Minha conta
    Mostra de Tiradentes 2018: Dias Vazios surpreende com relato depressivo da adolescência no interior de Goiás

    O melhor filme da mostra Aurora, até o momento.

    Foram 10 anos de espera até que Dias Vazios, enfim, pudesse fazer sua estreia na telona. Este foi o tempo necessário para que Robney Bruno, diretor de primeira viagem, conseguisse o orçamento necessário para adaptar o livro "Hoje Está um Dia Morto", de André de Leones. "Este filme está cercado de uma energia cósmica", afirmou, ainda antes da sessão. "Sejam bonzinhos com a gente!", complementou, ao ressaltar o debate sobre o filme que ocorreria no dia seguinte.

    O apelo era desnecessário. Bastante vigoroso e com um requinte técnico impressionante, Dias Vazios acompanha a trajetória de dois casais de adolescentes que vivem na pequena Silvânia, no interior de Goiás, e jamais se encontram. Um deles, Daniel, está escrevendo um livro sobre o que aconteceu com Jean e Fabiana, que desapareceram dois anos antes.

    A partir deste ponto de partida, o filme trabalha com muita propriedade a metalinguagem entre livro em desenvolvimento e o próprio filme, intercalando signos de forma a criar expectativas sobre o que pode vir a acontecer (ou não). Trata-se de um filme pesado, de forte fundo depressivo e sem medo de cutucar dogmas, que passa pela insatisfação pessoal em viver numa cidade do interior aliado à onipresença da religiosidade e a própria ausência familiar. Tudo em plena adolescência, período ainda mais suscetível a mudanças e experimentações.

    Bastante impactante, Dias Vazios é até o momento o melhor filme exibido na mostra Aurora, que conta apenas com produções inéditas. No debate sobre o filme, o diretor revelou que foram necessários quatro meses de testes até encontrar o elenco ideal para os quatro jovens protagonistas, formado por Arthur Ávila, Natália DantasVinícius Queiroz e Nayara Tavares. "Não queríamos alguém da novelinha do SBT", ressaltou a produtora Adriana Rodrigues, ao falar da intenção em ter rostos desconhecidos do grande público.

    Curiosamente, Rodney revelou que tentou contratar Fernanda Montenegro para interpretar a freira vista no filme, que gerencia a escola católica onde o quarteto estuda. O convite não foi aceito devido à necessidade de deslocamento até o interior de Goiás, o que abriu espaço para que Carla Ribas fosse convidada em seu lugar. Até o momento, Dias Vazios não tem previsão de lançamento no circuito comercial.

    Os últimos filmes da mostra Aurora serão exibidos hoje à noite, Lembro Mais dos Corvos e Rebento, com a premiação da Mostra de Tiradentes acontecendo neste sábado. O AdoroCinema, é claro, estará lá!

    O AdoroCinema viajou a convite da organização do evento.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top