Minha conta
    American Film Institute cria financiamento para projetos de diretoras mulheres

    Uma medida rumo à igualdade de gêneros.

    Pensa rápido: quantos filmes dirigidos por mulheres você viu nos cinemas este ano? A quantidade é provavelmente baixa. Por esta razão, um número crescente de organizações visa dar maior destaque às cineastas mulheres, ainda em esmagadora minoria em Hollywood.

    Meryl Streep tem seu programa para capacitar mulheres roteiristas, e agora o AFI (American Film Institute) recebeu uma doação de US$500 mil do patrimônio da falecida Nancy Malone, atriz da série Cidade Nua e diretora de diversos episódios de Melrose Place.

    A intenção é sustentar o fundo Nancy Malone Initiatives for Women Filmmakers, que pretende não apenas financiar projetos liderados por mulheres, mas também negociar com grandes produtoras para garantir a contratação de diretoras. Os estúdios Universal e Fox já criaram alianças com Tessa Blake, diretora da instituição e organizadora de um workshop para cineastas mulheres.

    "Este precioso presente em benefício das mulheres contadoras de histórias vai ajudar a garantir que as formas de arte americanas transmitam a igualdade para as próximas gerações", afirma Bob Gazzale, presidente da FPI.

    Em 2017, entre as 40 maiores bilheterias nos Estados Unidos até o momento, apenas uma foi dirigida por uma diretora: Mulher-Maravilha, comandada por Patty Jenkins.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    • CineMúsica 2017 celebrará a presença feminina na música e no cinema brasileiro
    • Do Que as Mulheres Gostam vai ganhar remake feminino estrelado por Taraji P. Henson
    • Denis Villeneuve defende seu retrato das mulheres em Blade Runner 2049
    Pela web
    Comentários
    Back to Top