Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Denis Villeneuve afirma que seu remake de Duna será 'Star Wars para adultos'
    Por Renato Furtado — 19 de jan. de 2018 às 17:08
    facebook Tweet

    O aclamado cineasta está se preparando para rodar a refilmagem do malsucedido longa de David Lynch.

    Apesar de partir do influente romance de Frank Herbert e ter direção assinada pelo celebrado David Lynch (Twin Peaks), Duna é um dos maiores fracassos da década de 1980 nos cinemas. Três décadas depois, o livro retornará às telonas pelas lentes do aclamado diretor Denis Villeneuve (Blade Runner 2049, A Chegada), que compartilhou maiores detalhes sobre sua abordagem para a obra em entrevista ao site Fandom:

    "A maior parte das ideias principais de Star Wars vem de Duna, então será um desafio resolver isso. Minha ambição é fazer um filme de Star Wars que eu nunca vi. De certa forma, é como se fosse 'Star Wars para adultos'", declarou Villeneuve, fazendo referência à declaração de que ele dirigiria um longa do Universo Star Wars e ressaltando a influência exercida pela ficção científica de Herbert sobre a maior saga cinematográfica do gênero e sobre a escrita de George Lucas.

    Na trama, Paul Atreides é transferido para Arrakis, um planeta sem governo que deverá ser administrado pelo jovem protagonista. Assim como as inúmeras outras famílias que comandam planetas ao redor do universo, a Casa Atreides é filiada à Casa Corrino, a casta imperial que domina a galáxia. "Duna", lançado em 1965, vencedor do prêmio Hugo e grande sucesso de vendas, é o primeiro de uma série de livros aclamada por analisar os âmbitos da política e da religião, bem como os impactos da tecnologia sobre os seres humanos. E tal relevância cultural logo chamou a atenção do cineasta chileno Alejandro Jodorowsky.

    Villeneuve dirige Jeremy Renner no set de A Chegada.

    Desejando realizar uma adaptação do livro ainda nos anos 1970, o realizador de obras inovadoras como El TopoA Montanha Sagrada criou um imenso documento de referências visuais para provar aos grandes estúdios que ele podia dirigir o projeto e que o mesmo era viável. No entanto, após anos de esforço - documentados no elogiado e premiado Jodorowsky's Dune -, o cineasta precisou desistir de seu sonho. Futuramente, vários dos designs criados pelo realizador foram utilizados em outras obras, como Alien e Blade Runner. Villeneuve, entretanto, não pretende usar o material de Jodorowsky como referência:

    "Jodorowsky é um visionário singular. Ele tem uma visão única, muito forte. Sou um ser humano completamente diferente. Seria muito presunçoso e arrogante da minha parte tentar filmar a visão dele. Adoraria conversar com ele. Quero conhecê-lo há anos. Acredito que ele é um cineasta formidável e adoraria ter visto seu Duna. Acho que seria um filme de Jodorowsky muito singular. Seria esta a visão que eu teria para Duna? Jamais. Quer dizer, tenho certeza disso porque ele é muito único", elogiou o realizador canadense.

    E como "Duna" faz parte de uma grande saga literária, Villeneuve também falou sobre planos para o futuro e uma possível saga: "Eu poderia estar envolvido em um ou dois filmes. Se acontecerem. Esta é a situação. Você está me perguntando hoje sobre um projeto que sequer existe. Estou acostumado a falar sobre projetos quando eles estão filmados, finalizados, quando estou na sala de edição, quando estou prestes a lançar o filme. Aí você fala sobre algo concreto. Agora, posso estar a três semanas ou a dois meses de descobrir que ninguém concorda sobre o roteiro, e que outra pessoa assumirá. Isso pode acontecer. E quando o filme será feito? Tudo é teoria no momento".

    Duna de Villeneuve, diretor cotado ao Oscar por causa de Blade Runner 2049, ainda não tem previsão de estreia.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    • BearGuy
      Extremamente promissor!
    • BearGuy
      Verdade, são reboots, usando uma expressão mais atual (remake além de inexata é muito anos 80).
    • BearGuy
      Exatamente... o cara é fera.
    • Flower i.
      Também concordo que é mais uma adaptação do livro. Fiel ou não fiel é outro caso. Imagine se cada uma das 500 milhões de adaptações de O Morro dos Ventos Uivantes fosse remake, só citando um caso bem conhecido. Visões diferentes dos diretores a cada filme. Villeneuve na dianteira gera boas expectativas. Muito boas.
    • Pronatec Eepadm
      Esse é um cineasta de respeito, o que ele fez ao Blade Runner nunca vi outro fazer, manteve a mesma pegada do original e até melhorou em muitos aspectos. Esperamos que faça o mesmo com Duna, pra quem gosta de ficção vai ser um prato cheio. Mas gosto dele em filmes psicológicos também, tal qual O Homem Duplicado, muito bom por sinal, ou A Chegada, bom também.
    • BearGuy
      Fantástico! Muita espectativa (oque não é bom, tenho que trabalhar isso até o lançamento do filme) pra ver uma obra prima da ficção científica como essa feita pelas mãos do genial Villeneuve.Pessoalmente GOSTEI muito do filme do Lynch, visualmente achei bem interessante, DEPOIS que li os livros,, fiquei um pouco menos entusiasmado ainda assim, acho que é um cult. Claro, pra quem leu os livros não tem como achar que ficou fiel. Mas me lembro que na época me impactou muito, achei lisérgico... A série de TV é mais interessante um pouco, ligeiramente mais fiel.A escolha do Villeneuve pra dirigir o projeto é sem dúvida algo a ser festejado. Agora é torcer para que o restante dos nomes estejam em sintonia (serem do mesmo nível).,
    • Alexandre Salau
      Essa sinopse de 4 linhas está errada em umas 5 ou 6 linhas, tem que ver isso aí.
    • Alexandre Salau
      Não diria nem isso. Até agora não foi feita nenhuma adaptação de Duna ... ponto. Aquele desastre que aconteceu foi uma ofensa à memória de Frank Herbert e a todos os fãs dos livros. A minisérie foi menos imbecil mas nada além de quase medíocre.
    • Jc V.
      Pisou em cima da turma do George Lucas. Sendo Villeneuve tenho certeza que ele conseguirá transformar esse lixo em ouro
    • Arthur Oliveira Souza
      Pela última vez adorocinema, isso não é um remake.É uma adaptação mais fiel do livro.
    • Alan Ramos Fernandes
      A pressão que Denis sofreu ao fazer a sequencia de Blade Runner ,por ser este uns dos melhores filmes ja feitos ele nao devera ter ao refazer Duna ,um filme bizarro ,pretensioso mesmo para os padrões do Lynch ,absolutamente nada do filme original pode ser aproveitado .
    • Vidamell Vida R.
      Bem promissor.
    Mostrar comentários
    Back to Top