Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Cinebiografia Lula, o Filho do Brasil é investigada pela Operação Lava Jato
    Por Felipe Ribeiro — 4 de jan. de 2018 às 13:48
    facebook Tweet

    Empreiteiras envolvidas em casos de corrupção são suspeitas de investir ilegalmente no financiamento do filme.

    Com orçamento de cerca de R$ 12 milhões, o filme Lula, o Filho do Brasil (2010) está sendo investigado pela Lava Jato. A operação comandada pela Polícia Federal examina o envolvimento ilícito de três empreiteiras no financiamento da cinebiografia: Odebrecht, OAS e Camargo Corrêa. Segundo o Estadão, o processo de apuração de fatos relacionado ao longa foi iniciado após uma série de emails sobre o tema terem sido encontrados no computador do empreiteiro Marcelo Odebrecht.

    A partir da troca de mensagens e do depoimento de Odebrecht foi concluído que houve pagamentos à produtora do filme de forma não oficial. "Aparentemente os pagamentos não estavam vinculados diretamente ao filme, ou seja, o nome da empresa não apareceria como uma das financiadoras do projeto. [...] Odebrecht acredita que a doação para o filme fazia parte da agenda mais geral da Odebrecht com PT/Lula, ou, por exemplo, de uma ‘conta corrente geral/relacionamento’ que Emílio [Odebrecht] poderia manter com Lula", consta a declaração do empreiteiro.

    Reprodução
    Declaração de Marcelo Odebrecht sobre a investigação.

    Em um dos email de Marcelo odebrecht, de 12 de novembro de 2008, o empreiteiro escreveu: “O italiano me perguntou sobre como anda nosso apoio ao filme de Lula, comentei nossa opinião (com a qual concorda) e disse que AA tinha acertado a mesma com o seminarista, mas adiantei que se tivermos nos comprometido com algo, seria sem aparecer o nosso nome. Parece que ele vai coordenar/apoiar a captação de recursos”.

    Outros nomes que vieram à tona na investigação foram o do ex-ministro da fazenda Antonio Palocci e do ex-ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho. Convocado para depor no dia 11 de dezembro, Palocci foi questionado sobre seu envolvimento com a produção do filme e permaneceu em silêncio, apesar de declarar que "deseja colaborar na elucidação de tais fatos". Gilberto Carvalho ainda não ofereceu seu depoimento e não respondeu à tentativa de contato do jornal paulista, assim como Lula.

    Lançado dia 1º de janeiro de 2010, Lula, o Filho do Brasil tem direção assinada por Fabio Barreto (O Quatrilho). Estrelada por Rui Ricardo Diaz, Glória Pires, Antonio PitangaMilhem Cortaz e Cleo Pires, a cinebiografia narra a história de Lula até antes do momento em que ele entra em sua fase política. A trama acompanha sua infância no sertão de pernambuco, as dificuldades da sua família, sua mudança para a cidade de São Paulo e o trabalho na indústria metalúrgica, onde iniciou as lutas trabalhistas pelo sindicato. O filme registrou público de cerca de 800 mil espectadores.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    • Polícia Federal - A Lei é Para Todos se torna o filme nacional campeão de público em 2017
    • Polícia Federal - A Lei É Para Todos tem a melhor estreia do ano entre os filmes nacionais
    • Polícia Federal: "Embora a história seja política, a gente optou por não fazer uma análise", afirma o diretor (Entrevista Exclusiva)
    • 10 filmes baseados em escândalos políticos
    • Polícia Federal: Antonio Calloni assume que o filme tem viés político (Entrevista exclusiva)
    Pela web
    Comentários
    • Lara Lannister
      Investigar todo o conteúdo que incrimina nosso atual presidente em esquemas de corrupção, ninguém quer né? Investigar a imparcialidade de juizes, ninguem quer ne?Enquanto acharmos que o Lula é o único problema do Brasil, continuaremos na lama
    • Ronaldo C.
      Lula, drão o filho da corrupçãoBreve nos cinemas
    • joana mcfly das neves
      um filme sobre o chefe do quartel sob investigação de corrupção, que surpresa, hein???????????????
    • Marcos Adriano Dams
      Tudo que envolve o Lula tem corrupção
    • Jc V.
      Será que dá pra pagar o ingresso com cartão do bolsa família?
    • Jihad
      só pra variar...
    • eder
      É impressionante VER e LER tantos comentários, tão cheios de HONRA e HONESTIDADE.Acho que o País nunca teve tanto discurso inflamado de MORALIDADE.Todavia, diretamente proporcional a serem críticos ao ex-presidente Lula, são incapazes de emitirem sua opinião EM QUEM VOTOU.Por COVARDIA, é certo.Tal como a Collor, HOJE NÃO EXISTE ELEITORES DE AÉCIO NEVES.A exposição DE SEU VOTO É O DESMASCARAR DA MORALIDADE HIPOCRÍTA. O coxinha paneleiro É INCAPAZ DE ASSUMIR SEU ERRO.Segundo esse Paneleiro, há corruptos em todos os países do mundo, mas que somente no Brasil eles são idolatrados.Mas, em todos os países do mundo há manifestações contra a corrupção, E QUE SOMENTE NO BRASIL ELAS OCORREM CONTRA UM GOVERNO, MAS NÃO SÃO NOVAMENTE CONVOCADAS CONTRA O GOVERNO SEGUINTE MESMO QUE HAJA EVIDÊNCIAS DE QUE, APESAR DA MUDANÇA DE PRESIDENTE, A CORRUPÇÃO CONTINUA.Esse é o ANALFABETO POLITICO. O “Coxinha Paneleiro”Hoje ele tenta difundir a visão ou ideia de que todos os políticos, sem exceção, são ladrões e corruptos. Mas sua ignorância não deixa perceber que ASSIM SENDO, CADA ELEITOR NO BRASIL TEM O SEU LADRÃO DE ESTIMAÇÃO. O candidato adversário é ladrão de fato, contudo isto não é importante para o candidato que ele vota ou apoia. Por que Ele é HIPOCRITA por natureza.Mas por que tanto ódio a Lula?!Assim como 2010, até hoje, não é ódio à pessoa Luiz Inácio Lula da Silva, É O QUE ELE REPRESENTA.Por que, um presidente que ja teve 89% de aprovação, só podia ter sido odiado por 11%.Desses 11%: 94% recebiam mais de 15 SM, 85% tinham NS e estranhamente, 47% tinham algum tipo de ligação com políticos.Como se vê, é UMA ELITE PRÓPRIA. A CHAMADA “CASA GRANDE”.Portando é natural na ELITE BRASILEIRA O ÓDIO DE CLASSE, O ÓDIO ELITIZADO, O ÓDIO A UM GOVERNO QUE NÃO PODERIA TER DADO CERTO. Pra essa gente, é INACEITÁVEL um nordestino, semianalfabeto, ser presidente da republica, aonde a imensa maioria destes 11%, JAMAIS CHEGARAM.
    • Matheus Almeida
      Eu não compactuo com esse tipo de pensamento, mas queria seria o primeiro a falar : '' será que esse filme vai passar em cuba ? '' . Podiam passar esse filme no Congresso aí reunia todos os deputados e senadores lá ... aí de repente junta a população para fazer uma revolução naquela desgraça com paus e pedras ... #DESCEALETRA #TACODODIALOGO
    • Gloria Anaruma
      Tudo o que envolve o Chefe de Quadrilha oficialmente sentenciado é podre e veio do sangue dos brasileiros contribuintes. Serão punidos de um jeito ou de outro.
    • Peter Spielberg
      Desconfiei desde o princípio
    Mostrar comentários
    Back to Top