Minha conta
    Kevin Feige, presidente da Marvel, tem orgulho dos índices de aprovação de seus filmes no site Rotten Tomatoes

    Para o produtor, o sucesso no agregador de críticas vale mais que um prêmio.

    Rich Polk

    O impacto do Rotten Tomatoes, maior agregador de críticas do mundo, na indústria cinematográfica continua dividindo opiniões. Enquanto nomes como Martin Scorsese repudiam o sistema de avaliação do site - leia mais sobre na análise do AdoroCinema -, outros se orgulham de receber um "tomate fresco", o certificado de aprovação concedido pelo site para um longa. E um dos apoiadores do Rotten Tomatoes é Kevin Feige, o manda-chuva do Universo Cinematográfico Marvel:

    "Todos queremos as placas e os certificados do Rotten Tomatoes, não é mesmo? Nós não vamos receber muitos outros prêmios, mas nos orgulhamos muito deles [...] O Rotten Tomatoes é incrível. Eles enviam essa placa de acrílico, com o certificado do tomate fresco e o nome do filme. Nós colocamos à mostra aqui na Marvel. Nos orgulhamos disso. Existem casos onde o público e os críticos não concordam. Mas eu acho que, na maioria das vezes, eles concordam, e gosto quando as pessoas gostam de nossos filmes", disse o produtor e presidente do estúdio, em entrevista à Vanity Fair.

    O fato de que Feige utiliza os bons rendimentos dos longas do MCU no agregador de críticas como "troféus" mostra que o produtor sabe como o Rotten Tomatoes funciona. No fim das contas, para ele, não importa se Homem de Ferro - título mais bem colocado do Universo, com 94% de reações positivas - é o melhor filme de todos os tempos ou não. Para Feige, o que é valoroso perceber é que a Marvel nunca enfrentou um fracasso de bilheteria ou de crítica, algo evidenciado pelo "tomatômetro" de suas produções.

    Que os filmes da Marvel têm qualidade narrativa e estética, isso é indiscutível. Mas a avaliação de Feige com base no Rotten Tomatoes demonstra que o site pode ser utilizado justamente para medir o que se propõe a mensurar: a porcentagem de indivíduos, espectadores ou avaliadores, que aprovaram a obra em questão. E a julgar pelos rendimentos obtidos pelo MCU até agora - quase US$ 15 bilhões ao redor do mundo -, um prêmio tradicional certamente não vale tanto quanto o certificado do Rotten Tomatoes.

    A Marvel tentará dar continuidade à sua trajetória campeã com Pantera Negra, que chega aos cinemas brasileiros no dia 15 de fevereiro de 2018.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top