Minha conta
    Janela de Cinema 2017: Conheça Filhas do Pó, primeiro filme de uma cineasta negra distribuído nos Estados Unidos

    Mulheres negras entre a tradição e a modernidade.

    O X Janela Internacional de Cinema do Recife exibiu filmes de grande porte em seu primeiro dia, como Zama, produção histórica dirigida por Lucrecia Martel, e o belo romance Me Chame Pelo Seu Nome, multipremiado em festivais e possível concorrente ao Oscar.

    No entanto, além dessas produções, o cinema São Luiz recebeu um filme esquecido pela maioria do público: Filhas do Pó, de Julie Dash. Trata-se da primeira produção de uma cineasta negra a receber distribuição comercial em seu próprio país.

    Em 1991, este drama sobre mulheres negras vivendo na ilha de Ibo Landing, perto da Geórgia, passou despercebido nos cinemas. Mais tarde, foi resgatado e incluído nos arquivos da Biblioteca do Congresso Nacional norte-americano. A história homenageia a cultura africana e a força das mulheres que lutam para mantê-la viva.

    As cores amarelas e a trilha sonora com harpas e tambores criam uma atmosfera particular, que inclusive "foi referência para vídeos contemporâneos como 'Lemonade', da Beyoncé", lembrou o curador do X Janela. Leia a nossa crítica. Filhas do Pó faz parte do catálogo da Netflix.

    Após um história sobre o empoderamento de mulheres negras, um romance respeitoso entre dois homens e uma produção histórica questionando os homens no poder, o festival comprova seu recorte politizado e progressista.

    O sábado traz títulos aguardados como A Trama, de Laurent Cantet, e Gabriel e a Montanha, de Fellipe Barbosa, além de dois clássicos sobre a representação das mulheres negras: Bush Mama e Garota Negra.  

    Leia as nossas críticas sobre os filmes do X Janela:

    120 Batimentos Por Minuto

    A Moça do Calendário

    A Trama

    Açúcar

    Arábia

    As Boas Maneiras

    Baronesa

    Era Uma Vez Brasília

    Filhas do Pó

    Gabriel e a Montanha

    Invisível

    Me Chame Pelo Seu Nome

    O Animal Cordial

    O Nó do Diabo

    Pela Janela

    Zama

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top