Minha conta
    Star Wars - Os Últimos Jedi: 8 Teorias sobre o novo filme da saga

    A Ordem Jedi vai mesmo acabar? Luke é mau? Ele vai morrer? O que vai acontecer com Leia (Carrie Fisher)? E quem diabos são os pais de Rey?

    Lucasfilm

    A contagem regressiva para Star Wars - Os Últimos Jedi já começou! Para aumentar ainda mais a sua ansiedade, o AdoroCinema preparou uma lista de oito teorias sobre o oitavo capítulo da saga dos Skywalker.

    Sabemos que os fãs estão morrendo de curiosidade para saber se Poe (Oscar Isaac) e Finn (John Boyega) vão oficializar o casal Stormpilot, ou se Rey (Daisy Ridley) e Kylo Ren (Adam Driver) vão se apaixonar, contra as todas as expectativas. Mas deixemos a discussão dos romances (os famosos ships) da trilogia para outro dia porque existem questões mais urgentes aqui.

    Quem são os últimos Jedi? A Ordem Jedi vai mesmo acabar? Luke (Mark Hamill) é mau? Ele vai morrer? O que vai acontecer com Leia (Carrie Fisher)? E quem diabos são os pais de Rey? Essas e outras questões, vocês conferem abaixo e nas próximas páginas. Preparados? O Episódio VIII tem estreia marcada para o dia 14 de dezembro.

    08. O fim dos Jedi?

    Lucasfilm

    Já destrinchamos a questão de quem é o último jedi (ou quem são os últimos) em janeiro deste ano, quando o nome do filme foi divulgado, e mais um pouco quando o título nacional foi revelado. Porém, a dúvida continua. Mais do que saber quem é o último Jedi, nos questionamos por que os Jedi deveriam acabar, como Luke Skywalker (Mark Hamill) deixa claro no primeiro teaser revelado.

    Sabemos que no início do filme, Luke é o último Jedi, e que Rey (Daisy Ridley) está treinando com ele os ensinamentos da Ordem Jedi, apesar de algumas hesitações do mestre. É bastante possível que um dos dois de fato seja o último Jedi do título – ou ambos sejam os últimos, caso a tradução esteja certa. Isso por que:

    a) Luke vai descobrir um segredo obscuro sobre a história Jedi, jogar tudo para o alto, e decidir que não vai ensinar ninguém mais a se tornar um Jedi. Assim, com o treinamento de Luke, Rey se tornaria um novo tipo de usuária da Força.

    Lucasfilm

    b) Luke vai treinar Rey com os ensinamentos Jedi e morrer durante os eventos do filme, deixando a padawan como a última Jedi.

    07. O sabre de luz de Luke

    Lembra do sabre de luz azul de Luke? Em Guerra nas Estrelas, o rapaz recebeu de Obi-Wan Kenobi (Alec Guinness) a arma que era de seu pai, Anakin Skywalker (Hayden Christensen). Na batalha com Darth Vader em O Império Contra-ataca, Luke perde a mão e o sabre, que desaparece nas profundezas da Cidade das Nuvens. Já em O Despertar da Força, a arma reaparece, escondida no castelo de Maz Kanata (Lupita Nyong'o). Depois de passar pelas mãos de Finn (John Boyega), eventualmente o sabre vai para Rey, que o leva para Luke.

    Lucasfilm

    Agora, a pergunta que não quer calar é: como o sabre foi parar nas mãos de Maz Kanata? O que se sabe é que ela passou séculos viajando pela galáxia, coletando antiguidades e bugigangas que guardou em depósitos e cofres em seu castelo. Um desses itens foi o sabre de luz. Por ser sensitiva à Força, ela sabia que a arma pertencia a Luke. O curioso é que, apesar de conhecer Han Solo (Harrison Ford), amigo e cunhado de Skywalker, nunca mencionara esse fato para ele.

    Lucasfilm

    Outra questão que se levanta é que, quando perdeu sua arma, Luke construiu o sabre de luz verde, visto em O Retorno de Jedi. De acordo com as prévias de Os Últimos Jedi e um produto temático divulgado, o personagem de Mark Hamill vai empunhar o sabre azul, assim como Rey, em seu treinamento Jedi. E onde estaria o sabre verde? Foi perdido quando Luke fugiu, envergonhado pela traição de Kylo Ren (Adam Driver)? Ou o Jedi se livrou da arma propositalmente por algum motivo?

    06. Luke é o real vilão?

    Uma das grandes teorias do filme sugere que o Lado Sombrio da Força teria ganho mais um seguidor. No caso, Luke Skywalker.

    Lucasfilm

    Mark Hamill já revelou que queria que acontecesse com seu personagem há muito tempo. E há um precedente dos atores de Star Wars ganharem o que querem da saga, como Harrison Ford, que pediu que Han Solo fosse morto em O Retorno de Jedi. E olha só, realmente aconteceu, só que em O Despertar da Força.

    Hamill tem dito em entrevistas que discorda com o destino que o diretor Rian Johnson deu para seu personagem. Que melhor forma de despistar a informação de que Luke virou mau – algo que ele queria – do que mostrar que estaria descontente com o desfecho dele?

    Além disso, muita coisa do que já foi divulgado dá a entender que Luke agora é mau. Especialmente o primeiro cartaz oficial. Na imagem, Luke e Kylo Ren estão conectados, representados em um vermelho característico dos Sith e fazendo referência a Darth Vader no cartaz de Guerra nas Estrelas original.

    Lucasfilm

    Isso nos leva ao fato de que Luke pode ser um "Grey Jedi". E o que seria isso? Pense bem. Há Luz e Escuridão, certo? Se o Jedi escolher o lado da luz, deve renegar toda e qualquer emoção e não confiar no medo. Se escolher o lado sombrio, tem a tendência de se tornar um megalomaníaco sociopata. Deve haver um meio termo, concorda? Esse é o Grey Jedi, um conceito explorado no Universo Expandido de Star Wars que diz que um Jedi pode andar entre a Luz e a Escuridão, trazendo um balanço para a Força. Esse fato reforçaria a teoria de Luke vai acabar com a Ordem Jedi tradicional.

    Ainda há a possibilidade de que Rey se torne a Grey Jedi, encontrando sua própria maneira além dos ensinamentos passados por seu mestre. Alguns fãs ainda especulam que a moça fique desapontada com Luke e se torne para o Lado Sombrio, se aliando a Kylo Ren.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top