Minha conta
    Petição pede para Casey Affleck não apresentar próximo Oscar de melhor atriz

    Ator foi acusado de assédio sexual por duas mulheres durante a produção do filme Eu Ainda Estou Aqui (2010).

    Frazer Harrison/Getty Images

    A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas tradicionalmente convida os vencedores dos prêmios de atuação para anunciar ganhadores nestas categorias no ano seguinte. Mas na Hollywood pós-Harvey Weinstein imaginar Casey Affleck entregando a estatueta dourada para a vencedora do prêmio de melhor atriz em 2018 é um ideia incômoda.

    Duas plataformas de petições online estão com campanhas de abaixo assinado virtual que pedem que Affleck seja impedido de entregar o prêmio no ano que vem por conta das acusações de assédio sexual contra o ator, que venceu o prêmio da Academia neste ano por sua atuação em Manchester à Beira Mar.

    "A Academia precisa tomar uma posição de verdade e parar de celebrar homens que abusam de mulheres. Isso pode começar deixando Casey Affleck fora do palco", diz o texto da petição publicada no The Petition Site.

    Parece que as petições surtiram algum efeito. Durante um evento organizado pela revista Variety, a co-editora-chefe do veículo de imprensa, Claudia Eller, perguntou para Dawn Hudson, CEO da Academia, se a organização estava levando em conta as petições contra o ator. "Sim, nós estamos", disse Hudson, segundo informações do site Pop Sugar. "Nós estamos pensando nisso tudo."

    O caso

    Duas mulheres que trabalharam com Affleck no falso documentário Eu Ainda Estou Aqui, estrelado por Joaquin Phoenix, afirmaram que sofreram assédio sexual do irmão de Ben Affleck.

    A produtora Amanda White alegou ter sido assediada e constrangida durante o desenvolvimento do projeto e relatou que Casey a agarrou pelo braço após ela negar uma de suas investidas sexuais. Ela conta ainda que Affleck teria incentivado outro homem a tirar a roupa em sua frente e a trancado fora de seu quarto. Magdalena Górka, diretora de fotografia, disse ter sido frequentemente assediada pelo ator. Ela relata ter sido acordada pelas "carícias" de Affleck durante uma madrugada, quando o ator teria deitado ao seu lado sem seu consentimento vestindo apenas uma camiseta e cueca.

    Por conta de um acordo judicial entre as partes envolvidas, as mulheres não podem falar no assunto. Quanto a controvérsia voltou à tona, Affleck se pronunciou. "Eu acredito que qualquer tipo de maus-tratos a qualquer pessoa por qualquer motivo seja inaceitável e abominável e que todos merecem ser tratados com respeito no local de trabalho e em qualquer outro lugar. Não há nada que eu possa fazer sobre isso, a não ser viver minha vida da forma que eu sei que a vivo e falar sobre meus próprios valores e como eu tento viver de acordo com eles o tempo todo."

    Ao entregar o prêmio de melhor ator para Affleck, a atriz Brie Larson se recusou a aplaudi-lo. A vencedora do Oscar por O Quarto de Jack deu uma explicação sucinta para sua falta de entusiasmo. "Acho que qualquer coisa que eu tenha feito no palco já falou por si só. Eu já disse tudo o que tinha a dizer a respeito deste assunto."

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top