Meu AdoroCinema
Star Wars - Os Últimos Jedi: 8 Teorias sobre o novo filme da saga
Por Vitória Pratini — 03/12/2017 às 08:57
facebook Tweet G+Google

A Ordem Jedi vai mesmo acabar? Luke é mau? Ele vai morrer? O que vai acontecer com Leia (Carrie Fisher)? E quem diabos são os pais de Rey?

Lucasfilm

A contagem regressiva para Star Wars - Os Últimos Jedi já começou! Para aumentar ainda mais a sua ansiedade, o AdoroCinema preparou uma lista de oito teorias sobre o oitavo capítulo da saga dos Skywalker.

Sabemos que os fãs estão morrendo de curiosidade para saber se Poe (Oscar Isaac) e Finn (John Boyega) vão oficializar o casal Stormpilot, ou se Rey (Daisy Ridley) e Kylo Ren (Adam Driver) vão se apaixonar, contra as todas as expectativas. Mas deixemos a discussão dos romances (os famosos ships) da trilogia para outro dia porque existem questões mais urgentes aqui.

Quem são os últimos Jedi? A Ordem Jedi vai mesmo acabar? Luke (Mark Hamill) é mau? Ele vai morrer? O que vai acontecer com Leia (Carrie Fisher)? E quem diabos são os pais de Rey? Essas e outras questões, vocês conferem abaixo e nas próximas páginas. Preparados? O Episódio VIII tem estreia marcada para o dia 14 de dezembro.

08. O fim dos Jedi?

Lucasfilm

Já destrinchamos a questão de quem é o último jedi (ou quem são os últimos) em janeiro deste ano, quando o nome do filme foi divulgado, e mais um pouco quando o título nacional foi revelado. Porém, a dúvida continua. Mais do que saber quem é o último Jedi, nos questionamos por que os Jedi deveriam acabar, como Luke Skywalker (Mark Hamill) deixa claro no primeiro teaser revelado.

Luke Skywalker é o último Jedi? O que o título do novo Star Wars, 'The Last Jedi', pode significar?


Sabemos que no início do filme, Luke é o último Jedi, e que Rey (Daisy Ridley) está treinando com ele os ensinamentos da Ordem Jedi, apesar de algumas hesitações do mestre. É bastante possível que um dos dois de fato seja o último Jedi do título – ou ambos sejam os últimos, caso a tradução esteja certa. Isso por que:

a) Luke vai descobrir um segredo obscuro sobre a história Jedi, jogar tudo para o alto, e decidir que não vai ensinar ninguém mais a se tornar um Jedi. Assim, com o treinamento de Luke, Rey se tornaria um novo tipo de usuária da Força.

Lucasfilm

b) Luke vai treinar Rey com os ensinamentos Jedi e morrer durante os eventos do filme, deixando a padawan como a última Jedi.

07. O sabre de luz de Luke

Lembra do sabre de luz azul de Luke? Em Guerra nas Estrelas, o rapaz recebeu de Obi-Wan Kenobi (Alec Guinness) a arma que era de seu pai, Anakin Skywalker (Hayden Christensen). Na batalha com Darth Vader em O Império Contra-ataca, Luke perde a mão e o sabre, que desaparece nas profundezas da Cidade das Nuvens. Já em O Despertar da Força, a arma reaparece, escondida no castelo de Maz Kanata (Lupita Nyong'o). Depois de passar pelas mãos de Finn (John Boyega), eventualmente o sabre vai para Rey, que o leva para Luke.

Lucasfilm

Agora, a pergunta que não quer calar é: como o sabre foi parar nas mãos de Maz Kanata? O que se sabe é que ela passou séculos viajando pela galáxia, coletando antiguidades e bugigangas que guardou em depósitos e cofres em seu castelo. Um desses itens foi o sabre de luz. Por ser sensitiva à Força, ela sabia que a arma pertencia a Luke. O curioso é que, apesar de conhecer Han Solo (Harrison Ford), amigo e cunhado de Skywalker, nunca mencionara esse fato para ele.

