Minha conta
    Akira: Taika Waititi afirma que não vai embranquecer os personagens se for contratado para dirigir o live-action

    O realizador de Thor: Ragnarok confirmou que recebeu um convite para comandar a adaptação do anime.

    Em alta por causa do vindouro Thor: Ragnarok, o cineasta Taika Waititi já está de olho em seus próximos projetos. Cotado para assumir a direção da adaptação live-action do clássico cult Akira, o realizador neozelandês afirmou, em entrevista ao IGN, que não vai embranquecer os personagens se for contratado:

    "Eu adoro o filme, mas não faria uma refilmagem. Eu faria uma adaptação direta dos mangás. Sim, existem conversas [sobre Waititi assumir a direção] De fato, eu escolheria adolescentes asiáticos e desconhecidos. Algo como talentos ainda não descobertos, talentos ainda não encontrados. Eu provavelmente me manteria mais próximo dos mangás", afirmou Waititi.

    A questão do embranquecimento de personagens é uma problemática muito antiga em Hollywood, datando desde os primórdios da sétima arte, cuja crítica vem se tornando cada vez mais importante atualmente. Casos famosos incluem a ocasião em que Charlton Heston interpretou um xerife mexicano em A Marca da Maldade e, evidentemente, as situações mais recentes de Scarlett JohanssonTilda Swinton na pele de personagens asiáticas em A Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell e Doutor Estranho, respectivamente. Uma das últimas versões não produzidas de Akira, inclusive, seria estrelada por nomes como Kristen StewartDane DeHaan e Garrett Hedlund.

    O que acontece é que, hoje em dia, a indústria não tem encontrado mais o passe livre que encontrava anteriormente. Assim, ainda que Hollywood continue tendendo a descartar outras etnias em favor de atores e atrizes caucasianos, as vozes contrárias à iniciativa industrial são cada vez mais fortes, como o posicionamento de Waititi — conhecido por trabalhar com profissionais aborígenes em suas produções — bem demonstra. Recentemente, por exemplo, o britânico Ed Skrein decidiu sair de Hellboy por conta própria porque interpretaria um personagem originalmente asiático; hoje, o papel de Ben Daimio é do sul-coreano Daniel Dae Kim.

    Como ainda não há nada confirmado quanto à presença de Waititi ou não em Akira, nos resta aguardar pelo seu próximo trabalho nas telonas. E o retorno está próximo: no dia 26 de outubro, Thor: Ragnarok chega às salas de cinema do Brasil.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    • Akira: Adaptação live-action pode ser comandada por Taika Waititi, diretor de Thor - Ragnarok
    Comentários
    Back to Top