Minha conta
    A Forma da Água: Guillermo del Toro é acusado de plágio

    O cineasta e roteirista mexicano teria "roubado" sua aclamada história de uma peça de 1969, Let Me Hear You Whisper.

    A Forma da Água, indicado a 13 Oscar, incluindo uma nomeação à categoria Melhor Roteiro Original, pode não ser uma ideia tão original assim de Guillermo del Toro e Vanessa Taylor, sua corroteirista. De acordo com os herdeiros do dramaturgo estadunidense Paul Zindel e os fãs da obra do autor que se manifestaram nas redes sociais, o cineasta mexicano teria plagiado a peça Let Me Hear You Whisper, de 1969, onde a zeladora de um laboratório governamental também acaba se apaixonando por uma criatura aquática (um golfinho, neste caso).

    Atenção para possíveis spoilers de A Forma da Água.

    No longa do realizador de filmes como O Labirinto do Fauno e Círculo de Fogo, a premissa é bastante similar: uma mulher muda (Sally Hawkins), que trabalha como faxineira de uma agência secreta estatal destinada a desenvolver pesquisas e experimentos militares, se apaixona por um monstro marinho (Doug Jones) e decide tentar libertá-lo das garras do governo dos Estados Unidos e de um malévolo cientista (Michael Shannon). No entanto, estas não são as únicas coincidências: para além da ambientação durante a era da Guerra Fria, A Forma da Água também teria plagiado cenas e situações inteiras da dramaturgia de Zindel.

    Afora as similaridades mencionadas anteriormente, ambas as tramas também fazem com que o laço entre mulher e criatura marinha seja forjado, inicialmente, através da comida e do "entretenimento" - tanto na peça quanto no filme, a zeladora dança com seu esfregão para chamar a atenção do ser aquático -; e, além do perigo representado pelos agentes do governo, o plano para resgatar a criatura aprisionada também envolve um carrinho de limpeza. Por outro lado, os desfechos são diferentes: enquanto as coisas dão errado na peça de Zindel, há um final feliz no longa de del Toro.

    Vale ressaltar que esta não é a única acusação de plágio sofrida pelo cineasta mexicano por causa de A Forma da Água. A Academia de Cinema da Holanda investigou a denúncia de que o longa fantástico teria roubado a história de The Space Between Us, um curta neerlandês. No entanto, nenhum indício de plágio foi encontrado e del Toro foi inocentado pela investigação conduzida.

    O AdoroCinema entrou em contato com a Fox, mas a produtora ainda não se pronunciou sobre o caso envolvendo a peça de Zindel e a obra de del Toro. A Forma da Água estreia no dia 1º de fevereiro.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top