Minha conta
    Emoji: O Filme foi o primeiro longa-metragem exibido na Arábia Saudita após 35 anos de proibição

    Reencontro animado.

    Em 11 de dezembro de 2017 foi anunciado que a proibição de exibições cinematográficas na Arábia Saudita chegaria ao fim após 35 anos em vigor. O dia 13 de janeiro de 2018 ficará marcado para sempre na memória dos cinéfilos do país como a retomada, a data em que a projeção pública voltou a ser livre. E qual foi o longa-metragem escolhido para o marcante evento? Emoji: O Filme.

    A controversa animação da Sony foi exibida numa sessão dupla com As Aventuras do Capitão Cueca - O Filme num salão estatal da cidade de Jidá. Atualmente não existem cinemas no país, a abertura do primeiro é prevista para março e enquanto isso as sessões ocorrerão em espaços improvisados. Todos os títulos passarão por censores do governo, orientados a avaliar se a obra está de acordo com os padrões culturais locais, e o projeto prevê mais de 300 cinemas em funcionamento até 2030.

    A produção do país despertou há alguns anos. O Sonho de Wadjda (2012) foi a primeira submissão da Arábia Saudita ao Oscar - e o primeiro longa dirigido por uma mulher - e Barakah com Barakah (2015) foi o primeiro filme local selecionado para o Festival de Berlim.

    Ideia adquirida pela Sony num leilão milionário, Emoji: O Filme arrecadou US$ 216 milhões mundialmente, mas foi destruído pelos críticos e chegou ao sofrível 0% de aprovação no site Rotten Tomatoes.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top