Minha conta
    Jessica Chastain fala sobre o medo que sentiu de prejudicar sua carreira por se manifestar contra Harvey Weinstein

    A atriz ficou surpresa com sua indicação ao Globo de Ouro.

    Kris Connor

    Ainda que muitos dos acusados de assédio sexual em Hollywood tenham comprado (literalmente) o silêncio de suas vítimas, estes predadores da indústria conseguiram manter suas carreiras e esconder seus crimes por causa do medo. As testemunhas que ajudaram a derrubar figuras como Kevin SpaceyLouis C.K. precisaram reunir muita coragem para ultrapassar o temor de prejudicarem suas carreiras - e com a atriz Jessica Chastain, indicada ao Globo de Ouro por A Grande Jogada, não foi diferente:

    "Para ser honesta, fiquei surpresa pela minha nomeação. Como atriz, senti muito medo de manifestar minhas opiniões ou fazer algo que desviasse das normas que as mulheres devem seguir e ser apagada da indústria. Quando o artigo sobre Harvey Weinstein foi divulgado, eu imediatamente comecei a tuitar. Tenho um grupo de amigas no WhatsApp e disse a elas, 'Estou com muito medo de estar destruindo minha carreira agora. Será que as pessoas ainda me verão como atriz sabendo que tenho essas opiniões?' E da forma que só boas amigas podem fazer, elas me ajudaram a eliminar o medo e entender que a única forma de mudar algo que está errado é tentar mudar isso, não ignorar. E esse não é um problema da indústria cinematográfica, é algo muito maior. É uma questão da sociedade. Não podemos ignorar trabalhadoras rurais ou mulheres que foram tornadas invisíveis", decretou a atriz, em entrevista ao The New York Times.

    De fato, as opiniões de Chastain - um "famoso ator", cujo nome ainda não foi revelado pela atriz, tentou barrar seus tuítes pedindo que ela "se acalmasse" -, combinadas à sua elogiada performance no filme de estreia de Aaron Sorkin (A Rede Social) na direção não só não prejudicaram sua carreira, como também elevaram seu nome na indústria. Em toda e qualquer premiação, o talento e a qualidade de um trabalho não são os únicos elementos levados em consideração no momento do anúncio dos indicados e da entrega de troféus aos vitoriosos; e no caso, a coragem manifestada pela atriz fez muito mais do que colocá-la pela quinta vez em seis anos na lista de nomeados ao Globo de Ouro - ela venceu por A Hora Mais Escura.

    Assim como as outras destemidas testemunhas, Chastain entrou para a linha de frente de Hollywood contra os predadores sexuais. Esse grande movimento de combate teve sua força ainda mais incrementada pela decisão da revista Time de eleger as "mulheres que quebraram o silêncio" como as personalidades do ano. E de acordo com a própria Chastain, este período de mudança representa o anúncio de novos tempos: "É realmente um novo mundo. Desde que nascemos, a sociedade faz com que as mulheres acreditem que são facilmente substituíveis, que precisam ser gratas por qualquer trabalho, que precisam ser gratas pelo que têm. Mas isso faz com que limitemos o conhecimento do poder que temos, especialmente quando trabalhamos juntas. É como Margaret Mead disse, 'Nuca duvide do que um pequeno grupo de cidadãos conscientes e comprometidos podem fazer'. E é isto que estamos fazendo".

    A Grande Jogada, também indicado ao Globo de Ouro de Melhor Roteiro, estreia no dia 1º de fevereiro no Brasil.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top