Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Pequena Grande Vida: Indicada ao Globo de Ouro, Hong Chau diz que Hollywood não sabe lidar com os asiáticos (Entrevista exclusiva)
    Por Renato Hermsdorff — 06/01/2018 às 08:23
    facebook Tweet

    Atriz de origem vietnamita revela que amiga chegou a sugerir que ela mudasse seu nome para “Helen”.

    No novo filme de Alexander Payne (Os Descendentes), Pequena Grande Vida, a tecnologia evoluiu a tal ponto, que a ciência descobriu um meio de encolher o ser humano - sem efeitos colaterais, mas de forma irreversível - a um percentual de 0,0364% da massa e volume originais (o que resulta em uma altura média de 12 cm por pessoa).

    Mas... quem iria querer ficar pequenininho? Em tese, a proposta é a solução da lavoura (literalmente), uma vez que o consumo reduzido e a consequente drástica diminuição do lixo produzido, seria uma forma (a mais radical) de preservar o meio ambiente. Na prática, a medida significa que quem tem US$100 mil no mundo “regular” possuiria o equivalente a US$12,5 milhões no universo reduzido, ou seja, seria possível viver uma vida de luxo com “pouco”.


    Quando Paul Safranek (Matt Damon) decide embarcar na "brincadeira", ele conhece Ngoc Lan Tran (Hong Chau), uma ex-ativista vietnamita que passou pelo processo contra a vontade e hoje, manca, se encontra fazendo faxina na rica Leisure Land, depois de conseguir fugir de seu país de origem numa caixa de TV (“regular size”). “Ela é muito integrada, está na linha de frente da trama, movendo-a para frente”, diz Hong, em entrevista ao AdoroCinema, em Los Angeles, no início de dezembro do ano passado.

    E ela tem razão. Ao lado de Damon, a simpática atriz é a verdadeira protagonista de Downsizing (no original). Fato raro em Hollywood para atores “não caucasianos” - nascida nos Estados Unidos, ela é filha de pais vietnamitas. E Hong tem uma teoria sobre o porquê dessa escassez de bons papéis, que, ela espera, não acontece por "maldade": "Eles simplesmente não sabem o que fazer”.

    Para ela, que teve pequenas participações em Big Little Lies e Vício Inerente, o destaque de sua personagem em Pequena Grande Vida serve de lição. Uma forma de “se assegurar que você não está simplesmente jogando alguém no pano de fundo para dizer ‘Ei, temos um negro, um asiático, aí está sua diversidade’. Você tem que estar interessado na história deles, na perspectiva deles. Em incluí-los na história, torná-los vitais à trama”.


    Chau se recorda da boa intenção da melhor amiga, que sugeriu que ela mudasse seu nome para “Helen”, para “as pessoas não zombarem mais de mim". "Hong é o nome que a minha mãe me deu! Meus pais me deram esse nome! Não vou mudar para facilitar as coisas para você”, avisa, do alto de seus 1,55 m.

    Ainda assim, ela concorre como atriz “coadjuvante” ao Globo de Ouro, na premiação que acontece na noite deste domingo, 7 de janeiro (a lista completa você confere aqui). A relação dos indicados ainda não havia sido anunciada na época da entrevista. Mas dado o excelente trabalho de Hong Chau em Downsizing - e sabendo como a máquina de Hollywood funciona - nem chega a ser surpresa.


    Na entrevista, Hong Chau ainda revela como contribui para proteger o meio ambiente (“não é tão difícil, na verdade”) e quem encolheria (que pergunta?!) do numeroso elenco de Big Little Lies.

    Pequena Grande Vida tem previsão de estreia em 22 de fevereiro no Brasil.

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    • Bernardo Bastos Guimarães
      É difícil lidarmos com tudo que seja diferente da nossa realidade. Algumas pessoas têm mais facilidade, e interesse, no novo; outras têm muita dificuldade. É que narciso acha feio o que não é espelho, já dizia o poeta...Quando a diferença é pequena, nos acostumamos mais rapidamente, mas quando é enorme - tipo orientais, brancos, negros e índios - aí é muito difícil mesmo. Não há o que se condenar os cineastas nisso, eles são pessoas como todas as demais. Para haver um cinema tão inclusivo assim, feito em Hollywood, e com você interessado na história deles, na perspectiva deles, é preciso que diretor, produtor, atores e toda equipe técnica sejam preparados antropologicamente quanto a isso, com estudos e compreensão sobre esse outro universo. Muito difícil, porque não é o que Hollywood se pretende alcançar. Mas gostei dela! Muito simpática, sorridente, e inteligente. Vou assistir. Mas se é a atriz principal, por que concorre a coadjuvante?...
    • rafahribeiro
      quem melhor do que eles mesmos pra dizer
    Mostrar comentários
    Siga o AdoroCinema
    Trailers
    Mistério da Rua 7 Trailer Legendado
    A Casa Trailer Original
    O Poço Trailer Original
    A Viagem de Chihiro Trailer Legendado
    Mulan Trailer Legendado
    Velozes & Furiosos 9 Trailer Legendado
    Todos os últimos trailers
    Notícias de cinema Entrevistas
    Documentário sobre surfista Gabriel Medina estreia no Globoplay (Entrevista)
    NOTÍCIAS - Entrevistas
    sexta-feira, 31 de janeiro de 2020
    Um Espião Animal: Diretores da animação tiveram como inspiração Daniel Craig em 007 - Operação Skyfall (Entrevista exclusiva)
    NOTÍCIAS - Entrevistas
    sexta-feira, 24 de janeiro de 2020
    Um Espião Animal: Diretores da animação tiveram como inspiração Daniel Craig em 007 - Operação Skyfall (Entrevista exclusiva)
    Jumanji: Jack Black, Karen Gillan e Awkwafina contam o que já fizeram para se dar bem com o crush na adolescência (Entrevista Exclusiva)
    NOTÍCIAS - Entrevistas
    quinta-feira, 16 de janeiro de 2020
    Jumanji: Jack Black, Karen Gillan e Awkwafina contam o que já fizeram para se dar bem com o crush na adolescência (Entrevista Exclusiva)
    Últimas notícias de cinema Entrevistas
    Filmes da semana
    de 02/04/2020
    Você viu Carolyn Harper?
    Você viu Carolyn Harper?
    Diretor: Jennifer Reeder
    Elenco: Marika Engelhardt, Raven Whitley, Audrey Francis
    Lançamentos da semana
    Filmes mais esperados
    • Velozes & Furiosos 9
      Velozes & Furiosos 9

      de Justin Lin

      com Vin Diesel, Michelle Rodriguez

      Filme - Ação

      Trailer
    • Um Lugar Silencioso - Parte II
    • Invasão Zumbi 2: Península
    • Mulher-Maravilha 1984
    • A Ilha da Fantasia
    • A Caçada
    • King’s Man: A Origem
    • O Segredo
    • Top Gun: Maverick
    • SCOOBY! O Filme
    Filmes mais esperados
    Back to Top