Minha conta
    "Corra! é um documentário": Equipe do filme comenta classificação de "comédia" para o Globo de Ouro

    "O tema do filme não é engraçado", diz Jordan Peele, diretor e roteirista do longa-metragem.

    Conhecido por ser uma premiação glamurosa quando se trata da presença de estrelas do cinema, mas menos criteriosa do que a realizada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, o Globo de Ouro tradicionalmente divide seus indicados por gêneros. Tanto para atores e atrizes em papeis principais quanto para longas-metragens há duas categorias, uma dedicada para comédias e musicais e outras para dramas. Mas o que acontece quando uma obra cinematográfica desafia tais conveções?

    Segundo informações da Entertainment Weekly, a Universal Pictures, distribuidora do longa, e a Blumhouse, produtora, optaram por inscrever Corra! na categoria melhor filme - comédia ou musical o Globo de Ouro.

    Com toques de sátira social, Corra! evoca os cânones do cinema de terror para tratar do racismo nos Estados Unidos através dos olhos (e do estado mental) de um jovem negro (Daniel Kaluuya) que viaja para conhecer a excêntrica e isolada família de sua namorada branca (Allison Williams).

    Jordan Peele, diretor e roteirista do projeto, teve sua primeira experiência como cineasta no bem sucedido longa-metragem. Corra! foi o primeiro filme de estreia de um diretor negro a arrecadar mais de US$ 100 milhões nas bilheterias, foi o filme de estreia de um cineasta com maior bilheteria em todos os tempos (contando apenas os filmes baseados em histórias originais) nos Estados Unidos e é o terceiro filme de terror proibido para menores de maior bilheteria na América do Norte, atrás apenas de It - A Coisa e O Exorcista.

    No Twitter, Peel comentou o fato de seu filme ter sido inscrito como "comédia" no Globo de Ouro. "Corra! é um documentário", disse, sucinto. Em entrevista para a Entertainment Weekly, o cineasta desenvolveu seus argumentos. "O problema é que este não é um filme fácil de colocar nas caixinhas de gênero", disse, completando que o material "subverte os ideais de todos os gêneros" e que inicialmente pensou na obra como um "thriller social".

    "O tema do filme não é engraçado", reagiu Peele. "Muitos amigos negros me disseram, 'Cara, este é o filme que nós queríamos há tempos e você foi lá e o fez'. Isso é algo muito podersos. A controvérsia vem de colocá-lo em uma caixa menor do que a que ele merece."

    Lil Rel Howery, que interpreta o policial Rod Williams em Corra!, também falou sobre o assunto nas redes sociais. "Isso é estranho para mim... Não há nada divertido sobre o racismo", disse. "Mas vou dizer que Jordan Peele escreveu uma obra prima que tem terror, drama, suspense e comédia... E tudo isso foi bom, então talvez ele se encaixe em um monte de categorias".

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top