Minha conta
    Festival Mix Brasil 2017: Dois filmes discutem a repressão aos gays durante a Segunda Guerra Mundial

    Tom of Finland e Minha Maravilhosa Berlim Ocidental.

    Por mais que os filmes de um festival de cinema tratem de assuntos muito distintos, é interessante como sempre encontram um diálogo frutífero um com o outro - mérito da curadoria, é claro. No 25º Mix Brasil, dois filmes apresentados no mesmo dia retratam o modo como homens gays foram perseguidos durante a Segunda Guerra Mundial: Minha Maravilhosa Berlim Ocidental e Tom of Finland.

    A homossexualidade é um ato político

    O documentário Minha Maravilhosa Berlim Ocidental, dirigido por Jochen Hick, relembra a época de perseguição aos alemães gays devido a uma lei nazista que permitia prender cidadãos LGBT. A criminalização só foi eliminada por completo nos anos 1990, de modo que uma série de homens relembram as dificuldades que sofreram, mas também os episódios divertidos devido às tentativas de driblar a censura e a polícia.

    O filme traz excelente material de arquivo e uma articulação rara entre a História, a política e a sociedade. Poderia apenas dar maior atenção às mulheres, praticamente excluídas do discurso.

    Leia a nossa crítica.

    A homossexualidade é um ato artístico

    Tom of Finland, representante finlandês na corrida ao Oscar 2018, efetua um retrato do desenhista Touko Laaksonen, responsável por uma série de desenhos sobre homens musculosos e vestidos em couro, em relações homossexuais.

    A biografia dirigida por Dome Karukoski busca retratar a opressão da época, quanto o artista chegou a ser preso por se relacionar com outros homens. No entanto, o filme adota um tom exagerado, com fotografia escura demais e personagens coadjuvantes que nunca se desenvolvem muito bem. Mesmo assim, serve para defender a livre expressão artística e popularizar a figura do artista gay.

    Leia a nossa crítica.

    Confira as críticas do AdoroCinema sobre os filmes do 25º Mix Brasil:

    A Filosofia na Alcova

    A Glória e a Graça

    A Moça do CalendárioAfter Louie

    Alguma Coisa Assim

    Aos Teus Olhos

    Aqueles que Fazem a Revolução Pela Metade Apenas Cavam as Suas Próprias Covas

    Berenice ProcuraCasa da Xiclet

    Corpo Elétrico

    Discreet

    Me Chame Pelo Seu Nome

    Meu Nome é JacqueMinha Maravilhosa Berlim Ocidental

    Música Para Quando as Luzes se Apagam

    Santa & Andrés

    ThelmaTom of Finland

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top