Minha conta
    O Senhor dos Anéis: Emocionante discurso de Sam não estava no roteiro original de As Duas Torres

    Segundo Sean Astin, cena foi incluída em resposta aos ataques de 11 de setembro.

    Warner Bros.

    Um dos momentos mais marcantes de O Senhor dos Anéis - As Duas Torres certamente é o discurso de Samwise Gamgee (Sean Astin). No momento em que Frodo Baggins (Elijah Wood) sente o peso de ser o portador do Um Anel e ameaça entregar as pontas, Sam tenta levantar o seu espírito e continuar a jornada deles para Mordor.

    Mas você sabia que a emocionante fala — uma das cenas mais citadas de todos os filmes da franquia — não estava no roteiro original? Foi isso mesmo que você leu! A revelação foi feita pelo próprio Sean Astin, intérprete de Sam, ao Yahoo! Entertainment.

    "Essa cena não foi escrita no roteiro original", disse o ator, explicando que Peter Jackson decidiu inseri-la no filme como uma resposta direta aos ataques de 11 de setembro, que haviam ofuscado o lançamento de A Sociedade do Anel no ano anterior. Além disso, pouco antes da estreia de As Duas Torres, houve diversas petições online pedindo que o título fosse alterado, devido a sua infeliz coincidência com os ataques.

    Warner Bros.

    "Os roteiristas [Jackson, Frances WalshPhilippa Boyens e Stephen Sinclair] voltaram ao livro, encontraram esse discurso, então nós voltamos e filmamos", continuou Astin. "No meio de uma franquia de bilhões de dólares e tudo o que vem com isso, Peter Jackson conseguiu navegar nesse espaço de uma forma que era realmente sincera e significativa".

    Embora essa cena tenha sido colocada no filme por conta dos eventos de 11 de setembro, Astin sente que as palavras de Sam ainda reverberam hoje na sequência de eventos trágicos. "Chegamos a um lugar no desenvolvimento da sociedade onde as pessoas temem mais do que são corajosas, na minha opinião", diz Astin. "Violência e desastres naturais - há calamidades em todo o mundo. Sou tão agradecido de que eu seja uma parte de algo que, quando alguma dessas coisas acontecem, as pessoas podem recorrer por um algumas horas e existir em um espaço onde esse discurso se alimenta de [bravura]."

    Warner Bros.

    Relembre o discurso:

    "É como nas grandes histórias, Sr. Frodo, as que realmente importaram. Cheias de escuridão e perigo, e às vezes você não quer saber o fim. Porque como o final poderia ser feliz? Como o mundo poderia voltar ao modo como era quando tantas coisas ruins haviam acontecido? Mas no final, é apenas uma coisa passageira, essa sombra. Mesmo a escuridão deve passar. Um novo dia virá. E quando o sol brilhar, ele resplandecerá mais claro. Essas foram as histórias que ficaram com você. Elas significaram algo, mesmo que você fosse muito pequeno para entender o porquê. Mas eu acho, Sr. Frodo, que eu entendo. Eu sei agora. As pessoas nessas histórias tiveram muitas chances de voltar atrás, só que não o fizeram. Eles continuaram, porque estavam segurando em algo. [...] O bem que há neste mundo, Sr. Frodo, pelo qual vale a pena lutar."

    Vale lembrar que a Amazon Studios e a Warner Bros. estão desenvolvendo uma série de TV inspirada no universo de O Senhor dos Anéis, sobre os eventos pré-Sociedade do Anel. Enquanto isso, Sean Astin pode ser visto na segunda temporada de Stranger Things, que está disponível na Netflix.

     

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top