Minha conta
    Netflix vai produzir filme em Bollywood, a Hollywood indiana

    Love Per Square Foot.

    O segundo país mais populoso do planeta é também a nação que possui a maior indústria cinematográfica do mundo. Não, nós não estamos falando dos Estados Unidos; trata-se, na verdade, da Índia, cuja Bollywood - amálgama de Bombaim, antigo nome da cidade de Mumbai, com Hollywood - ganhará uma aliada de peso no próximo ano: a Netflix (via The Hollywood Reporter).

    Através do lançamento da comédia romântica Love Per Square Foot (Amor por Pé Quadrado, em tradução livre), previsto para os primeiros meses de 2018, a gigante do streaming pretende adentrar no maior mercado produtor de filmes da Terra com força total. Além deste longa, que acompanha os passos de um casal que se casa só para conseguir comprar um apartamento em Mumbai, a Netflix também está produzindo Bard of Blood, série que será protagonizada por Shah Rukh Khan, estrela da sétima arte local.

    Nos últimos anos, a Índia chegou a produzir quase 2000 títulos - entre ficções, documentários e animações - a cada 12 meses, contando com aproximadamente 1200 filmes acima da média de produção dos Estados Unidos. Aliás, o país governado por Donald Trump também fica atrás de Nollywood, a indústria cinematográfica da Nigéria, que realiza quase 1000 produções por ano.

    Ainda que seja associada diretamente à sétima arte indiana como um todo, vale ressaltar que Bollywood foca somente na população de falantes do hindi, um dos idiomas oficiais do país. De uma forma ou de outra, a imensa população da Índia - que compreende ainda as pessoas que utilizam o inglês, dialetos mais "populares" como o Bengali, o Tâmil e o Urdu, além de inúmeras outras línguas nacionais - é um dos principais fatores que ajudaram a alavancar e a estabelecer Bollywood como a maior indústria do mundo.

    Com um vasto mercado consumidor, a abertura de salas modernas e o avanço das tecnologias - traduzido em uma maior manuseabilidade e barateamento dos meios de produção - nos últimos anos fizeram com que a Índia conseguisse fomentar a criação e distribuição de títulos de qualidade ao redor de seu imenso território. E agora, contando com o apoio da Netflix, o céu deve ser o limite para os produtores indianos.

    facebook Tweet
    Pela web
    Comentários
    Back to Top