Minha conta
    Festival de Cannes 2018: Cate Blanchett é anunciada como presidente do júri

    Vencedora de dois Oscars, a atriz australiana nunca foi premiada no evento.

    Steven Chee

    Está eleita a presidente! A organização do Festival de Cannes anunciou nesta manhã que Cate Blanchett irá comandar o júri da 71ª edição da mostra, que ocorrerá entre os dias 8 e 19 de maio. Apesar de ter dois Oscars na estante (Blue Jasmine e O Aviador) e um troféu de melhor atriz do Festival de Veneza (Não Estou Lá), a australiana nunca foi premiada no prestigiado evento francês.

    "Estive em Cannes em diversas funções ao longo dos anos; como atriz, produtora, na área de negócios, nas galas e na mostra competitiva, mas nunca somente pelo puro prazer de assistir a cornucópia de filmes que esse excelente festival oferece", declarou Cate em comunicado oficial, e disse ainda se sentir "honrada pelo privilégio e responsabilidade de presidir o júri".

    Blanchett assume lugar ocupado por Pedro Almodóvar em 2017 e será a 11ª mulher no poderoso cargo - a última fora Jane Campion, em 2014. O filmes estrelados pela atriz que participaram da competição pela Palma de Ouro foram Carol e Babel; e em sessões especiais fora de disputa foram exibidos Como Treinar o Seu Dragão 2, Robin HoodIndiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal e O Marido Ideal. Como Oito Mulheres e um Segredo tem estreia prevista para junho, já especula-se que a aguardada produção será exibida em primeira mão em sessão de gala na Croisette.

    A direção do Festival comentou a escolha: "Estamos encantados em receber uma artista tão rara e única, cujo talento e convicções engrandecem as telas e os palcos. Nossas conversas mantidas desde o outono indicam que ela será uma presidente comprometida, uma mulher apaixonada e uma espectadora de grande coração.".

    Em 2017 a Palma de Ouro foi para The Square - A Arte da Discórdia, que estreia hoje nos cinemas brasileiros.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top