Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Bollywood: Denúncias de assédio sexual abalam a indústria indiana
    Por Bruno Carmelo — 15 de dez. de 2017 às 10:45
    facebook Tweet

    "O teste do sofá é um dos segredos mais conhecidos do cinema indiano".

    As denúncias de assédio sexual e abuso de poder têm tomado a indústria de cinema americana, mas os casos não se limitam a Hollywood. Enquanto figuras como Harvey WeinsteinKevin Spacey são punidas com demissões e possível fim de carreira, outros países apresentam relatos semelhantes - prova de que a cultura do estupro está longe de ser um fator local.

    No Brasil, um ator é acusado de estupro durante as filmagens de uma produção. Em Bollywood, a indústria indiana que produz o maior número de filmes por ano no mundo inteiro, as denúncias também se multiplicaram. De acordo com a reportagem do jornal The Guardian, dezenas de atrizes famosas no país tiveram a coragem de revelar episódios em que foram abusadas ou pressionadas para fazer sexo em troca de papéis.

    Swara Bhaskar (foto acima) relata a dinâmica comum aos testes de elenco. "Os produtores insinuam que existem 10.000 candidatas para o mesmo papel. E perguntam: 'O que você está disposta a fazer por ele?'". "O teste do sofá é um dos segredos mais conhecidos do cinema indiano", completa a jornalista cultural Anna MM Vetticad. 

    Tisca Chopra

    Entre as atrizes que se manifestaram estão Reena Saini e Tisca Chopra. A primeira afirma ter sido abusada sexualmente por um diretor de elenco dentro do carro dele, sofrendo ameaças de ter a carreira arruinada caso revelasse a história a alguém. A segunda explica: "Eles [os produtores] criam uma situação desconfortável e listam opções, dizendo que se uma mulher pretende ter sucesso, ela precisa fazer algumas coisas".

    A Ministra das Mulheres indiana, Maneka Gandhi, escreveu uma carta aberta a 25 dos maiores produtores do país, exigindo que "providenciem um ambiente de trabalho seguro e protegido para as mulheres". O documento fornece mecanismos para facilitar o procedimento de denúncias de assédio dentro dos grandes estúdios. 

    A Ministra Maneka Gandhi
    facebook Tweet
    Links relacionados
    • Este site revela se alguém acusado de assédio está envolvido no seu filme ou série favoritos
    • Louis C.K., acusado de assédio sexual, compra os direitos de distribuição de I Love You, Daddy de volta
    • Academia do Oscar estabelece "padrões de conduta" para seus membros
    • Ator e rapper Thogun Teixeira é acusado de estupro no set de A Volta
    • Warner demite Andrew Kreisberg, produtor de Supergirl, Arrow e The Flash acusado de assédio
    Pela web
    Comentários
    Mostrar comentários
    Back to Top