Meu AdoroCinema
Top 10: As maiores personalidades do cinema brasileiro em 2017
Por Redação — 09/12/2017 às 10:53
facebook Tweet G+Google

Porque o melhor do Brasil é o brasileiro.

O chavão contemporâneo diz que “o melhor do Brasil é o brasileiro”. E a lista a seguir está aí para dar aval ao clichê.

Dois mil e dezessete (até novembro) foi um ano comercialmente… ruim para o cinema nacional. De acordo com o portal Filme B, os títulos brasileiros enfrentaram uma queda de público de 36,2% em relação ao ano anterior - ao todo, 16,5 milhões de ingressos foram vendidos para as produções daqui (25,8 milhões em 2016).

Enquanto a crise econômica afasta, sobretudo, a outrora bajulada classe C, há que se relativizar: não tivemos nos últimos 11 meses um blockbuster nacional recordista atípico como foi Os Dez Mandamentos, que vendeu, oficialmente, 11,2 milhões de tíquetes (número que equilibraria a conta).

Já no campo dos festivais internacionais (que funcionam como vitrine), com o perdão do trocadilho, continuamos batendo um bolão. Se não tivemos um Aquarius competindo pela Palma de Ouro em Cannes, Gabriel e a Montanha saiu da Croisette premiado na Semana da Crítica. Já no prestigiado equivalente de Berlim, foram 12 (doze!) os títulos tupiniquins selecionados, um recorde.

Independente de números, o grupo a seguir (selecionado pelos editores do AdoroCinema) procura contemplar os profissionais - das mais variadas funções - que contribuíram especialmente no último ano para projetar o cinema nacional. Comparado com o ranking dos anos anteriores (esta é a quarta edição do “top 10”; relembre as demais na última página), um fato chama a atenção: ao mesmo tempo em que a paridade de gêneros já pode ser comemorada, a ausência de negros em posições de destaque é algo ser debatido. Para isso, 2018 está (quase) aí.

Mas, antes, boa sessão. Sem legendas.

10. Eduardo Valente

O embaixador da pátria.

O diretor e crítico foi fundamental este ano para dar visibilidade ao cinema brasileiro nos festivais nacionais e internacionais. No Brasil, o diretor do Festival de Brasília organizou uma 50ª edição rica em formas, discursos e debates, incluindo a seleção de filmes importantes como os politizados ArábiaEra uma Vez Brasília e Pendular. Na Alemanha, teve um papel essencial para que o cinema brasileiro conquistasse participação recorde no festival de Berlim, com 12 obras selecionadas, a exemplo de JoaquimComo Nossos Pais e As Duas Irenes. (Bruno Carmelo).

09. André Pellenz

O campeão de bilheteria.

Se lançar um filme no Brasil já é difícil, imagine três em um mesmo ano! André Pellenz esteve muito perto disto, mas aos 45 minutos do segundo tempo a comédia Festa da Firma foi adiada para 2018. Não importa. Se com a aventura infantil Detetives do Prédio Azul ele obteve a segunda maior bilheteria do cinema nacional em 2017, com 1,2 milhão de espectadores, a comédia Gosto Se Discute não se saiu tão bem, mas ainda assim levou 165 mil pessoas aos cinemas. Desempenho nada mal em um ano tão complicado (nas bilheterias) para o cinema brasileiro. (Francisco Russo).

08. Lucas Paraizo

O homem das palavras.

Se é de boas histórias que se faz um cinema de qualidade, nada mais pertinente do que convocar Lucas Paraizo para esta lista. Roteirista da versão para a TV de Sob Pressão, ele marcou presença nos cinemas em 2017 com os textos de duas produções de destaque do ano: Gabriel e a Montanha e Divinas Divas. Ainda: venceu o prêmio na categoria na última edição do Festival do Rio por Aos Teus Olhos - com estreia prevista para 2018, no entanto. Sem dúvida, um nome a se ficar de olho. (Renato Hermsdorff).

07. Selton Mello

O dono do tempo.

Um fato é inegável: Selton Mello trabalha. E como trabalha! Diretor de cinema bissexto, em 2017 ele voltou à função com o poético O Filme da Minha Vida - seis anos depois de O Palhaço. E dedicou a vida a divulgar a produção viajando pelo Brasil e até pelos Estados Unidos, onde o longa também foi lançado. Além de atuar no próprio filme - e com uma diária que deve durar pelo menos 36 horas -, ainda marcou presença no elenco de Lino - Uma Aventura de Sete Vidas, Soundtrack e na série Treze Dias Longe do Sol (da TV Globo, já disponível no serviço de streaming do canal). Também filmou O Mecanismo, aguardada série de José Padilha para Netflix, no qual vive o protagonista, com estreia em 2018 - ano em que deveria ministrar o workshop “como gerenciar seu tempo de forma útil”. (R.H.)

06. Larissa Manoela

A musa teen.

A ascensão de uma nova estrela do cinema nacional, mais voltada ao público jovem? Talvez. Se Larissa Manoela já havia feito sucesso como a Maria Joaquina nos dois filmes da franquia Carrossel, em 2017 ela enfim teve seu voo solo com Meus 15 Anos, onde foi protagonista absoluta - e se saiu bem, também nas bilheterias, com mais de 700 mil ingressos vendidos. A reta final de ano ainda trará um segundo desafio, agora acompanhado pela "De Pernas pro Ar" Ingrid Guimarães, em Fala Sério, Mãe! E 2018 já chega com mais um filme a caminho: A Escolha Certa, coestrelado por Maísa, ex-colega de Carrossel. (F.R.)

facebook Tweet G+Google
Links relacionados
Pela web
Comentários
Mostrar comentários
Siga o AdoroCinema
Matérias especiais recomendadas
Guia da 42ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo
NOTÍCIAS - Festivais e premiações
quarta-feira, 17 de outubro de 2018
Guia da 42ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo
Oscar 2019: Conheça os favoritos ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro
NOTÍCIAS - Festivais e premiações
domingo, 7 de outubro de 2018
Oscar 2019: Conheça os favoritos ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro
Guia do Festival de Brasília 2018
NOTÍCIAS - Festivais e premiações
sexta-feira, 14 de setembro de 2018
Guia do Festival de Brasília 2018
Os maiores sucessos e fracassos do verão americano de 2018
NOTÍCIAS - Visto na Web
sábado, 8 de setembro de 2018
Os maiores sucessos e fracassos do verão americano de 2018
Todas as Matérias especiais de cinema
Trailers
Halloween Trailer Legendado
Podres de Ricos Trailer Legendado
Fúria em Alto Mar Trailer Legendado
Meu Anjo Trailer Legendado
O Doutrinador Trailer
Aladdin Teaser Legendado
Todos os últimos trailers
Back to Top