Lucasfilm

Outra questão que se levanta é que, quando perdeu sua arma, Luke construiu o sabre de luz verde, visto em O Retorno de Jedi. De acordo com as prévias de Os Últimos Jedi e um produto temático divulgado, o personagem de Mark Hamill vai empunhar o sabre azul, assim como Rey, em seu treinamento Jedi. E onde estaria o sabre verde? Foi perdido quando Luke fugiu, envergonhado pela traição de Kylo Ren (Adam Driver)? Ou o Jedi se livrou da arma propositalmente por algum motivo?

06. Luke é o real vilão?

Uma das grandes teorias do filme sugere que o Lado Sombrio da Força teria ganho mais um seguidor. No caso, Luke Skywalker.

Lucasfilm

Mark Hamill já revelou que queria que acontecesse com seu personagem há muito tempo. E há um precedente dos atores de Star Wars ganharem o que querem da saga, como Harrison Ford, que pediu que Han Solo fosse morto em O Retorno de Jedi. E olha só, realmente aconteceu, só que em O Despertar da Força.

Hamill tem dito em entrevistas que discorda com o destino que o diretor Rian Johnson deu para seu personagem. Que melhor forma de despistar a informação de que Luke virou mau – algo que ele queria – do que mostrar que estaria descontente com o desfecho dele?

Além disso, muita coisa do que já foi divulgado dá a entender que Luke agora é mau. Especialmente o primeiro cartaz oficial. Na imagem, Luke e Kylo Ren estão conectados, representados em um vermelho característico dos Sith e fazendo referência a Darth Vader no cartaz de Guerra nas Estrelas original.

Lucasfilm

Isso nos leva ao fato de que Luke pode ser um "Grey Jedi". E o que seria isso? Pense bem. Há Luz e Escuridão, certo? Se o Jedi escolher o lado da luz, deve renegar toda e qualquer emoção e não confiar no medo. Se escolher o lado sombrio, tem a tendência de se tornar um megalomaníaco sociopata. Deve haver um meio termo, concorda? Esse é o Grey Jedi, um conceito explorado no Universo Expandido de Star Wars que diz que um Jedi pode andar entre a Luz e a Escuridão, trazendo um balanço para a Força. Esse fato reforçaria a teoria de Luke vai acabar com a Ordem Jedi tradicional.

Ainda há a possibilidade de que Rey se torne a Grey Jedi, encontrando sua própria maneira além dos ensinamentos passados por seu mestre. Alguns fãs ainda especulam que a moça fique desapontada com Luke e se torne para o Lado Sombrio, se aliando a Kylo Ren.

facebook Tweet G+Google
Pela web
Comentários
Mostrar comentários
Siga o AdoroCinema
Matérias especiais recomendadas
Na saúde, na doença e até no crime: conheça 18 casais poderosos do cinema
NOTÍCIAS - Lançamentos
domingo, 8 de julho de 2018
Na saúde, na doença e até no crime: conheça 18 casais poderosos do cinema
Os melhores filmes de 2018 (até agora!) segundo o AdoroCinema
NOTÍCIAS - Lançamentos
sábado, 7 de julho de 2018
Os melhores filmes de 2018 (até agora!) segundo o AdoroCinema
O amor está no ar: 25 grandes canções românticas da história do cinema
NOTÍCIAS - Visto na Web
domingo, 17 de junho de 2018
O amor está no ar: 25 grandes canções românticas da história do cinema
Tríplice coroa de atuação! Conheça os atores que conquistaram Oscar, Emmy e Tony
NOTÍCIAS - Festivais e premiações
domingo, 17 de junho de 2018
Tríplice coroa de atuação! Conheça os atores que conquistaram Oscar, Emmy e Tony
Todas as Matérias especiais de cinema
Trailers
Uma Quase Dupla Trailer
O Orgulho Trailer Legendado
Ilha dos Cachorros Trailer Legendado
Bergman - 100 Anos Trailer Legendado
Tio Drew Trailer (1) Legendado
A Freira Trailer Legendado
Todos os últimos trailers
Back to Top