Minha conta
    Oscar 2018: Rachel Morrison, de Mudbound, faz história e é a primeira mulher indicada à categoria Melhor Fotografia

    Os membros da Academia buscaram diversificar seus nomeados em 2018.

    Aos poucos, a Academia do Oscar finalmente dá mostras de que está tentando resolver, em seu âmbito, o problema da falta de representatividade na indústria cinematográfica. Além de Jordan Peele, primeiro negro a ser indicado como diretor, produtor e roteirista em um só ano, outra artista também fez história: a diretora de fotografia Rachel Morrison, de Mudbound - Lágrimas Sobre o Mississipi, tornou-se a primeira mulher a ser indicada ao Oscar de Melhor Fotografia.

    Além de ser uma importante conquista individual e um reconhecimento dos méritos de Mudbound, a nomeação de Morrison ao prêmio é ainda mais importante quando se leva em consideração o recente estudo sobre a participação feminina atrás das câmeras em Hollywood: de acordo com a análise, as mulheres continuam sendo subempregadas praticamente da mesma forma na indústria estadunidense há duas décadas. Portanto, a indicação da fotógrafa pode ser um primeiro passo da Academia para um futuro onde mais mulheres sejam nomeadas às categorias técnicas. Em um nível pessoal, se Morrison quiser levar o caneco para casa, terá que vencer a concorrência de Roger Deakins (Blade Runner 2049), Bruno Delbonnel (O Destino de Uma Nação), Hoyte van Hoytema (Dunkirk) e Dan Laustsen (A Forma da Água).

    Recentemente, cada vez mais mulheres vêm recebendo oportunidades para construir carreiras de relevância como diretoras de fotografia. A mais bem-sucedida do momento é, provavelmente, a também cineasta Reed Morano. Uma das principais mentes criativas por trás do sucesso estrondoso da série The Handmaid's Tale, a realizadora iniciou sua trajetória na fotografia antes de assumir o comando de produções como I Think We're Alone Now e The Rhythm Section. Entre outras fotógrafas importantes, também destacam-se Ellen Kuras (Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças), Mandi Walker (Estrelas Além do Tempo), Charlotte Bruus Christensen (Um Limite Entre Nós) e Maryse Alberti (O Lutador).

    Os vencedores do Oscar serão conhecidos no dia 4 de março - confira aqui a lista completa de indicados!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    • Estudo revela que a participação das mulheres atrás das câmeras quase não mudou em 20 anos
    • Oscar 2018: Confira a lista completa de indicados!
    • Oscar 2018: Jordan Peele se torna o primeiro cineasta negro a ser indicado como diretor, produtor e roteirista
    • Oscar 2018: Surpresas e esnobados da lista de indicados
    Comentários
    Back to Top