens de super-herói, Snipes por muito tempo esteve disposto a interpretar Blade, mas apoia o novo projeto estrelado por Mahershala Ali

    "Para todos os Daywalkers que estão perdendo a cabeça neste momento, relaxem. Por mais que a notícia tenha sido uma surpresa, está tudo bem. É assim que funciona o negócio do entretenimento! Muita paz para a equipe do MCU. Sempre serei um fã. Honra e respeito ao grande mestre Stan [Lee]", falou Snipes ao ComicBook em 2019.

    "Parabéns e Salaam para Mahershala Ali, um artista bonito e talentoso, cujas expressões mal posso esperar para conferir nos próximos anos. Mais importante, aos meus leais fãs, a manifestação de amor é incrível e esmagadora. Sou grato pelo apoio interminável. Então relaxem e não se preocupem, este não é o fim da história".

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top