Minha conta
    Janela de Cinema 2017: Os alienígenas de Steven Spielberg e os monstros brasileiros de As Boas Maneiras

    O cinema de gênero foi destaque no Recife.

    Domingo, 5 de novembro, foi o dia de prestigiar no X Janela Internacional de Cinema do Recife formas bem diversas de cinema de gênero, desde o clássico Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977), de Steven Spielberg, até o filme nacional As Boas Maneiras, de Juliana Rojas e Marco Dutra, que continua sua trajetória premiada por festivais. 

    Extraterrestres

    Contatos Imediatos do Terceiro Grau trouxe a sessão mais cheia até agora no Cinema São Luiz. Este foi um momento de afetos: o diretor do Janela, Kleber Mendonça Filho, relembrou a importância do filme para a história do cinema e convidou um amigo a dar o testemunho sobre o impacto da obra em sua formação cinéfila.

    A cópia em 4K garantiu uma excelente sessão, com qualidade impressionante de som e imagem. Esta foi a oportunidade de ver ou rever um dos principais clássicos da ficção científica, além de ser um dos precursores dos blockbusters e inovador em termos de efeitos especiais.

    Leia a nossa crítica

    Lobisomens

    Em registro bastante diferente, o brasileiro As Boas Maneiras explora a combinação peculiar de comédia, terror e musical que se tornou marca registrada de Rojas e Dutra. A interação entre uma mulher grávida e solitária (Marjorie Estiano, em ótima atuação) e a mulher contratada para cuidar do bebê (Isabel Zuaa) está repleta de sugestões potentes, muito bem construídas pela trilha, montagem e diálogos.

    Na segunda metade da trama, a história muda radicalmente: entram em cena novos protagonistas, um novo tom, e os elementos sugeridos tornam-se explícitos. Talvez a obra perca um pouco de sua força neste segmento, mas ainda resulta em uma visão ousada e arriscada de cinema.

    Leia a nossa crítica.

    Confira as críticas do AdoroCinema sobre os filmes do X Janela:

    120 Batimentos Por Minuto

    A Moça do Calendário

    A Trama

    Açúcar

    Arábia

    As Boas Maneiras

    BaronesaBush Mama

    Contatos Imediatos do Terceiro Grau

    Era Uma Vez Brasília

    Filhas do Pó

    Gabriel e a MontanhaGarota Negra

    Invisível

    Me Chame Pelo Seu Nome

    O Animal Cordial

    O Nó do Diabo

    Pela Janela

    Zama

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top