Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Conheça Doug Jones, o ator por trás dos monstros criados por Guillermo del Toro
    Por Vitória Pratini — 3 de fev. de 2018 às 11:23
    facebook Tweet

    Talentoso ator interpreta o Homem-Peixe em A Forma da Água.

    Você já ouviu falar de Doug Jones? Não? Parte do público pode até não saber o seu nome, mas certamente conhece alguns de seus papéis. 

    O ator de 57 anos e 1,92 m de altura deu vida a icônicos personagens de filmes e séries de TV de fantasia e ficção científica, a maioria de Guillermo del Toro, tendo feito seis filmes do diretor.

    Jones começou sua carreira como um mascote nos comerciais americanos do McDonald's, e fez sua estreia nos cinemas como um dos palhaços em Batman - O Retorno. Depois, assumiu a pele de personagens como Joey em Homens de Preto 2, Abe Sapien e Chamberlain na franquia Hellboy, o Fauno e o Homem Pálido em O Labirinto do Fauno, o Surfista Prateado no segundo Quarteto Fantástico.

    Tibrina Hobson / Getty Images

    O artista também participou de Buffy, a Caça-Vampiros e The Strain. Atualmente, ele pode ser visto como Saru em Star Trek: Discovery e como o Homem-Peixe em A Forma da Água, que concorre a 13 categorias no Oscar 2018.

    Jones em Hellboy.

    Com o rosto quase sempre coberto por camadas de maquiagem e latex, e seu corpo escondido por camadas de próteses que levam horas para serem colocadas e removidas, o ator é um artista sem rosto. Mas não importa. Ele é a pessoa por trás de inúmeros monstros, e por isso muitos monstros de Hollywood parecem tão reais, especialmente porque ele se identifica emocionalmente com os personagens.

    Jones como Saru em Star Trek: Discovery.

    "Sendo um garoto alto, magro e pateta que cresceu em Indiana, há uma pequena linha do que é considerado normal, e qualquer coisa fora disso é zoado", disse ele em entrevista ao HuffPost. "E eu pensei que eu era o único, é claro, então me senti como se fosse o estranho e ninguém me entendesse. Eu poderia me identificar com os monstros dos filmes nesse nível, eu acho. Venho descobrir mais tarde, que todos nos sentimos assim em algum momento ou outro".

    O que faz de Doug Jones tão excepcional é que usa seu corpo como seu efeito especial, conquistando o público e cineastas através de seu olhar e linguagem corporal. Não basta usar o figurino, é preciso atuar por baixo do traje. Pena que premiações de Hollywood como Oscar e Globo de Ouro ainda não reconhecem o trabalho de atores por baixo de máscaras, figurinos pesados e até captura de movimento.

    del Toro e Jones em O Labirinto do Fauno.

    Em 2006, por exemplo, após ter trabalhado com Jones em Hellboy, del Toro comentou que Jones deveria interpretar o personagem-título em O Labirinto do Fauno. Entretanto, o filme é em espanhol, linguagem que Jones não falava. Diante do terror do ator, o cineasta sugeriu que ele aprendesse as falas foneticamente, mas Doug rejeito a ideia, preferindo aprender as próprias palavras, usando as cinco horas do dia em que passava vestindo o traje e fazendo a maquiagem para praticar. Posteriormente, del Toro decidiu dublar Jones com a voz de Pablo Adán, mas os esforços de Jones foram valiosos porque o ator de voz conseguiu combinar sua voz com os movimentos da boca de Jones.

    Jones em A Forma da Água.

    Em A Forma da Água, Jones entrega mais um icônico e emocionante personagem. Não é a toa que foi escolhido a dedo por del Toro, que inclusive, elogiou o talento de Jones, exaltando que o convidou para participar do filme por ser um ator, não um artista performático.

    A Forma da Água está em cartaz nos cinemas. Já Star Trek: Discovery está disponível na Netflix.

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    • Rafael
      Faltou Demongorgon de Stranger
    • Jack Silsan ⚡
      Se você gostou do Abe, quando você assistir O Labirinto do Fauno você entrará em êxtase.
    • Cético Kaiba
      Sem comentários! A grande habilidade dele em interpretar estes personagens fala por si só.
    • Peter Spielberg
      Talento
    • Peter Spielberg
      Cara veja labirinto do fauno ele da vida logo a 2 criaturas e faz maravilhosamente bem
    • T W.
      Ator maravilhoso!
    • Dora Sales
      Esse cara é incrível!! =D
    • Elias Sandes
      ...E conheçam Doug Jones,o ator que fez a melhor (e até agora,única versão,sem contar aquele curta-metragem do diretor Erik Fleming) do Surfista Prateado,cujo personagem poderia retornar dos limbos da Fox para combater Thanos nos filmes do UCM. Outro papel de Jones que marcou bastante foi o de Abe Sapiens,muito engraçado e bem destacado nos filmes originais do Hellboy, principalmente no segundo filme,que aproveita mais do personagem. Em relação a matéria ainda não conferi outras de suas performances (Star Trek:Discovery e Labirinto do Fauno) mas em geral é um ótimo ator e espero ver em breve novas atuações (e conhecer as anteriores).
    • Senhor Ivan
      Doug Jones é tão bom quanto Andy Serkis e merece muito mais reconhecimento.
    • Vidamell Vida R.
      Sempre desconfiava!!!!!!
    Mostrar comentários
    Back to Top